Quem nunca ficou ansioso para conversar com um amigo sobre um livro que acabou de ler?! Falar sobre os personagens, narrativa, as reviravoltas, o final etc. O hábito da leitura é prazeroso, e nos faz "viajar" bastante.
E se pudermos compartilhar essa experiência com alguma outra pessoa, melhor ainda.
Hoje em dia, graças à tecnologia, conseguimos recomendar livros para pessoas anônimas, através de aplicativos de leitura, como o
Skoob
e
Goodreads. Dessa vez, eu vou sugerir para você
5 livros nacionais para você ler e, quem sabe, repassar a indicação para algum amigo. Combinado? Boa leitura!
Os Filhos da Tempestade (Rodrigo de Oliveira)
Rodrigo de Oliveira é um escritor paulista que, anteriormente a
Os Filhos da Tempestade, publicou a saga
best-seller
As Crônicas dos Mortos. Curiosamente, além de escritor de livros de terror e fantasia de sucesso, Rodrigo também atua como arquiteto de sistemas.
Os Filhos da Tempestade conta a história de um grupo de jovens que deixa o Rio de Janeiro rumo aos Estados Unidos. Era para ser uma viagem comum da turma do conservatório de música, mas acaba ganhando novos rumos. Uma tragédia ocorre. O avião é atingido por uma violenta tempestade e cai no mar.
Os sobreviventes agora se veem presos numa ilha deserta, sem contato com o resto do mundo. Nesse lugar paradisíaco, habitado por uma força malígna e ancestral e onde se esconde um terrível segredo envolvendo uma jovem bruxa do século XVII, os garotos precisarão lutar pela própria vida, superando grandes desafios e enfrentando seus piores medos.
O Espadachim de Carvão (Affonso Solano)
Espadachim de Carvão é uma grata contribuição de Solano para a literatura nacional. O autor, que atuou por diversos anos como ilustrador e
storyboarder para agências de publicidade em diversas empresas, incluindo TV Globo e TV Record, hoje é uma figura conhecida no entretenimento geek. Também é criador do site Matando Robôs Gigantes (Grupo Jovem Nerd).
Em 2013, aventurou-se na literatura com o
Espadachim de Carvão, que ganhou a sequência
As Pontes de Puzur, em 2015, e a
graphic novel
Tamtul e Magano e a ameaça de Rumbaba
também em 2015.
Veja a sinopse da riquíssima fantasia de Solano:
KURGALA É UM MUNDO abandonado por Quatro Deuses. Adapak é filho de um deles. E agora ele está sendo caçado. Perseguido por um misterioso grupo de assassinos, o jovem de pele cor de carvão se vê obrigado a deixar a ilha sagrada onde cresceu e a desbravar um mundo hostil e repleto de criaturas exóticas. Munido de uma sabedoria ímpar, mas dotado de uma inocência rara, ele agora precisará colocar em prática todo o conhecimento que adquiriu em seu isolamento para descobrir quem são seus inimigos. Mesmo que isso possa comprometer alguns dos segredos mais antigos de Kurgala.
O clique de 1 bilhão de dólares (Filipe Vilicic)
Saindo da fantasia e indo para uma história real e curiosa. Você sabia que o
Instagram, uma das redes sociais mais utilizadas no mundo foi criada por um brasileiro? O paulistano Michel (ou Mike) Krieger criou em 2010, junto com Kevin Systron, a ferramenta que hoje tem mais de
1 bilhão de usuários ativos. E, em abril de 2012, o serviço foi adquirido pelo Facebook por cerca de 1 bilhão de dólares em dinheiro e ações.
Esta é a premissa que Filipe Vilic, editor de tecnologia de grandes portais, como Veja e Playboy, trás ao livro. Como um garoto de classe média alta de São Paulo saiu do Brasil para estudar em escolas renomadas nos Estados Unidos e criou o aplicativo de fotos? Além disso, como se procedeu a compra da empresa por parte do Facebook menos de dois anos depois de sua fundação?
A leitura é rápida e instigante. Ótima indicação aos curiosos e interessados em tecnologia.
Se não eu, quem vai fazer você feliz? (Graziela Gonçalves)
Chorão foi um dos principais expoentes da música nacional no início dos anos 2000. Alexandre Magno Abrão, ou simplesmente
Chorão, conquistou o Brasil sobretudo pela sua entrega na hora de compor e cantar. E esta intensidade marcou a história de amor ímpar vivida com Graziela Gonçalves, que conta neste livro como o relacionamento de quase vinte anos a transformou para sempre. Ela, por sinal, foi a "musa inspiradora" de chorão em dezenas de canções, como
Proibida pra mim.
Grazon, apelido carinhoso de Chorão para ela, contra nesta biografia amorosa como o conheceu, antes da fama, quando ainda era apenas um garoto skatista em Santos. Grazi teve participação importante na construção do sucesso da banda e com ele vivenciou bons e péssimos momentos, como a luta contra a dependência química, que o levou tragicamente à morte em 2013.
Lucas: a Esperança do Último (Juliano Loureiro)
Este é o meu romance de estreia e a
história se passa em um futuro próximo, onde um vírus mortal desencadeou uma guerra política global sem precedentes, resultando na morte de 98% da população mundial. Lucas, o protagonista, é um dos sobreviventes.
Após alguns anos vivendo em um Cinturão dentro da cidade, ele fugiu levando apenas o seu gato e agora está há 15 anos sem contato com nenhum outro humano. A vida monótona de Lucas acaba quando ocorre um encontro inesperado. É o suficiente para reacender a esperança de que sua família e sua amiga de infância, Dâmia, estão vivos.
Sem ter nada a perder, Lucas e Félix abandonam o esconderijo em Nova Del Rey e partem rumo à Rio108, cidade onde supostamente existe o maior Cinturão do país, com uma comunidade autosustentável, vivendo com suas próprias e leis.
Você pode saber mais detalhes do livro
Lucas: a Esperança do Último clicando
AQUI!
O que achou da lista? Ficou curioso para ler algum deles? Me conta a sua experiência nos comentários abaixo! Até mais! =D