A palavra bingo está escrita em azul e verde em um fundo branco.
Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 7 de julho de 2021

Compartilhe este artigo:

Eu tenho certeza que o nome José Saramago é bem familiar para você. O motivo é bem plausível: o escritor português se consagrou ao escrever obras que ficaram imortalizadas, como é o caso da mais famosa, “Ensaio sobre a cegueira” — falaremos sobre mais à frente.


Nascido em 1922 na cidade de Azinhaga do Ribatejo, no concelho de Golegã, distrito de Santarém, Portugal, Saramago começou a sua carreira de forma distinta, como serralheiro mecânico. No entanto, sua vida mudou quando de maneira autodidata começou a escrever.


Até a sua morte, que ocorreu em 2010, aos 87 anos, o escritor publicou 24 obras oficiais, sendo a primeira “Terra do Pecado” (1947) e a última, “Caim” (2009).


Quer saber um pouco mais sobre a carreira desse verdadeiro gênio e também conhecer as suas contribuições para o mundo da literatura? Basta continuar a leitura!

Como foi a vida de José Saramago?

jose-saramago

José Saramago é filho de camponeses simples. Apesar de ter nascido no interior de Portugal, mudou para a capital Lisboa com apenas 2 anos de idade.


Sua estréia na literatura foi com o romance “Terra do Pecado” (1947). Foi diretor literário de uma editora, jornalista e tradutor. Colaborou com vários jornais e revistas, entre eles o Diário de Lisboa, A Capital e a Seara Nova, onde exerceu a função de cronista.


Podemos dizer que a sua escrita teve várias fases
. A primeira, foi marcada pela poesia, com "Os Poemas Possíveis" (1966) e “Provavelmente Alegria” (1970), e pela crônica “Deste Mundo e do Outro” (1971).


Nos anos 70, José Saramago decidiu se dedicar ao teatro, escrevendo a peça “A Noite” (1979), que tem como cenário uma redação de um jornal na noite de 24 para 25 de abril de 1974. A peça recebeu o Prêmio da Associação de Críticos Portugueses.


A ficção de Saramago começou com o romance “Manual de Pintura e Caligrafia” (1976). Publicou dois volumes de contos: "Objecto Quase” (1978) e “Poética dos Cinco Sentidos” (1979).


Como romancista, o autor se consagrou ao receber o “Prêmio Cidade de Lisboa” com "Levantado do Chão” (1980), que se tornou Best-Seller internacional.


Saramago também ficou bem famoso por desenvolver
obras literárias contendo historicismo fantástico, como é o caso de “Memorial do Convento” (1982), “O Ano da Morte de Ricardo Reis” (1984), “A Jangada de Pedra” (1988) e “História do Cerco de Lisboa” (1989), desenvolveu uma espécie de historicismo fantástico.


José Saramago pertenceu à primeira Direção da Associação Portuguesa de Escritores. Foi presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores, entre 1985 e 1994.


O escritor publicou um título no campo da literatura infanto-juvenil, “A Maior Flor do Mundo” (2001), livro escrito em parceria com o ilustrador João Caetano, que recebeu o Prêmio Nacional de Ilustração.

Qual o estilo de escrita de José Saramago?

Muitos críticos — tanto atuais, quanto da época em que as obras foram publicadas — descreve Saramago como um autor capaz de apresentar realidades por meio das páginas de livros, trazendo discussões e reflexões pertinentes para a sociedade.


As obras literárias do autor são realistas, apresentam temática social, crítica política e religiosa, elementos do realismo fantástico e a defesa do protagonismo humano como solução para os problemas sociais.

O que conta a sua obra mais famosa?

Como você conseguiu perceber pelo título, “Ensaio sobre a cegueira” é a obra mais reconhecida da carreira de José Saramago.


O livro publicado em 1995 conta um cenário fictício, no qual uma epidemia de cegueira branca se espalha por uma cidade, causando destruição por onde passa.


Para tentar resolver a situação, o governo decide isolar todos aqueles que possuem a doença, realizando uma quarentena. No entanto, o problema é que essas pessoas recebem recursos limitados, que ferem as suas dignidades.


Em um pronunciamento, Saramago confessou que todo o livro é bastante angustiante, tendo sido, inclusive, difícil de ser escrito. O autor relatou:


"Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."

Quais foram as honras da sua carreira?

José Saramago, como citado anteriormente, recebeu diversos prêmios durante a sua carreira. O mais prestigiado, no entanto, foi o Prêmio Nobel de Literatura, no ano de 1998. Esse é o prêmio de maior prestígio da categoria, principalmente por ter reconhecimento mundial.


Além desse, Saramago também recebeu os seguintes prêmios:


  • Comendador da Ordem Militar de Santiago de Espada (1985)
  • Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras Francesas (1991)
  • Prêmio Camões (1995)
  • Prêmio Nobel de Literatura (1998)
  • Doutor Honoris Causa (1999), pela Universidade de Nottinghan, na Inglaterra.
  • Doutor Honoris Causa (2004), pela Universidade de Coimbra.

Quais foram as suas obras publicas em vida?

Confira abaixo em ordem cronológica:


  • Terra do Pecado, 1947;
  • Os Poemas Possíveis, 1966;
  • Provavelmente Alegria, 1970;
  • Deste Mundo e do Outro, 1971;
  • A bagagem do Viajante, 1973;
  • O Ano de 1993, 1975;
  • Os Apontamentos, 1976;
  • Manual de Pintura e Caligrafia, 1977;
  • Objeto Quase, 1978;
  • Poética dos Cinco Sentidos, 1979;
  • A Noite (1979);
  • Levantado do Chão (1980);
  • Viagem a Portugal, (1981);
  • Memorial do Convento, 1982;
  • O Ano da Morte de Ricardo Reis, 1984;
  • A Jangada de Pedra, 1986;
  • A Segunda Vida de Francisco de Assis, 1987;
  • História do Cerco de Lisboa, 1989;
  • O Evangelho Segundo Jesus Cristo, 1991;
  • Ensaio Sobre a Cegueira, 1995;
  • A Caverna, 2000;
  • O Homem Duplicado, 2002;
  • As Pequenas Memórias, 2006;
  • O Caderno, 2009;
  • Caim, 2009.


José Saramago morreu no dia 18 de junho de 2010, na cidade de Tias, Espanha. No entanto, é inegável que a sua obra é imortal e deve ser celebrada para sempre!


Gostou de conferir um pouco mais sobre a vida do escritor? Aproveite a visita e não deixe de conferir o meu romance
“Lucas: a Esperança do Último”. Clique aqui para conhecer a narrativa!

Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

conheca-a-ccxp-e-descubra-como-escritores-podem-aproveitar-o-evento
Por Juliano Loureiro 30 de janeiro de 2025
A CCXP também é um espaço incrível para escritores que desejam divulgar seus livros e conectar-se com seu público. Conheça mais sobre o evento
a-arte-do-suspense-como-prender-a-atencao-do-leitor-ate-a-ultima-pagina
Por Juliano Loureiro 23 de janeiro de 2025
Neste post, vamos explorar técnicas e dicas práticas para criar narrativas envolventes que prendem a atenção do início ao fim. Boa leitura!
descubra-erros-comuns-na-construcao-de-dialogos-e-saiba-como-evita-los
Por Juliano Loureiro 16 de janeiro de 2025
Muitos escritores, especialmente iniciantes, cometem erros que podem deixar suas histórias menos envolventes ou até confusas. Neste post, você descobrirá os erros mais comuns na construção de diálogos e como evitá-los.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: