A tecnologia nos permitiu sair do tradicionalismo presente há décadas no mercado literário. Se antes só podíamos publicar um livro via editoras tradicionais,
hoje é possível publicar um livro de diversas maneiras, inclusive, o autor pode fazer todos os processos editoriais de forma simplificada e independente.
E diante todas as opções disponíveis no mercado atual para publicar um livro, qual a melhor opção? Já informo que não existe resposta correta, pois dependerá de diversos fatores. Porém, digo que
você deve diversificar a publicação do seu livro
e hoje você entenderá o porquê isso é tão importante.
Se você está insatisfeito com as vendas atuais do seu livro ou quer saber quais são as possibilidades para publicação, me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!
Quais as opções para publicar e vender um livro?
Antes de entendermos os motivos para a diversificação da publicação e venda do seu livro, saiba quais são as
principais ferramentas online e marketplaces disponíveis no mercado.
Opções para publicar um livro
Um livro pode ser publicado de diversas maneiras e o caminho escolhido impactará em como e onde o livro será vendido. Basicamente, existem três modelos de publicação:
No nosso caso, focaremos nas duas últimas opções que são aquelas
onde o autor tem o poder de decisão sobre a venda do livro.
Opções para vender um livro
Quando a escolha é via uma editora prestadora de serviços, a decisão sobre a venda e distribuição geralmente fica a cargo do autor, sendo ele responsável por todo o trabalho de divulgação, porém, algumas editoras auxiliam o autor oferecendo, por exemplo, opções de lojas e livrarias para que o livro seja vendido por lá.
Agora,
quando o autor opta pela autopublicação, cabe a ele decidir em quais lugares ele quer que seu livro seja vendido. E, infelizmente, a maioria dos autores opta por uma ou no máximo duas ferramentas para distribuir o seu livro.
A plataformas mais famosas para vender livros são:
- Livros físicos: Amazon, Americanas, Cultura, Mercado Livre, Estante Virtual e Submarino.
- E-books: Apple Livros, Google Play Books, Amazon, Kobo, Barnes & Noble, OverDrive, Bookmate e Scribd.
Por que publicar e vender um livro em diversas plataformas?
A resposta é bastante simples.
Quanto mais lugares o seu livro estiver, maiores são as chances de ter uma cópia vendida. Os autores, principalmente os independentes que não tem editoras, geralmente publicam o seu livro no
KDP - Kindle Direct Publishing, plataforma de autopublicação da Amazon, mas negligenciam outras plataformas com muitos usuários, como a Google Play Books.
É bem verdade que publicar o livro em diversas plataformas requer tempo e dedicação, principalmente na constante análise e gestão do livro nessas plataformas. A solução para isso, e que é a nossa indicação, é que a publicação do livro seja feita de forma independente no
Clube de Autores. No Clube,
é possível fazer a gestão do seu livro em um único dashboard de todas as plataformas citadas acima.
Conclusão
O autor independente precisa estar sempre se reinventando para conseguir manter as vendas dos seus livros. O trabalho é intenso e cansativo, mas necessário para conseguir o sonho de ser um autor bastante lido.
E a boa gestão pós publicação do livro é essencial para que este grande objetivo seja alcançado. Com o texto de hoje, espero que tenha ficado mais claro a importância da diversificação dos locais de venda de um livro. O que achou? Me conte aqui nos comentários e até o próximo texto.