Existem diversos livros clássicos, que marcaram a literatura mundial por determinados motivos. Uns pela sua polêmica, outros pela genialidade. Pensando em trazer uma lista especial, veja neste artigo 9
livros clássicos para você ler!
Não deixe de comentar quais você já leu e também qual pretende folhear após conferir os títulos selecionados. Vamos lá?
1. A revolução dos bichos: Um conto de fadas (George Orwell, 1945)
Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século XX, “A revolução dos bichos” é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos.
Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos. Vale a pena conferir essa e outras obras de
George Orwell.
2. Vidas secas (Graciliano Ramos, 1938)
Esse clássico possui mais de 80 anos e ficou marcado para sempre na literatura brasileira. Em 1937, foi preso sob várias acusações de defender ideologias comunistas. Ao deixar a prisão, procurou trabalho como jornalista em um jornal do Rio de Janeiro.
O editor então lhe permitiu publicar um texto curto, e Graciliano escreveu um conto chamado “Baleia”, sobre o sofrimento e a morte da cachorrinha de uma família de retirantes sertanejos. O conto fez sucesso e o jornal encomendou outros no mesmo estilo.
Graciliano produziu então um conto para cada membro da família: o pai, a mãe e os dois filhos. Nascia assim “Vidas Secas”.
3. O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde, 1890)
Único romance escrito por Oscar Wilde, O retrato de Dorian Gray foi publicado em 1890 na revista Lippincott's Monthly Magazine. Na ocasião, sem avisar o autor, os editores optaram por suprimir mais de quinhentas palavras do romance, por considerá-lo indecente.
Esse ato revoltou Wilde, que republicaria o texto em livro no ano seguinte, revisado e ampliado. A história fala sobre o personagem Dorian, um homem que se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata Henry Wotton, que considera que a beleza e a satisfação sexual são as únicas coisas que importam na vida.
Ele deseja então vender sua alma para que apenas um retrato seu pintado a óleo envelheça e desapareça, mantendo sua juventude eternamente. A obsessão estética e a vida de aparências são temas centrais de O retrato de Dorian Gray.
4. O lobo da estepe (Hermann Hesse, 1927)
Considerada a grande obra do autor, “O lobo da estepe” conta a história de Harry Haller, um homem de 50 anos que acredita que sua integridade depende da vida solitária que leva em meio às palavras de Goethe e às partituras de Mozart
Um intelectual tentando equilibrar-se à beira do abismo dos problemas sociais e individuais. A primeira parte do livro é o pesadelo do lobo Haller, sua depressão e sua incapacidade de se comunicar que está na base da crueldade e da destruição.
Na segunda, o lobo se humaniza, através da entrada em cena de Hermínia, que tenta aproximá-lo do mundo.
5. Os miseráveis (Victor Hugo, 1862)
A obra é um clássico da literatura mundial, esta obra é uma poderosa denúncia a todos os tipos de injustiça humana. Narra a emocionante história de Jean Valjean ― o homem que, por ter roubado um pão, é condenado a dezenove anos de prisão.
“Os miseráveis” é um livro inquietantemente religioso e político, com uma das narrativas mais envolventes já criadas.
6. Senhor das moscas (William Golding, 1954)
Adaptado duas vezes para o cinema e traduzido para 35 idiomas, o clássico de William Golding já foi visto como uma alegoria, uma parábola, um tratado político e até mesmo uma visão do apocalipse.
Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta, e seus únicos sobreviventes são um grupo de meninos. Liderados por Ralph, eles procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate.
Mas aos poucos esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha numa visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade.
7. Seres Mágicos & Histórias Sombrias (vários autores, 2019)
As melhores histórias são poderosas o suficiente para fazer com que o leitor continue virando as páginas, ávido para obter respostas para a pergunta que move todos os curiosos: “o que aconteceu depois?”
Com 27 histórias que expandem e redefinem a ficção imaginativa, “Seres Mágicos & Histórias Sombrias” reúne Joyce Carol Oates, Joe R. Lansdale, Jodi Picoult, Peter Straub, Chuck Palahniuk, Jeffery Deaver, Joe Hill e outros inúmeros autores renomados.
8. A Metamorfose (Franz Kafka, 1915)
Quando Gregor Samsa, certa manhã, acordou de sonhos intranquilos, tudo mudou. Não só em sua vida, mas no mundo. Ao se encontrar metamorfoseado em um inseto monstruoso, Gregor acompanha as reações de sua família ao perceberem o estranho ser em que ele se tornou.
E, enquanto luta para se manter vivo e entender a sua nova realidade, reflete sobre o comportamento de seus pais, de sua irmã e de seu chefe, e de forma ainda mais angustiante, pensa na própria vida até então.
9. Dom Casmurro (Machado de Assis, 1899)
Em “Dom Casmurro”, escrito por
Machado de Assis, o narrador Bento Santiago retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu, uma das personagens mais enigmáticas e intrigantes da literatura brasileira.
Nas páginas deste romance, encontra-se a versão de um homem perturbado pelo ciúme, que revela aos poucos sua psicologia complexa e enreda o leitor em sua narrativa ambígua acerca do acontecimento (ou não) do adultério da mulher com olhos de ressaca, uma das maiores polêmicas da literatura brasileira.
Gostou de conferir a lista com 9 livros clássicos para você ler? Qual vai ser o primeiro na sua lista a ser folheado? Aproveite a visita e não deixe de conferir o meu romance
“Lucas: a Esperança do Último”.
Clique aqui para conhecer a narrativa e também como ajudar na publicação do livro!