Escritores e leitores recorrentemente se deparam com inúmeros termos do mundo literário. Já explicamos alguns desses termos aqui no blog, como
quais são as partes que compõem um livro. Também já explicamos o que é e qual a importância do
ISBN
e da
ficha catalográfica.
A ficha catalográfica contém informações preciosas de um livro e é nela que encontramos as informações sobre as edições e reimpressões de um livro, temas do texto de hoje. O que é exatamente isso e quais são as diferenças?
Me acompanhe nas próximas linhas, principalmente se você é um escritor que está passando pelas etapas de preparação e publicação de um livro. Boa leitura.
Afinal, o que é edição de um livro?
Muitos escritores acreditam que a publicação de um livro ocorre logo após o término da escrita. Na realidade, entre escrever e publicar existe a etapa de preparação ou editoração do livro. Nesta etapa, o texto original do autor é revisado, o livro é diagramado e todos os detalhes técnicos são feitos.
Estas etapas podem ser feitas por uma editora de livros, processo mais comum e tradicional, ou por meio da autopublicação No segundo caso, cabe ao próprio autor executar, ou gerir, todas as etapas de preparação e publicação de um livro.
Quando todas essas etapas são concluídas, temos em mão a primeira edição de um livro.
Quando ocorre a segunda edição?
Por mais que o escritor e/ou a editora tenham cuidados com a revisão e preparação do livro,
pode ser que no futuro algumas mudanças sejam necessárias. A obra pode receber um novo capítulo, informações extras, nova revisão textual etc.
Quando essas mudanças são profundas, que mudam características principais da primeira edição, deve-se nomeá-la como segunda edição. Importante dizer que
um livro em sua segunda edição deve receber um novo código ISBN.
Todavia, em caso de mudanças sutis na obra ou correções gráficas e técnicas,
não há a necessidade de novo ISBN e podem ser comercializadas como edição atualizada, ampliada etc.
O que é a impressão e a reimpressão de um livro?
Impressão ou reimpressão de um livro está ligado à quantidade de livros produzidos, independente de qual edição seja. Popularmente no mundo literário chamamos de "tiragem de livros".
Inicialmente, autores e editoras fazem um planejamento para a primeira tiragem de um livro, que pode ser de cem, mil, dez mil unidades ou qualquer outro valor estipulado. Quando este número de cópias impressas são comercializadas, é provável que uma nova impressão de exemplares, ou uma reimpressão, seja feita.
Geralmente, uma
reimpressão ocorre quando a demanda inicial, estipulada, não foi o suficiente para atender a demanda de mercado. Mas há outros fatores importantes também, como a estratégia adotada, posicionamento de mercado e distribuição.
Print on Demand (PoD)
Com o avanço da tecnologia e da melhoria no acesso das pessoas às plataformas de autopublicação, como o
Clube de Autores, uma nova maneira de imprimir livros surgiu. O
PoD, ou impressão sob demanda, como o próprio nome já diz, não realiza grandes tiragens, ou impressões.
Um livro só é impresso quando é vendido. Assim, os custos iniciais do autor diminuem.
Consequentemente, não temos neste caso o uso da expressão reimpressão.
A diferença entre edição e reimpressão
A
edição está atrelada ao conteúdo do livro e a sua qualidade apresentada. Já a
reimpressão é a quantidade de livros que são impressos, independente de qual edição seja. Para uma nova edição, não é preciso ter uma nova impressão e vice e versa.
Se você se deparar com um livro em sua 4ª, 5ª, 6ª edição, saiba que ele já passou por diversas mudanças desde a publicação original. E se você ver um livro na sua 10ª reimpressão, saiba que provavelmente este é um livro bastante vendido, um
best-seller.
Chegamos ao final do nosso texto de hoje. O que achou? Sabia do conceito e das diferenças entre edição e reimpressão? Me conta aqui nos comentários e até o próximo artigo.