Quem não gosta de uma boa história? Mergulhar de cabeça na trama, entrar na cabeça dos personagens, tentar antever o clímax, desmascarar o vilão. Encontrar uma boa narrativa não é tão difícil, temos excelentes autores que dominam essa técnica.
Mas, e você que quer ver suas histórias publicadas? Sabe como construir uma excelente narrativa e quais são os seus elementos?
Neste texto, eu vou apresentar os elementos que compõem uma narrativa completa. Você vai ver que não é nada complicado, mas se um desses elementos não estiver bem construído, a sua história pode ir por água abaixo.
Preparado para se tornar um fera das narrativas? Boa leitura!
O que é uma narrativa?
De nada adianta eu te explicar quais são os elementos de uma narrativa e suas características, se você não tiver nem o conceito de narrativa bem esclarecido.
A narrativa nada mais é do que contar uma história. É um texto sobre ações e acontecimentos envolvendo personagens, fictícios ou reais.
É muito mais comum encontrarmos narrativas ficcionais, ou seja, histórias inventadas. Mas é possível, sim, encontrar uma narrativa não-ficcional, é o caso das biografias.
E é claro que as narrativas possuem uma estrutura, digamos padrão, que com certeza você já está careca de saber. Relembre os tempos de escola, com esses conceitos que moldam a estrutura de uma narrativa:
- Introdução: é o início de tudo. Onde somos apresentados aos elementos da narrativa, como personagens, tempo e espaço.
- Desenvolvimento:
onde tudo acontece. Aqui temos o desenrolar das ações dos personagens, os acontecimentos. É o momento onde somos ‘apresentados’ a um problema e constitui-se um clímax de curiosidade sobre o andar da história.
- Conclusão: o fim da história. Comumente, vemos uma solução para o problema. Porém, cada vez mais, vemos histórias com um final aberto, deixando os ouvintes, leitores ou espectadores boquiabertos.
Agora que você entendeu, ou relembrou, o que é uma narrativa, vamos ao objetivo de hoje. Vamos tratar de tudo que ajuda a narrativa acontecer: o que são e quais as características.
Quais são os elementos de uma narrativa?
Antes mesmo de chegar a este tópico, eu já comecei a enumerar os elementos de uma narrativa. Será que você conseguiu perceber quais são? Vamos lá:
Enredo
Sem enredo, não há história. Simples assim.
Enredo é o conjunto de todos os fatos e acontecimentos ocorridos, quais as ligações entre eles e que ainda conta as ações de todos os personagens.
Podemos dividir o enredo em algumas partes:
- situação inicial: é como a introdução. Somos apresentados aos personagens, tempo e espaço. Obviamente, não é uma obrigatoriedade todos esses elementos aparecerem no início, mas é a situação mais comum;
- conflito: após estarmos localizados na história, falta sabermos “o que aconteceu” para dar origem a história. É o acontecimento que vai dar início às ações dos personagens;
- desenvolvimento: tudo o que acontece na tentativa de se solucionar o conflito;
- clímax: como dizem por aí, é quando o “bicho tá pegando”. Há um alto ponto de tensão e emoção.
- desfecho: finalmente, somos apresentados à solução do problema e à resposta dessa solução.
Tempo
O tempo diz respeito ao desenrolar da história. Porém, não é um simples passar de horas ou dias, o tempo pode ser dividido em:
- cronológico:
é o tempo do relógio e calendário. São os dias, meses, anos, horas etc.
- psicológico:
o tempo psicológico está atrelado às lembranças , pensamentos e sentimentos dos personagens. Além da importância “temporal”, ele é importantíssimo para definição das características dos personagens
Espaço
Dedutível, todo mundo concorda que o espaço é o onde se passa a narrativa. E está correta a definição.
Porém, o espaço é importante na elaboração dos personagens. A gente sabe que o ser humano se molda conforme o ambiente, então nada mais justo que definirmos o “Espaço” como um agente formador de caráter.
Ação
É importante destacar que ação envolve tudo, mas tudo mesmo, feito pelos personagens. Não só atos e movimentos, mas também falas e pensamentos.
Narrador
É claro que não poderia faltar o principal: onde já se viu uma narrativa sem o narrador?!
A forma como o narrador conta a história, o transforma em um personagem, que pode ser classificado da seguinte forma:
- narrador personagem:
o narrador participa da história. A narrativa, nesse caso, é escrita em primeira pessoa, tanto do singular, quando do plural (eu e nós).
- narrador observador:
neste caso, o narrador não participa da história. Ele a observa e a descreve em terceira pessoa (ele, ela, eles, elas).
narrador onisciente: esse é o narrador sabe tudo. Ele é capaz de ir além do que observa, ele tem a capacidade de narrar as emoções, sentimentos e pensamentos dos personagens.
Personagens
E é claro que não poderiam faltar os personagens! Como já disse no início do texto, os personagens podem ser reais ou não e não precisam ser sempre seres humanos. A literatura permite essa criação fantasiosa.
Os personagens, obviamente, diferem-se uns dos outros, muito em função da sua participação da narrativa.
Os tipos de personagens são:
- protagonistas:
são os principais personagens, os destaques da trama. Quase sempre, são associados aos heróis;
- antagonistas:
os personagens antagonistas vão de encontro aos protagonistas. São os responsáveis pelas criações dos conflitos;
- secundários:
são personagens que contribuem para a criação da trama, porém com uma relevância menor com relação aos dois personagens citados.
Hoje, eu trouxe o básico sobre os elementos de uma narrativa. Ter esses conceitos em mente é fundamental para a construção de uma história, principalmente se você quer viver da escrita.
Já bati nessa tecla, mas volto a frisar: os conceitos são de suma importância, porém a sua criatividade para criar em cima dessa estrutura é que diferenciar o seu texto de outros. Você pode seguir essas “fórmulas” e conceitos e fazer sempre do mesmo estilo de texto ou, abusar das possibilidades criativas desses mesmos conceitos.
Com conceitos esclarecidos e uma boa dose de criatividade, não faltará história boa para ser contada.
Antes de encerrar, eu quero te dar uma super dica e, por que não dizer, um presente para quem gosta de escrever. Quem sabe você não tem aí uma excelente história para ser um marco em uma escola literária brasileira?
Você quer transformar suas histórias em um livro de sucesso? Ou não, você quer apenas publicar, apenas para ter como recordação, mas não sabe como materializar tudo isso?
Eu vou te ajudar a publicar o seu livro. E o melhor, de graça. Eu preparei um e-book com dicas essenciais para quem deseja realmente publicar um livro, tirar suas ideias do imaginário e transformá-las em uma obra literária.
Baixe, agora, o e-book Quero escrever um livro. E agora? para transformar seu sonho em livro!