Gatilhos mentais são ferramentas de convencimento e transformação, associadas a emoções e sentimentos presentes na cognição de todo indivíduo. Assim, são aplicados em produtos de entretenimento, na publicidade e também podem ser usados como estratégia para atrair novos leitores para o seu livro.
O caminho mais curto para a tomada de decisão é inconsciente e fundamentada por aspectos emocionais. É a conexão emocional gerada com seu leitor que faz com que ele escolha você dentre outros autores.
Como acontece um gatilho mental?
Algumas decisões que tomamos no dia a dia são básicas e não consomem tanto esforço do cérebro, uma vez que já foram condicionadas e “automatizadas”.
Para isso, existe um sistema construído pelo sistema nervoso que estimula e valida nossas escolhas de acordo com padrões estabelecidos. E isso, chamamos de
gatilhos mentais! Eles nos ajudam a economizar energia em pequenas decisões, evitando cansaço e desgaste mental.
Os gatilhos mentais estão presentes em condicionamentos, sobretudo, em nossa rotina, como no hábito de dirigir, pentear o cabelo, olhar para os lados antes de atravessar a rua.
Aquelas ações que julgamos fazer “sem pensar” são, na realidade, conexões que o cérebro faz com experiências vividas e aprendidas e uma vez que a mente capta informações do ambiente ela dá o comando, para que o corpo aja de acordo com o que foi condicionado e transformado em um hábito, principalmente quando envolvem aspectos de sobrevivência biológica, física e social.
Acontece que o cérebro estabelece outras conexões, de acordo com reforço e estímulos externos, gerando hábitos que nem sempre estão correlacionados com sobrevivência.
Assim como o cachorro sabe e deseja passear quando vê o seu dono com uma coleira na mão, nós também fazemos correlações diretas entre informações e desejos despertados.
Mas, quais são os gatilhos mentais que podem acontecer na venda de um livro?
Para entender melhor quais são e como funcionam os gatilhos mentais, elencamos os 3 principais. Veja quais são:
1) Escassez
Você com certeza já ouviu o famoso ditado:
“é preciso perder para dar valor”. É nesta lógica que o gatilho mental da escassez trabalha.
Ele gera o medo de perder a oportunidade de compra no consumidor. Um grande case de sucesso é a
Amazon frequentemente utiliza a técnica, colocando na descrição de seus produtos a seguinte mensagem: “apenas 1 produto em estoque”.
No momento em que o cliente se encontra em cima do muro, a informação de que ele pode não conseguir adquirir o produto posteriormente o estimula a efetuar a compra.
2) Urgência
O gatilho da urgência está relacionado ao tempo, o acesso ao livro com um determinado desconto, por exemplo, para ser adquirido pelo leitor. Este gatilho gera uma sensação de que se o leitor não comprar, ele se arrependerá e ficará sem o produto.
3) Reciprocidade
A reciprocidade é o gatilho mais nobre entre todos os outros. Ele é o pilar do
Marketing de Conteúdo e está ligado ao sentimento de afeto gerado por meio de um presente gratuito.
Pode ser uma amostra grátis, um
e-book, ou um desconto.
Este gatilho torna positiva a relação entre o escritor e o leitor, fazendo com que ele se sinta especial. A sensação de ganhar um presente é tão boa que o leitor sente necessidade de retribuir a gentileza. Como ele pode retribuir? Comprando!
Estes foram apenas 3 dos diversos gatilhos presentes nas estratégias de comunicação e venda de um livro. Me diz, você trabalha alguns desses gatilhos na comunicação com o seu leitor? Deixe aqui seu comentário e até o próximo texto.