Ter engajamento significa envolver o seu público com o conteúdo que você oferece, ao ponto de os seus contatos levarem suas publicações para outras pessoas. Por isso, o envolvimento do público e seu engajamento permitem atrair novos leitores e fidelizar os que já consomem seus livros ou serviços.
Mas, para conseguir engajamento social, é fundamental que você trabalhe o seu conteúdo com maestria e entregue utilidade e vantagem naquilo que escreve. Para ajudar você a
aumentar o engajamento social e atrair mais leitores, fique por dentro destas 4 dicas fundamentais:
1 - Conheça a necessidade da sua audiência
Para conquistar qualquer audiência dentro do marketing, é essencial conhecê-la, saber quais são suas demandas e suas preferências. A segmentação pode ajudar nessa etapa. Para isso,
defina quem é a seu público, ou seja, com quem você quem você irá comunicar-se.
Feito isso, tenha em mente que a audiência deseja estar conectada com pessoas, empresas e escritores que pensem de forma semelhante a ela. A aproximação e a identificação com os valores expostos são fundamentais para atração de público.
A valorização - através de vantagens e benefícios; e o reconhecimento fazem parte das necessidades da sua audiência.
2 - Trabalhe com empatia
Conquistar a atenção de uma pessoa significa fazer com que ela se interesse verdadeiramente por você. E atrair atenção para si fica muito mais fácil se feito com empatia.
A
empatia nada mais é do que você se colocar no lugar do outro. Ou seja, pensar exatamente como o seu público pensaria, experimentar as emoções como a sua audiência sentiria. Essa é a melhor maneira de conhecer os clientes profundamente e atingi-los.
Observe-os com atenção, aproxime-se ao máximo deles e sempre escute o que tem a dizer, evitando agir e conversar como um “robô” nas mídias sociais e
blog. Além disso, nunca trate as pessoas como “massa” — individualize as abordagens e converse diretamente com cada uma.
3 - Use a regra 5/3/2
Um erro que compromete o engajamento social é focar apenas em você mesmo.
As pessoas não interagem tanto com editoras, escritores e empresas que se acham as melhores ou que se gabem por seus feitos. Você deverá evitar ser o foco das atenções ou concentrar-se demais em si mesmo.
A regra 5/3/2 é uma estratégia simples, que te ajudará a
dividir o seu conteúdo de uma forma mais atrativa para a sua audiência. Ela funciona da seguinte forma: a cada 10 postagens:
- 5 devem ser de conteúdos relevantes e que estejam relacionados ao seu segmento e de interesse do público;
- 3 devem envolver a empresa; e
- 2 podem incluir conteúdos pessoais: de uma pessoa para outra, e não de empresa para cliente.
4 - Saiba escalar os seus esforços
Reforços são interessantes para chamar, ainda mais, a atenção e gerar engajamento social. Uma forma de conseguir auxílio é analisar personalidades que podem representar o seu negócio e atrair clientes.
Escale seus esforços através de lives, grupos de discussão e de leitura, por exemplo, e outros eventos relacionados ao seu campo de atuação. Você poderá aproveitar, também, a sua própria participação nesses eventos como uma maneira de reforço. O uso de hashtags nas
redes sociais e de influenciadores também são ótimas contribuições.
Estar presente nas redes sociais com conteúdos relevantes e enriquecedores, é uma excelente forma de engajar, ainda mais, com o seu público.
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