A Google Play Livros anunciou uma nova ferramenta:
narração automática de livros. Esta novidade é um salto tecnológico importante para o mercado literário, que está se modernizando a cada dia que passa, ficando mais democrático e interessante.
Este recurso já estava disponível para outros países e chegou agora no Brasil, “considerando que a nossa tecnologia torna o processo de produção de audiolivro mais fácil e com menor custo”.
Para entender mais sobre a
Google Play Livros e esta nova ferramenta de
audiolivro, me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!
O que é a Google Play Livros?
Também conhecido como Google Play Books, a plataforma
tem como principal finalidade ser
uma grande biblioteca virtual. Na sua interface, é possível comprar e comercializar livros.
O mais legal é que o Google Play Livros permite um acesso facilitado às maiores obras literárias de todos os tempos. Sejam disponibilizadas gratuitamente ou pagas, basta realizar poucos cliques para emergir numa nova leitura.
A Google Play Livros é uma das várias ferramentas disponíveis na distribuição feita pelo
Clube de Autores.
O que é um audiolivro?
os audiobooks podem ser definidos como livros em áudio. Em países europeus e nos EUA, por exemplo, era muito comum encontrar fitas K7 ou até mesmo CD-áudio (com uma única faixa) contendo um audiobook, principalmente na década de 80 e 90. Grandes artistas, inclusive, eram chamados para realizar as falas de livros.
Um dos grandes exemplos é o audiobook da obra “E.T. - O extraterrestre”, que contava com uma narração de ninguém mais e ninguém menos que Michael jackson.
Por ser um arquivo em áudio, os formatos mais usuais são em MP3, WMA e Ogg. Além dos narradores, audiolivros mais desenvolvidos contam com mais de uma voz, efeitos e trilha sonora que ajudam a criar um universo imaginário na cabeça de quem ouve a história.
Como funciona a narração de livros da Google Play Livros?
Atualmente, conforme a própria Google, 5% dos livros digitais possuem versões em áudio. Um dos principais motivos de tão poucos e-books estarem neste formato
é a dificuldade de custo de produção. É preciso encontrar um bom profissional, gravar, editar e investir um bom dinheiro.
Entretanto, a Google utiliza a inteligência artificial, “para oferecer uma forma mais rápida, barata, com maior acessibilidade e de muita qualidade para as editoras disponibilizem seus catálogos de livros em audiolivros de maneira automatizada”.
Ainda conforme a Google, essa tecnologia permite "som natural, muito similar a um narrador humano, o que é essencial para manter o interesse na história que está sendo contada". A ferramenta ainda está em testes, mas
já é possível conferir alguns clássicos da literatura mundial.
Veja:
Benefícios da narração em áudio automática
Com esta tecnologia, é possível aumentar o volume de produção de audiobooks, seja pelas editoras ou pelos autores independentes. Também, é possível se tornar mais acessível, aumentando o alcance da obra.
A ferramenta de narração automática está disponível gratuitamente.
Importante dizer que para ter a narração automática, o e-book precisa estar em inglês, espanhol, alemão, francês ou português.
Conteúdos para escritores no YouTube
O que achou dessa nova funcionalidade? Planeja usar a narração automática em seus livros? Comente aqui! Agora, quero fazer um convite para você.
Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, um canal para complementar os seus estudos literários. Por lá, dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!