Você, assim como eu, é um aficionado por leitura e muitas vezes fica tentado a trazer amigos próximos para este hábito de leitura? Comentar sobre uma personagem específico ou sobre como terminou uma história. Podemos ir além ao, por exemplo,
indicar livros que ajudarão na vida pessoal e profissional de alguém.
Pensando em ajudar e incentivar você nesse processo, indico hoje
4 livros que certamente qualquer amigo seu terá interesse. São livros famosos, de leitura envolvente e que renderão boas horas de conversa.
Boa leitura!
Tolkien é amplamente conhecido por ter escrito
O Hobbit, seu romance de estreia, e a trilogia
O Senhor dos Anéis. Mas o que poucos sabem é que o universo fantasioso de Tolkien vai muito além dessas obras. E
Contos Inacabados é apenas mais uma dessas histórias, que estão sendo reeditadas e publicadas pela
HarperCollins aqui no Brasil. Vale a pena dizer que são edições em capa dura, com um luxuoso acabamento.
Contos Inacabados de Númenor e da Terra-média é uma coletânea de narrativas que vão desde os
Dias Antigos da Terra-média até o final da
Guerra do Anel. Dentre seus contos há um relato de Gandalf sobre como ele enviou os Anãos para Bolsão, uma descrição detalhada sobre a organização militar dos Cavaleiros de Rohan, além de um relato alternativo da lenda dos filhos de Húrin. A obra contém, ainda, a única história que restou sobre as longas eras de Númenor antes de sua queda, e tudo o que se conhece sobre temas como os Cinco Magos, as Palantíri ou a lenda de Amroth.
Os contos foram reunidos e editados pelo filho e herdeiro literário do autor, Christopher Tolkien, que fornece um breve comentário sobre cada história, ajudando o leitor a preencher as lacunas e a colocar cada uma no contexto dos demais escritos de seu pai.
Trono de Vidro (Sarah J. Maas)
Trono de Vidro foi lançado lançado em 2013 e hoje a série já soma 8 livros, contando como epílogo
A lâmina da assassina: Histórias de Trono de Vidro.
Ok, talvez este não seja um livro unânime por ser uma fantasia adolescente. Mas recomendo a leitura e indicação por ser favorável a diversificação da leitura, mesmo que você a faça raramente.
Leia a sinopse de Trono de Vidro: A magia há muito abandonou Adarlan. Um perverso rei governa, punindo impiedosamente as minorias rebeldes. Aos 18 anos uma prisioneira está cumprindo sua sentença. Ela é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças, a sentença de morte é iminente, mas a jovem recebe uma proposta inesperada: representar o príncipe em uma competição com lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino.
Mas ela não diz sim apenas para matar, seu foco é obter sua liberdade de volta. Se derrotar os 23 assassinos, ladrões e soldados, será a campeã do rei e estará livre depois de servi-lo por alguns anos. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, e ela está disposta a tudo.Seu nome é Celaena Sardothien.
O príncipe herdeiro vai provocá-la, o capitão da guarda fará tudo para protegê-la. E uma princesa de terras distantes se tornará algo que Celaena jamais pensou ter novamente: uma amiga.Mas algo maligno habita o castelo - e está ali para matar. Quando os demais competidores começam a morrer, um a um e de maneira terrível, Celaena se vê mais uma vez envolvida em uma batalha pela sobrevivência e inicia uma jornada desesperada para desvendar a origem daquele mal antes que ele destrua o mundo dela. E sua única chance de ser livre.
Torto Arado (Itamar Vieira Junior)
Torto Arado tornou-se um colecionador de
prêmios literários, como o
Leya 2018,
Oceanos 2020 e
Jabuti 2020. E os prêmios não vieram por acaso. Vieira Junior entrega ao leitor um texto impactante e realista para, além de sua trama, ser um poderoso elemento de insubordinação social.
Leia a sinopse de Torto Arado: Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas ― a ponto de uma precisar ser a voz da outra. Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção.
Roube como um artista (Austin Kleon)
Um livro diferente dos demais indicados acima e que
viralizou anos atrás criatividade empregada pelo designer gráfico Austin Kleon para dizer - com bom humor, ousadia e simplicidade – que não é preciso ser um gênio para ser criativo, basta ser autêntico. O livro ganhou a lista dos mais vendidos do The New York Times e figurou no ranking de 2012 da rede Amazon.
Leia a sinopse de Roube como um artista: Baseado numa palestra feita pelo autor na Universidade do Estado de Nova York que em pouco tempo se viralizou na internet,
Roube como um artista coloca os leitores em contato direto com seu lado criativo e artístico e é um verdadeiro manual para o sucesso no século XXI. Nesta obra, Austin mostra através de mensagens positivas um olhar gráfico diferenciado, ilustrações, exercícios e exemplos de como o leitor pode “ativar” seu lado criativo.
Chegamos ao fim da nossa lista de indicações. Me conte aqui nos comentários o que achou e qual livro você acha que faltou nesta lista. Nos vemos no próximo texto. Até!