Ter um livro publicado é o sonho de várias pessoas que querem expor suas histórias, seja por realização pessoal ou como aposta em uma nova carreira. O caminho pode ser tortuoso, complicado e, para que os imprevistos sejam minimizados,
é importante planejar bem a publicação do livro.
Por falta de experiência ou por ansiedade de lançar uma obra o quanto antes, é comum escritores cometerem alguns erros que podem levar à frustração. No artigo de hoje,
listarei alguns desses erros que você não deve cometer na etapa de publicação.
Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!
Não estudar o mercado antes de lançar o livro
Escrever, publicar e vender um livro não são as únicas atividades que um escritor deve se preocupar.
É preciso entender como é e como funciona o mercado do livro. Assim, é possível descobrir qual o melhor formato de publicação, como encontrar bons profissionais para as etapas de publicação e quais as editoras que mais se encaixam na sua realidade e necessidade.
Não saber para quem comunicar o livro
Você conhece o conceito de
personas?
Personas é uma representação semi-ficcional do seu leitor ideal, que permite entender para quem ele está comunicando a publicação e venda do seu livro.
Entender o "pra quem" faz com que o escritor seja muito mais assertivo na comunicação, conseguindo
gerar maior conexão emocional com um potencial leitor. Exemplo: se você é um escritor de livros infantis, a sua persona é o pai ou a mãe da criança, afinal, são eles quem comprarão o seu livro para ler com os filhos.
Saber a sua persona ajuda também na escolha de uma editora para publicar ou na escolha de qual rede social usar. A definição da persona é uma das primeiras etapas de desenvolvimento das estratégias de
marketing digital.
Falta de estratégias de marketing
As
estratégias de marketing são essenciais para que o seu livro alcance mais pessoas. Se você não possui uma audiência relevante, é indispensável pensar no seu marketing digital meses antes do lançamento do livro.
É um erro muito comum dos escritores pensar no marketing digital somente após o lançamento do livro. Para que o marketing gere resultados é preciso de meses e meses de trabalho, portanto, o quanto antes você comunicar o que está fazendo, melhor serão os resultados após a publicação.
Pouca importância nas etapas de criação do livro
Um livro só terá sido um sucesso de publicação caso o autor dê a devida atenção à todas as
etapas de publicação do livro. Da a revisão textual até o material escolhido para o miolo, o escritor deve ter o máximo de zelo, afinal, se alguma dessas etapas forem deixadas de lado, problemas na publicação ocorrerão.
O leitor logo perceberá que alguma coisa no livro não está legal. Imagina só ele abandonar a leitura do seu livro por conta de uma diagramação mal feita?! Não economize cuidados.
Essas foram 4 dicas para ajudar você, escritor, a não cometer erros na publicação do seu livro. Agora, quero saber de você o que achou deste artigo. Comente aqui abaixo e até o próximo texto.