Você concorda que o aprendizado vai muito além da sala de aula? Quem estuda marketing sabe que é preciso buscar vários tipos de recursos para se tornar um expert no assunto, pois além de abrangente, sempre há o que estudar. O meio mais usado pelos diversos profissionais , além da experiência do dia a dia, é a
leitura. Por meio dos
livros de marketing, é possível complementar o conhecimento já adquirido em sala de aula.
Ou seja, se você deseja aprimorar os seus conhecimentos e ser um escritor completo e pronto para encarar o mercado editorial, conte com os livros. Inclusive, a cada ano, dezenas de livros são lançados com atualizações e novidades no mundo do mercadólogo.
E, para o blogpost de hoje, recomendaremos alguns dos melhores
livros para você aprender mais sobre marketing.
Marketing de conteúdo: a moeda do século (Rafael Rez)
O livro de Rafael Rez é direcionado para aqueles que querem entender como expandir um negócio no mundo digital. Como se sabe, nos tempos de hoje, a
presença digital é muito importante para qualquer empresa, pois uma boa estratégia é capaz de atrair mais clientes e aumentar vendas.
Rafael Rez também escreve para quem quer
se atualizar no mundo do marketing digital, visto que o livro foca no presente e no futuro do mercado, enfatizando que não há fim, está sempre evoluindo.
A leitura se torna essencial para o escritor, pois mostra como trabalhar com quem já atua há anos no setor, além de tratar do
marketing de conteúdo como um todo. Nessa questão, Rez aprofunda em tópicos como:
- planejamento;
- tráfego;
- geração de leads;
- vendas;
- tecnologia;
- ferramentas mais usadas hoje;
- tendências para os próximos anos;
- práticas;
- produção de conteúdo;
- métricas
- e mais.
Essa jornada é capaz de levar qualquer pessoa a um mundo sem barreiras, contrastando o valor do dinheiro e do tempo. A promessa é de
nunca mais ver o marketing da mesma maneira.
Marketing 4.0: do tradicional ao digital (Philip Kotler)
O pai do marketing moderno ataca novamente! Para contextualizar, o autor é responsável por livros de grande sucesso como a transição do marketing orientado ao produto (1.0), o marketing focado no consumidor (2.0) e o centrado no ser humano (3.0), o qual mostra que produtos e culturas empresariais devem focar nos valores humanos para obterem sucesso.
Em Marketing 4.0, Philip Kotler inicia uma jornada explicando a transição do marketing tradicional para o digital. A leitura expõe a mudança que a tecnologia causou em nossas vidas, assim como o entendimento que as empresas precisam ter sobre o consumidor na era digital. A partir disso, é preciso adotar um novo conjunto de estratégias de marketing para ser bem sucedido.
O autor explica: o mundo digital é constantemente mutável, além de ser complexo e altamente competitivo. Por isso, deve-se guiar o consumidor ao longo de uma grande jornada oferecendo uma experiência tão relevante a ponto de fidelizá-lo ao final de tudo.
Obrigado pelo marketing (Vítor Peçanha)
Mais uma vez, um autor bate na tecla do marketing digital. Mas esse não é apenas mais um autor de livros de marketing.
Vitor Peçanha é, na verdade, um dos principais nomes do marketing brasileiro
e em
Obrigado pelo Marketing, ele compartilha os conhecimentos técnicos e práticos que adquiriu ao longo de sua jornada na Rock Content.
Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, ele expõe
maneiras de se criar e executar estratégias de sucesso no marketing de conteúdo, e ainda explica a melhor maneira de usar blogs, redes sociais e e-mail focando, sempre, em resultados.
Peçanha explica que o marketing de conteúdo para web ganha força quando a publicidade tradicional está falhando, pois o consumidor não quer ser obrigado a ver comerciais mais. A sociedade hoje escolhe quando e como consumir conteúdos e o marketing entra como uma estratégia para atrair tais consumidores a buscar informações sobre produtos e serviços. Ou seja,
é preciso gerar valor para a audiência, ou o abismo será o mesmo em que a publicidade tradicional caiu.
Em
Obrigado pelo marketing, Vitor conta como conseguiu crescer em quatro anos com a Rock Content e compartilha suas metodologias para que outros possam aplicar em suas vidas profissionais.
Em nove capítulos, Peçanha foca na elaboração de um bom conteúdo textual, além da produção e distribuição de conteúdo para as redes sociais e como usá-lo para atrair clientes e otimizar resultados.
Marketing na era dos dados: O fim do achismo (Rodrigo Nascimento)
Rodrigo Nascimento aborda a temática da
desmistificação de que os profissionais de comunicação e marketing são de humanas. Isso porque a análise de dados no setor já não nos permite falar isso. Ou seja, o objetivo do livro é ensiná-lo a atuar no mercado de forma mais racional e exata, por meio de frameworks baseados na experiência do autor.
O conteúdo do livro é técnico e nos mostra que
é essencial ser orientado por dados, sendo essa a tendência dos novos tempos de marketing. Dessa forma, há uma racionalidade maior para a criação de estratégias, assim como a aquisição de novos talentos e maior retenção de clientes, com mais assertividade nas tomadas de decisão.
A premissa do livro é
mostrar que fazer o marketing de anos atrás já não funciona mais, pois não há como obter resultados consistentes. Por isso, leia esse livro se quiser agir para aprender a vender com metas e objetivos certeiros, por meio de análises e dados.
Quer aprender mais sobre o marketing digital?
Acompanhe a sessão de marketing digital do nosso blog e fique por dentro das melhores práticas para redes sociais, produção de conteúdo e muito mais!