Há mais de 20 anos o Big Brother Brasil, a "casa mais vigiada do Brasil", transforma anônimos em celebridades. Desde Kléber Bambam, vencedor da primeira edição, à Juliette, vencedora da edição 21 e certamente o maior fenômeno do programa, esses ex-anônimos tentam ganhar a vida fora do programa.
É bem verdade que
a maioria dos competidores caíram no esquecimento, principalmente os das primeiras edições, já que naquela época não tínhamos redes sociais ou as dezenas de milhões de telespectadores viciados no reality show.
Um dos caminhos encontrados pelos BBB's para marcar o seu nome na história é através da literatura. Seja para contar a sua trajetória ou para endossar a área de atuação do brother. No texto de hoje, uma lista com 5 livros que foram publicados por ex-participantes do programa. A lista é curiosa e com surpresas. Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura.
Inquebrável, de Fernando Fernandes (BBB 2)
Fernando possui uma história de superação.
Participante da segunda edição do programa, foi o terceiro eliminado e deixou poucas saudades. Mas o destino reservava algo completamente diferente do que ele poderia imaginar.
Alguns anos após deixar o programa, em julho de 2009,
Fernando sofreu um grave acidente de carro antes de embarcar para a para a Itália, onde desfilaria como modelo por uma grife de luxo.
Como consequência, ele quebrou a coluna e perdeu os movimentos das pernas. Pouco mais de um ano depois do acidente, Fernando sagrou-se campeão mundial de paracanoagem na Polônia.
O livro "Inquebrável", escrito em parceria com o jornalista Pablo Miyazawa, é um relato emocionante que mostra como o ex-BBB, que é apaixonado por esportes,
não se deixou abater por uma tragédia e se transformou num exemplo nacional.
Tem que vigorar! – Como me aceitei, venci na vida e realizei meus sonhos, de Gil do Vigor (BBB 21)
Mesmo não vencendo a edição 21 do programa, certamente Gil do Vigor foi a figura mais carismática do programa. Alegre e irreverente, "causou" na casa e continuou o sucesso fora da casa. Poucas semanas após deixar o programa, Gil lançou a sua biografia.
Em "Tem que vigorar!", Gil conta seus momentos preferidos no BBB, da infância pobre em Pernambuco e revela as dificuldades que passou na vida, como quando teve que morar na rua.
Fala também dos momentos de violência do pai contra a mãe, sua relação com a fé e a igreja, de como a educação o salvou e a
descoberta da sexualidade e seu processo de autoconhecimento e aceitação.
Como Essa Calopsita Veio Parar no Brasil, de João Luiz Pedrosa (BBB 21)
João também foi participante da edição 21 e é um brother bem próximo do Gil. Professor de geografia, ele foi ganhando força dentro do programa ao longo das semanas e acabou ficando na oitava posição.
Em "Como Essa Calopsita Veio Parar no Brasil", João Luiz Pedrosa explica a fundo, e de uma forma nada convencional,
como a geografia está presente em nossas vidas. Isso porque ela estuda o nosso planeta e tudo o que existe nele: pessoas, relações sociais, animais, plantas, países, oceanos, clima, solo (vixe, a lista vai longe!).
Com este livro, você poderá entender melhor como todos esses elementos estão relacionados e qual o impacto disso sobre o seu dia a dia.
Querer, Poder, Vencer, de Thelma Assis (BBB 20)
Thelma, carinhosamente chamada de Thelminha, foi a vencedora da edição 20 do programa e ganhou também o carinho do público.
"Querer, poder, vencer" é um relato sobre a vida cheia de dificuldades de Thelma.
Como foi ter feito apenas uma amiga negra em mais de 15 anos de balé?;
Como foi ter sido a única pessoa negra de uma turma de medicina em uma faculdade tradicional do interior de São Paulo?
Como foi vencer o reality show mais assistido do país?
Dona de uma trajetória de muitas batalhas, Thelminha sempre se guiou pelos seus sonhos e pela sua excepcional força de vontade para conquistar seu espaço na marra, na garra. Afinal,
não é fácil ir contra o racismo e o machismo enraizados na nossa sociedade.
Com os ensinamentos da mulher incrível que é sua mãe, Dona Yara, e também com sua inteligência e segurança, Thelma nos convida a conhecermos um pouquinho de sua história.
O diário secreto de uma ex-BBB, de Fani Pacheco (BBB 7)
Fani Pacheco foi participante da sétima edição do programa e foi a 10ª eliminada. Apesar de não ido longe no programa,
tornou-se um dos nomes mais lembrados da edição.
O livro "Diário Secreto de uma Ex-BBB" aborda alguns assuntos dramáticos de sua vida, como a separação dos pais e a doença da mãe, são abordados de forma emocionante e delicada. Ela conta como fazia para cuidar da avó, muito idosa, e da mãe, que sofria de esquizofrenia. Assim como na casa do BBB, o livro tem o lado B e o lado A. O lado A representa a parte politicamente correta e o lado B é a parte proibida.
No livro ela ainda conta experiência sexuais picantes e as loucas fantasias que sempre povoaram sua cabeça desde cedo.
Há um capítulo dedicado ao Big Brother e à relação que estabeleceu com Alemão e Íris. Além de outras curiosidades que só quem viveu confi nada na casa pode falar.