Esta pergunta muitos me fazem e a melhor resposta é: sim e não. Justamente por não existir uma resposta simples e exata para este questionamento que resolvi escrever este artigo. Se você é novo por aqui, saiba que temos inúmeros conteúdos no blog com
dicas de leitura e
dicas de escrita. Essas duas listas são bastante complementares ao texto que você está lendo no momento.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Boa leitura!
O que te faz ser um bom escritor?
Diferentemente do que muitos acreditam, para ser um bom escritor não é preciso ter o dom da escrita. Esse e outros mitos eu detalho no artigo: "6 mitos sobre escrever livros que você deve esquecer". A figura do escritor, do artista, muitas das vezes é caracterizada como inatingível, como alguém "superior" às demais pessoas. Tudo isso não para de uma grande bobagem. A essência para realmente se um bom escritor é escrever e ler bastante, fazendo disso um hábito.
A grande diferença entre o "ler e o escrever do escritor" e das demais pessoas é que o escritor deve ter um olhar muito mais crítico quando se escreve e quando lê. Mas como se faz isso? Bom, quando for escrever - uma mensagem de texto informal, por exemplo - fique atento aos erros de gramatica, concordância, emprego de
vírgulas, crases, porquês etc. Quão melhor você ficar atendo a esses erros, melhor você irá escrever e, consequentemente, mais fácil será escrever toda um romance.
O hábito de ler também é essencial. Ler bastante amplia o vocabulário e auxilia no entendimento de como se constrói personagens ou
desenvolve um diálogo entre eles. Leia também livros dos mais diversos
gênero literários, autores e época. Experimente ler autores modernista como, por exemplo,
Cecília Meireles.
Apesar da essência para se tornar um bom escritor é ler e escrever, isto 'é apenas o primeiro passo e você deve ir além. É preciso se organizar, criar hábitos e arriscar.
Dicas para novos escritores
Agora que você já criou o hábito de leitura e de escrita, vamos para o próximo passo que é:
rotina de escrita.
Um grande erro de escritores iniciantes é acreditar que só se deve escrever quando está inspirado. Inclusive, falo sobre isto no artigo:
"3 erros comuns de escritores iniciantes". Você deve escrever todos os dias, nem que seja poucas linhas. E esta dica deve ser levada ainda mais a sério se você estiver escrevendo o seu romance. Caso contrário, as chances de
distrações e futura não conclusão do seu romance serão maiores. No início, não coloque meta de escrita, apenas escreva todos os dias. E, nesses primeiros dias, faça um diagnóstico de como foi a sua produtividade.
Eu já abandonei o projeto de um livro por não ter me planejado antes de começar a escrever. No decorrer dos primeiros capítulos eu estava perdido, sem saber como prosseguir com a história. Foi então que comecei a estudar e vi que havia começado bem errado. Independente de qual seja o seu estilo literário, antes de escrever, você deve se fazer algumas perguntas, como essas a seguir:
- "Qual o objetivo desta escrita?"
- "Qual é o meu público? Ou seja, quem será o meu leitor?"
- "Qual estilo literário?
Romance, conto, novela?"
- "Quantos capítulos eu pretendo ter com o livro?"
- "Se a escrita for lírica, as poesias serão metrificadas ou não?"
- Qual a data pretendo começar e terminar de escrever?
- "Da minha escrita, sairá um livro?"
Naturalmente, você não deve se prender apenas a essas perguntas. O importante é sempre se questionar e planejar antes de começar a escrever de fato.
Sugestões de leitura para escritores
Eu separo as minhas leituras em basicamente duas categorias:
livros que leio por prazer e livros que leio com o objetivo de aprender mais sobre escrita. E neste tópico, vamos falar dos livros que leio com o objetivo de aprender mais sobre a escrita. Existem inúmeros títulos no mercado literário que tem como objetivo ensinar técnicas e boas práticas aos escritores. É bem verdade que a maioria deles é focada no mercado estrangeiro, e muitas das vezes não é efetivo para nós.
Escrevi um artigo somente com dicas de leituras para escritores:
"Livros que todos escritor precisa conhecer (e ler)". Dessa lista, eu destaco o
Sobre a Escrita, do Stephen King. Além das técnicas ensinadas, o livro é uma autobiografia rica em detalhes que mostra a trajetória de King no meio literário. Como lição, aprendemos que é bastante difícil fazer sucesso no mercado literário. King mesmo tentou dezenas de vezes que seus livros fossem publicados. Recebeu vários "nãos" até ser aceito e feito sucesso.
Conclusão
Dito tudo isso, concluo que ler livros pode te ajudar a se tornar um bom escritor, porém, somente isso não é o suficiente. Para ser um bom escritor, é preciso estudar e dedicar bastante.
A prática leva à perfeição. Frase cliché, mas que se aplica muito bem ao nosso universo literário.
Espero que tenha gostado do texto de hoje. Até a próxima!