Juliano Loureiro • 11 de novembro de 2020

Compartilhe este artigo:

Você já parou para apreciar as obras de Gabriel García Márquez? O autor nasceu na Colômbia, mas especificamente na cidade de Aracataca, no dia 6 de março de 1927. O seu currículo de ofícios é grande, tendo atuado como jornalista, ativista político, e, claro, escritor.


Muito da sua infância repercutiu na apresentação das suas histórias, como a morta da sua avó que aconteceu quando
Gabo, apelido do Gabriel, tinha apenas 8 anos de idade. Esse espelhamento é possível ser percebido no livro “100 anos de solidão”, que é aclamado mundialmente.


Durante toda a sua carreira
juntou vários prêmios como escritor (se tornando o mais famosos do seu país de origem) e também como jornalista, sua função inicial. Nos anos de profissão tornou-se famoso por reportar casos de repercussão nacional, tanto na Colômbia quanto no México.


Por isso, é preciso celebrar esse escritor tão genial. Neste artigo, entenda mais a importância de Gabriel García Márquez e quais são as suas principais obras - que estão eternizadas. Sem mais delongas, continue a leitura:

Por que Gabriel García Márquez é tão importante?

gabriel-garcia-marques

Gabriel García Márquez é um dos maiores autores da América Latina e também do mundo. As suas obras eram reconhecidas por ter um “realismo fantástico”. Por mais que boa parte fosse ficção, era possível criar cenas pelo modo como as narrativas eram construídas.


Além disso, todos os livros estão
interligados ao momento político da América Latina em seu ano de lançamento, como é o caso de “Relato de náufrago”, que descreve a perseguição à imprensa por parte da censura.


O seu prestígio é percebido pela inúmera quantidade de prêmios.
Para se ter uma ideia, Gabriel Foi laureado com o Prêmio Internacional Neustadt de Literatura em 1972, e o Nobel de Literatura de 1982 pelo conjunto de sua obra que, entre outros livros, inclui o aclamado “100 Anos de Solidão”.


Hoje, é a referência maior do que ficou conhecido como
realismo mágico na literatura latino-americana.

Quais foram as suas principais obras?

Confira abaixo quais obras de Gabriel García Márquez estão eternizadas e já as coloque na sua lista de leitura:

1 - Cem anos de solidão (1967)

cem-anos-de-solidao

“100 anos de solidão” é, com toda a certeza, a obra mais importante da carreira de Gabriel García Marquez


Em um dos maiores clássicos da literatura, o prestigiado autor narra a incrível e triste história dos Buendía - a estirpe de solitários para a qual não será dada “uma segunda oportunidade sobre a terra” e
apresenta o maravilhoso universo da fictícia Macondo, onde se passa o romance. 


É lá que acompanhamos diversas gerações dessa família, assim como a ascensão e a queda do vilarejo. Para além dos artifícios técnicos e das influências literárias que transbordam do livro, ainda vemos em suas páginas o que por muitos é considerado
uma autêntica enciclopédia do imaginário.


Em nenhum outro livro Gabriel empenhou-se tanto para alcançar o tom com que sua avó materna lhe contava os episódios mais fantásticos sem alterar um só traço do rosto. Nos dias de hoje, já foram vendidos cerca de 50 milhões de exemplares ao longo dos 35 idiomas em que foram traduzidos.

2 - Relato de um Náufrago (1955)

relato-de-naufrago

Em 28 de fevereiro de 1955, oito tripulantes do destróier Caldas, da Marinha da Colômbia, caíram na água e desapareceram durante uma tormenta no Mar do Caribe. 


Apenas um deles sobreviveu, Luís Alexandre Velasco, que, após passar dez dias à deriva, sem comer nem beber, foi encontrado semimorto numa praia deserta do norte da Colômbia. Praticamente seqüestrado pelas autoridades e colocado em um hospital naval, só lhe foi permitido falar nesse tempo a jornalistas do regime, e apenas um da oposição, disfarçado de médico, conseguiu entrevistá-lo. 


A Colômbia inteira vivia, então, sob a ditadura folclórica de Gustavo Rojas Pinilla
, e Velasco foi transformado em um herói nacional, fazendo discursos patrióticos no rádio e na televisão.


A revelação do que realmente acontecera converteu-se imediatamente em denúncia política. O país foi tomado de grande alvoroço, que roubou do náufrago a sua glória e rendeu ao repórter o exílio.

3 - Notícia de um sequestro (1996)

noticia-de-um-sequestro

Abordando um tema explosivo, Garcia Márquez fez uma pesquisa minuciosa antes de escrever este livro. Colheu depoimentos de dezenas de pessoas envolvidas no drama de sequestros ocorridos na Colômbia em 1990, inclusive um deles ocorrido com uma amiga próxima. 


Mesclando histórias reais com ficção, o livro tem, especificamente a guerra do tráfico de drogas.

4 - Memória de minhas putas tristes (2004)

memorias-de-minhas-putas-tristes

“Memória de minhas putas tristes” foi o último livro em vida de Gabriel a ter uma grande repercussão. 


A obra desfia as lembranças de vida desse inesquecível e solitário personagem em mais um vigoroso livro de Gabriel García Márquez. O leitor acompanha as aventuras sexuais deste senhor, narrador dessas memórias, que vai viver cerca de cem anos de solidão embotado e embrutecido, escrevendo crônicas.


Acima de tudo, perambulando de bordel em bordel, dormindo com mulheres descartáveis, até chegar, enfim, a esta inesperada e surpreendente história de amor.


Gabriel não contava apenas histórias soltas. Em todos os livros, é possível perceber as dores e alegrias do povo latino, que sempre teve uma trajetória marcada por perdas. A sua morte ocorreu no dia 17 de abril de 2014, na Cidade do México. Na época, o escritor estava com 87 anos


Como
o canal da ABC reportou na época: “Mil anos de solidão e tristeza pela morte do maior colombiano de todos os tempos!” 


Gostou de saber um pouco mais sobre a vida, história e legado de Gabriel Garcia Marquez?
Cadastre-se na newsletter BINGO para receber ainda mais conteúdos sobre literatura!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

preludio-na-literatura-o-que-e-e-como-criar-um-para-sua-historia
Por Juliano Loureiro 21 de novembro de 2024
No mundo literário, o prelúdio é mais do que uma introdução; é uma ferramenta poderosa para ambientar, engajar e até mesmo surpreender. Neste artigo, vamos explorar o conceito de prelúdio, suas aplicações na literatura e como você, escritor, pode criar um prelúdio inesquecível para sua história. Boa leitura!
diferencas-entre-revisao-e-preparacao-textual-tudo-o-que-voce-precisa-saber
Por Juliano Loureiro 14 de novembro de 2024
Neste post, vamos explorar em detalhes entre revisão e preparação textual, mostrar as principais diferenças e por que elas são essenciais para escritores e leitores.
chapeuzinho-vermelho-conhela-a-historia-original-dos-irmaos-grimm
Por Juliano Loureiro 7 de novembro de 2024
"Chapeuzinho Vermelho" é uma das histórias mais conhecidas e contadas ao redor do mundo, passando de geração em geração com adaptações em diversos formatos. Sua origem remonta a uma versão específica publicada pelos Irmãos Grimm em 1857, embora suas raízes sejam ainda mais antigas.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: