Começar a escrever com frequência e bem, ao ponto de fazer da escrita uma profissão, pode não ser tão simples como parece. É bem verdade que existem pessoas que tem mais facilidade com o aprendizado e desenvolvimento da escrita, mas muitas outras desistem do sonho por achar que escrever não é para elas.
No texto de hoje, eu separei
5 dicas para ajudar quem quer começar a escrever e está com dificuldade. Por mais que as dicas podem parecer simples, elas são bem eficazes e me ajudaram bastante na construção do meu primeiro livro e na dinâmica de publicação diária aqui no blog.
Aproveite o texto, boa leitura!
Busque referências
Procure estudar, acompanhar e ler pessoas que você tem como referência de escrita. Pode ser um colunista, jornalista, escritor de livros ou qualquer outra pessoa que despertará em você a vontade de "fazer igual".
Ao termos essas referências, é possível entender como é a construção de um texto, melhor colocação de termos e frases, estilo literário, maneiras de envolver o leitor e muito mais. Inicialmente, use essas pessoas como fonte de inspiração.
Pratique todos os dias
"A prática leva à perfeição".
Você certamente já escutou essa frase e ela é válida para diversas atividades que praticamos e com a escrita não seria diferente.
Recomendo você escrever todos os dias, se você deseja fazer da escrita um ofício.
Não estou dizendo que você deve escrever páginas e mais páginas de textos diariamente. Comece por pequenas frases, elaborando boas legendas para suas fotos publicadas em redes sociais. Observe o emprego de
vírgulas, acentuação e procure não abreviar palavras. Quando mais atento(a) você fica para esses detalhes, mais você evoluirá a sua escrita.
Compartilhe seus textos
Recebo diversas mensagens de pessoas com medo de compartilhar aquilo que escreve. E boa parte se deve a insegurança, por não acharem que o texto é bom o suficiente para ser compartilhado.
Esse medo e, consequentemente, o não compartilhamento do texto não ajudará em nada no desenvolvimento do escritor. Os
feedbacks, por mais que alguns sejam negativos, são importantes e necessários.
Há diversas maneiras de compartilhar seus textos:
blogs, grupos fechados, clubes de leitura e escrita e até mesmo publicando em formato de "leituras rápidas" no
KDP,
Google Play Books ou
Wattpad.
Leia bastante
Ler muito está diretamente relacionado a escrever bem. Não existe bom escritor que não seja também um bom leitor. Ler ajuda na melhoria do vocabulário, no entendimento de construção de personagens e diálogo, a como construir uma boa narrativa e muitas outras vantagens.
Tenha bons hábitos de saúde
Comer e dormir bem, bem como praticar atividades físicas, tornam o nosso dia melhor. Ficamos mais dispostos, atentos e produtivos. Logo, escrever acaba sendo uma atividade melhor praticada.
Como é preciso ter foco, concentração e disciplina para escrever bem, é preciso ter o corpo e e mente sã para atingir bons resultados.
Essas foram as
5 dicas para escritores iniciantes. O que achou? Conte-me nos comentários a sua experiência com a escrita e até o próximo texto!