Viver da escrita é ter diariamente desafios que, muitas vezes, fazem com que pessoas talentosas desistam do sonho de se tornar um autor publicado.
Você já teve aquela sensação de estar sabotando a si próprio? Não bastassem as dificuldades naturais de ser um escritor, tem dias que parece que nós mesmos somos os responsáveis por tantos contratempos.
No texto de hoje, mostrarei quais são os três principais vilões dos escritores e como superá-los. Boa leitura!
Distração
Grandes escritores têm em comum uma mente criativa efervescente. Eles parecem não parar de criar, escrever e de ter ideias geniais. Estão sempre rascunhando algo, escrevendo textos novos, enfim, estão produzindo.
Mas, essas inquietudes mentais também os tornam propensos a serem vítimas do primeiro vilão: a
distração.
É óbvio que fica mais fácil perder o foco quando se pensa em várias coisas em simultâneo. Não é o fato de ter várias coisas em mente que torna alguém um grande escritor, mas sim como esta pessoa consegue gerenciar as diversas ideias sem que haja detrimento de algum dos planos.
A distração pode aparecer de diversas formas e não é nada que necessariamente te imobilize, mas sim, que te tira do foco do cumprimento de determinada tarefa antes do prazo estipulado. Caso você trabalhe com mais pessoas no mesmo ambiente, uma coisa importante a se fazer é conversar com ela para que você não haja interrupções durante o seu período produtivo.
Pensar muito pode parecer bobeira, mas, distraí também.
Concentre-se somente naquele momento, naquela meta, naquela atividade de momento. Idealizar o futuro, imaginar como as coisas serão é importante, porém, o foco deve ser no agora, afinal, se o agora não foi feito, o futuro não ocorrerá da maneira esperada.
Procrastinação
Por vezes confundida com o primeiro vilão, a procrastinação é uma vilã que anda lado a lado com a distração. Não saber lidar com a distração nos leva à procrastinação.
Toda essa comodidade nos deixa numa inércia difícil de quebrar. É nessa hora que surgem os jargões “Depois eu faço!”, “Amanhã eu começo” e, já criaram até um ditado, uma adaptação de um dito popular: “Por que deixar para amanhã, o que você pode fazer depois de amanhã?”.
É até engraçado como isso é tão natural, parece intrínseco à natureza humana. Mas, o adiamento de compromissos atrapalha não só nos seus processos criativos de escrita como também o desenvolvimento pessoal.
Estabeleça metas (diárias, semanais ou mensais) para que você plena consciência do que deve ser feito para que seu objetivo seja atingido. No texto
Gestão de tarefas: como otimizar a sua jornada de escrita, eu explico como organizar melhor suas atividades e, assim, fazendo com que você procrastine menos.
Falta de recursos financeiros
Tornar-se autor publicado e conseguir o sucesso com a venda dos livros é um objetivo comum entre os escritores pretendidos "ganhar a vida" com a literatura.
Infelizmente este caminho não é rápido e nem são todos os escritores que consegue chegar neste ponto. Muitos param no meio do caminho por acreditarem que é preciso investir muito dinheiro para ter um livro publicado e, assim, ter chances de ganhar algo com a venda dos livros.
Já expliquei em alguns artigos aqui no blog quais são os
custos aproximados de um livros e também já mostrei
algumas alternativas para que você possa publicar gratuitamente o seu livro.
Este fator acaba sendo um dos maiores vilões dos escritores iniciantes.
Conclusão
Desafios aparecerão a todo o momento sendo preciso saber lidar com eles. Para os que estão começando no mundo da escrita estes desafios parecerão ainda mais complicados e te fará ponderar desistir. Porém, deve-se manter firme nos seus objetivos.
Aqui no blog Bingo viso ajudar os escritores iniciantes com
centenas de artigos educativos e também através do
curso
gratuito 3EPV. Me diga nos comentários como está a sua jornada como escritor(a) e quais são as suas maiores dificuldades. Até mais.