Você já ouviu falar no termo
ressaca literária? Na prática, pode ser definido como um fenômeno que acomete os leitores que devoram muitos livros sem nenhuma pausa chegando a ficar saturado de tanto ler. Você já passou por esse problema?
O que ocorre é que, ao consumir muita informação literária,
nós ficamos presos no mundo de um determinado livro, que nos impede de seguir adiante. Como resultado, mesmo quando começamos a ler uma nova obra, a observamos pela ótica do universo anterior, o que pode atrapalhar no entendimento da
narrativa.
Esse fenômeno acomete aqueles leitores ácidos, que levam a prática muito a sério. Quer um exemplo?
Você já leu um
livro de romance e começou a levar a história para a sua vida pessoal? Inclusive comparando os acontecimentos da sua vida à narrativa do livro? Se a resposta for positiva, fica difícil desvencilhar da obra, correto?
O mais recomendado, nesse caso, é
começar esse verdadeiro detox por leituras mais leves. Pensando nisso,
eu separei neste artigo 7 obras que podem auxiliar você nessa jornada. Sem mais delongas, confira abaixo:
1 - Will e Will: um nome, um destino
Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome e a dor do coração partido. Um Will é amigo do mais expansivo gay de sua escola.
O outro precisa explicar à própria mãe sua orientação sexual. Até que Tiny, o melhor amigo gay do primeiro Will, acaba se tornando o possível amor do outro Will. Apesar das origens completamente diferentes, esses inesperados encontros fazem com que os meninos de mesmo nome estejam prestes a embarcar juntos em uma aventura de épicas proporções.
O romance se destacou por ser o primeiro livro com personagens gays protagonistas a figurar na lista do New York Times.
2 - O presente do meu grande amor: doze histórias de amor
Nas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa que você comemore o Natal, o ano-novo, o Chanucá ou o solstício de inverno.
Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve — presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite —, vai se apaixonar por O presente do meu grande amor .
Com o Natal chegando, pode ser a pedida perfeita para a sua ressaca literária acabar de vez.
3 - 36 perguntas que mudaram o que sinto por você
Hildy e Paul têm as próprias razões para participar de um estudo do departamento de psicologia da universidade local que tem o intuito de facilitar uma proximidade pessoal e, talvez, resultar em um relacionamento.
O experimento consiste em 36 perguntas, algumas inofensivas, como “Quando foi a última vez que cantou sozinho?”; outras nem tanto, como “Qual sua mais terrível memória?” As questões ajudam os dois a desnudar para o outro — e para si mesmos — sentimentos muitas vezes reprimidos.
Hildy e Paul chegam ao fim do questionário entre risos e lágrimas, e baiacus voadores! Mas a pergunta mais importante permanece: eles se apaixonaram?
4 - Anna e o beijo francês
Anna Oliphant não está nada entusiasmada com a ideia de se mudar para Paris, já que seu pai, um famoso escritor norte-americano, decidiu enviá-la para um colégio interno na Cidade Luz.
Anna prefere ficar em Atlanta, onde tem um bom emprego, uma grande amiga e um quase namorado. Mas, ao chegar a Paris, Anna conhece Étienne St. Clair, um rapaz inteligente, charmoso e bonito. Só que Etiénne tem uma namorada.
Anna e Etiénne se aproximam e as coisas ficam mais complicadas. Será que um ano inteiro de desencontros em Paris terminará com o esperado beijo francês? Ou certas coisas simplesmente não estão destinadas a acontecer?
5 - Por lugares incríveis
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente.
Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e chamado de “aberração” por onde passa. Para piorar, é obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante.
6 - A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista
A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades.
Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver.
Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.
7 - O Pequeno Príncipe
O último livro dessa lista precisava ser um clássico. Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.
O Pequeno Príncipe, de cara, pode parecer um livro infantil, mas encanta a leitores de qualquer idade e classe social. Para muitos, inclusive, é dita como a maior obra existencialista do século XX.
Gostou de conferir os 7 melhores livros para curar a sua ressaca literária?
Aproveite a visita e cadastre-se na newsletter do BINGO para receber notícias sobre o mundo da literatura na sua caixa de e-mail!