Nós, escritores, temos o hábito de ler bastante (algo óbvio de se dizer, confesso). Mas qual tipo de leitura é indicada para melhorarmos a nossa técnica e ter mais insghts e inspirações? Certamente, esses livros não fazem parte da rotina de todos os escritores. E foi pensando nesta parcela artística que selecionei uma lista curta, porém objetiva, de
4 livros indispensáveis para todo escritor ler.
Curioso(a)? Então, boa leitura!
Sobre a Escrita é um dos poucos livros não ficcionais da grande biblioteca de King. É uma obra premiadíssima, sendo classificado pela TIME como um dos
100 melhores livros de não ficção de todos os tempos. Além disso, venceu os prêmios
Bram Stoker e
Locus na categoria Melhor Não Ficção.
O livro se divide basicamente em duas partes. A primeira, intitulada
Currículo, é uma autobiografia do autor. King descreve da sua infância até o lançamento do seu primeiro romance,
Carrie, a Estranha. Já na segunda parte, o autor fala sobre a escrita e o impacto na sua vida, além de hábitos e técnicas de escrita.
A vida secreta dos escritores, Gillaumo Musso
Este é um livro que não pretende de ensinar técnicas ou boas práticas de escrita. Pelo contrário. É um romance de suspense policial que gira em torno de um assassinato em um pequeno vilarejo na França. Os dois protagonistas são Raphael Bataille, um jovem aspirante a escritor e o seu maior ídolo, o renomado escritor Nathan Fawles.
Em 1999, após publicar romances cultuados pelo público e crítica, Fawles anuncia que vai abandonar a carreira literária e a vida pública, escolhendo Beaumont, um vilarejo pacato na França. Duas décadas depois, Raphael desembarca na ilha para descobrir o paradeiro de Nathan Fawles. Porém, a jornalista Mathilde Monney também está a procura do escritor, mas para
desvendar todos os mistérios que rondam a vida dele.
Para ler como um escritor, Francine Prose
É possível ensinar um escritor como que ele deve fazer o seu próprio ofício? Bom, é isso que a escritora e crítica literária, Francine Prose defende. Suas inspirações Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa em busca do segredo do escrever bem.
O livro de Prose divide opiniões, principalmente entre leitores/escritores brasileiros. Além da leitura arrastada, o livro é focado no mercado editorial americano, que por muitas vezes não se aplica ao nosso mercado. Mas, para isso, a versão brasileira conta com o nosso tempero.
Italo Moriconi faz alguns acréscimos à edição, que analisa a obra de mestres como
Carlos Drummond de Andrade,
Machado de Assis e
Graciliano Ramos.
Truques da escrita, Howard S. Becker
O autor mesmo diz:
"a leitura deste livro não resolverá todos os seus problemas de redação. dificilmente resolverá algum. Nenhum livro, nenhum autor, nenhum especialista - ninguém pode resolver seus problemas. Os problemas são seus. Você é que tem de se livrar deles".
Entendendo esta premissa, certamente você aproveitará bastante da leitura de
Truques da Escrita um clássico que oferece dicas e orientações para você vencer barreiras, pressões, vícios acadêmicos e, enfim simplesmente escrever e terminar suas obras.
O que achou da lista? Me conte nos comentários. Te vejo no próximo texto! Até!