Quem é que não gostaria de ser o próprio chefe? Apesar da vontade ser grande, o caminho até alcançar esse objetivo pode ser bastante árduo — mas a literatura pode ajudar! Neste artigo,
confira 7 livros essenciais para quem pretende abrir o próprio negócio.
Muito além de apenas abrir um espaço para comércio ou até mesmo uma loja virtual, empreender significa estar sempre atualizado e ter coerência para atingir resultados. Como não existe uma “fórmula de bolo”, é sempre bom aprender com quem já é referência no assunto.
Por isso, confira a lista abaixo preparada pelo BINGO:
1. A Mente do Empreendedor (Kevin D. Johnson)
Steve Jobs, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg, Bill Gates, Valerie Gaydos e Sara Blakely. O que eles - entre outros tantos empreendedores geniais - têm em comum? Sucesso em seus negócios! A verdade é que milhares de pessoas tentam empreender.
Muitos erram. Alguns acertam. Mas pouquíssimos tornam-se empresários incrivelmente bem sucedidos.
Kevin D. Johnson acredita que, se os empresários souberem o que se passa dentro da cabeça dos empreendedores mais bem sucedidos do mundo, serão mais precisos nas suas decisões do dia a dia e aumentarão a chance de acertar.
2. Empreendedores: Agilidade, resultados, cultura de dono e um negócio capaz de revolucionar o mercado ( Eduardo Glitz e Pedro Englert)
Os modelos de gestão tradicionais foram concebidos para atuar em um mundo previsível, linear e sem a presença constante do imponderável.
Entretanto, a busca por propósito alinhada ao advento das revoluções da atualidade e a necessidade de trazer metodologias ágeis para atender às novas demandas, exige uma nova atitude dos líderes na qual o controle perdeu espaço para uma gestão por contexto.
Pensando nessa nova realidade dos negócios, Eduardo Glitz, Marcelo Maisonnave e Pedro Englert trazem um modelo de gestão suficientemente dinâmico que irá defender a sua empresa e mantê-la viva no mundo das evoluções exponenciais.
Não podemos mais focar exclusivamente nos processos, e sim nos objetivos, oferecendo a autonomia necessária para que o time possa alcançá-los.
Para alcançar o sucesso em um ambiente tão mutável, complexo e competitivo, o marketing deve guiar o consumidor ao longo de uma jornada que começa na apresentação e assimilação da marca e termina na fidelização total.
De tempos em tempos surge um "novo" movimento no marketing, porém desta vez não foram apenas as regras que mudaram, mas toda a sociedade. Marketing 4.0 apresenta uma análise sólida do consumidor do presente e do futuro e oferece as informações necessárias para atingi-los da maneira mais eficaz.
Este livro comprova mais uma vez porque Philip Kotler é considerado o pai do marketing moderno.
Em sua biografia, ele explicou a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o focado no consumidor (2.0) e então para o centrado no ser humano (3.0), em que produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.
4. O Poder do Hábito (Charles Duhigg)
Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa.
De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível — e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por ano.
Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários — a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho —, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones.
O que todas essas pessoas têm em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas.
5. Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso (Carol Dweck)
Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso.
Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos.
6. Pense Simples (Gustavo Caetano)
Como você sabe o que fazer ou que rumo tomar para realizar algo que vai tocar a vida das pessoas e mudar o seu mercado? Gustavo Caetano aprendeu a enxergar problemas pequenos, mas que precisam de solução imediata, e a mudar o rumo do seu negócio para continuar crescendo.
O que ele mais quer é ver o leitor inovar também. Quem ler este livro vai descobrir que, ao contrário do que se pensa e diz por aí, inovar é SIMPLES.
7. O Monge e o Executivo (James C. Hunter)
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter.
Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.
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