A cada novo ano fazemos promessas diversas como economizar dinheiro, perder peso, arrumar um novo emprego, retomar velhas amizades etc. O que não faltam são objetivos e metas, que nos enche de esperança para ter um ano ainda melhor que o anterior.
Você, como bom leitor,
certamente incluirá nessas promessas ler "x" livros por mês, correto? Eu também sou do time que planeja as leituras do anos. No texto de hoje, listo 12 livros para ler em 2022, o que dá um livro por mês. Preparado? Boa leitura!
Amor e gelato (Jenna Evans Welch)
Jenna ganhou grande destaque com seus livros sobre garotas que estão no processo de amadurecimento que envolvem os desafios familiares e desapontamentos amorosos. "Amor e gelato" é o primeiro livro da série "Amor e livros", que ainda tem "Amor e sorte" e "Amor e azeitonas".
Em "Amor e Gelato" temos a história de Lina, que após a morte da mãe, fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Mas a aventura é bem diferente do que ela poderia imaginas. De repente, ela está Toscana, morando com um homem que nunca tinha ouvido falar, uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial.
Apesar da vontade de ir embora o quanto antes, as coisas começam a mudar quando Lina recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, ela ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração.
O avesso da pele (Jeferson Tenório)
Um livro profundo e impactante, "O avesso da pele" é sobre a identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude. O romance foi o vencedor do
63º Prêmio Jabuti, na categoria “Romance Literário”.
"O avesso da pele" é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, o autor traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.
Lucas: a Esperança do Último (Juliano Loureiro)
Uma ficção distópica pós-apocalíptica marca o romance de estreia do autor nacional Juliano Loureiro. Tida pelos leitores como uma ótima leitura
young adult, "Lucas: a Esperança do Último" se passa no ano de 2042. Lucas e Félix, humano e gato, são os únicos seres sobreviventes de Nova Del Rey, cidade que ainda carrega os impactos da Grande Extinção, ocorrida há 23 anos.O mundo fora devastado e pouco se sabe sobre isso.
Na época, a imprensa noticiou que a descoberta de vírus mortal desencadeou uma guerra política global sem precedentes.
Apenas 2% da população mundial sobreviveu. Lucas é um deles. Após alguns anos vivendo em um Cinturão dentro da cidade, ele fugiu levando apenas o seu gato e está há 15 anos sem contato com nenhum outro humano.
A vida monótona de Lucas acaba quando ocorre um encontro inesperado. É o suficiente para reacender a esperança de que sua família e sua amiga de infância, Dâmia, estão vivos.
Sem ter nada a perder,
Lucas e Félix abandonam o esconderijo em Nova Del Rey e partem rumo à Rio108, cidade onde supostamente existe o maior Cinturão do país, com uma comunidade autosustentável, vivendo com suas próprias leis.
Uma busca do desconhecido, enfrentando inimigos cruéis e tendo que provar a cada dia que a amizade e o amor são essenciais para a conclusão da jornada e para responder a pergunta: o que te motiva a ter esperança e viver?
Vermelho, branco e sangue azul (Casey McQuiston)
Vermelho, branco e sangue azul
é o romance de estreia da autora e já se tornou um
best-seller mundial. Pela
Editora Seguinte, a autora lançará no Brasil o livro "Última parada" em janeiro de 2022.
Este romance LGBTQIA+
conta a história de um filho da presidenta do Estados Unidos que se apaixona pelo príncipe da Inglaterra. Alex Claremont-Diaz, filho da presidenta, ganhou os holofotes da mídia norte americana após a vitória da mãe.
Bonito, carismático e com personalidade forte, Alex tem tudo para seguir os passos de seus pais e conquistar uma carreira na política, como tanto deseja. Mas quando sua família é convidada para o casamento real do príncipe britânico Philip, Alex tem que encarar o seu primeiro desafio diplomático:
lidar com Henry, irmão mais novo de Philip, o príncipe mais adorado do mundo, com quem ele é constantemente comparado ― e que ele não suporta.
O encontro entre os dois sai pior do que o esperado, e no dia seguinte todos os jornais do mundo estampam fotos de Alex e Henry caídos em cima do bolo real, insinuando uma briga séria entre os dois. Para evitar um desastre diplomático, eles passam um fim de semana fingindo ser melhores amigos e não demora para que essa relação evolua para algo que nenhum dos dois poderia imaginar ― e que não tem nenhuma chance de dar certo. Ou tem?
Enquanto eu não te encontro (Pedro Rhuas)
Logo em seu romance de estreia, um grande impacto na literatura. Pedro Rhuas foi o ganhador da
Clipop, o concurso literário da
Editora Seguinte. O autor
traz uma história sobre amor à primeira vista, encontros e desencontros, cultura nordestina, música pop e drag queens.
O livro conta a história de Lucas e suas recentes mudanças de vida.
Ele passou no Enem para estudar publicidade; se mudou com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital; e conseguiu sua tão aguardada liberdade.
Mas, no amor, Lucas é um desastre.
Até que, em uma noite de sábado qualquer em 2015, tudo muda. Lucas e Eric vão na inauguração do Titanic, a mais nova balada da cidade. De repente, Lucas esbarra em Pierre, um garoto francês que logo chama a sua atenção. E eles se conectam rapidamente após alguns drinques.
Eles vivem o encontro mais especial de suas vidas, mas o Universo tem outros planos para o futuro… Até a noite acabar, o que será que vai acontecer com eles?
A riqueza da vida simples (Gustavo Cerbasi)
Best-seller e autor 16 livros, Cerbasi e já vendeu mais de 2 milhões de exemplares. Os títulos do autor falam sobre finanças pessoais e ajudam pessoas a terem maior controle do seu dinheiro.
Em "A riqueza da vida simples", Gustavo Cerbasi usa toda a experiência adquirida ao longo de 20 anos dedicados à educação financeira para
propor um novo modelo de construção de riqueza, baseado em escolhas sustentáveis. Em vez de abrir mão de qualidade de vida para manter um padrão incompatível com a sua realidade, o autor propõe reduzir os custos fixos, adotar o minimalismo e ter fartura apenas do que é genuinamente importante para você.
Outros livros para ler em 2022
Confira agora outras indicações literárias para você colocar na sua lista de livros para ler em 2022:
- "O Olho do Mundo - Série A Roda do Tempo – Vol. 1", de
Robert Jordan;
- "A Biblioteca da Meia-Noite", de Matt Haig;
- "Lula, volume 1: Biografia", de Fernando Morais;
- "Os Dois Morrem No Final", de Adam Silvera;
- "Win", de
Harlan Coben;
- "Anos de chumbo e outros contos", de Chico Buarque.
O que achou da lista de hoje?
Preparado para começar 2022 com o pé direito? Me diga aqui nos comentários qual o seu planejamento de leitura. Até o próximo texto!