É muito comum termos dificuldade para iniciar e concluir o primeiro livro.
Um universo novo, inúmeras dúvidas e a vontade constante de desistir. Para se ter ideia, tive a ideia de escrever o meu primeiro livro em 2017 e somente três anos depois eu consegui vencer os estágios iniciais de escrita. Há vários fatores externos que contribuíram para esta demora, porém,
não entender o universo literário foi o principal fator.
Durante os últimos anos estudei bastante sobre qual seria a "fórmula mágica" para escrever um livro e descobri que, obviamente, não há.
Mas existem algumas boas práticas interessantes que facilitarão MUITO na realização do seu sonho.
E são essas boas práticas/dicas que eu compartilho com você neste post. Está curioso(a)? Me acompanhe nas próximas linhas!
1 - Tenha um objetivo claro
Escrever um livro não é uma tarefa fácil, principalmente se você for uma pessoa exigente quanto à qualidade da obra. Ter um objetivo claro ajuda você no cumprimento deste objetivo. Você quer escrever um livro parar seguir carreira literária? Ou pretende escrever o seu primeiro livro para satisfazer o ego? O motivo não importa, mas siga sempre em frente do objetivo traçado.
Coloque uma data estimada para conclusão de sua obra, isso evita procrastinar na escrita e evita frustrações.
Lembra que eu disse que demorei mais de 3 anos para finalizar meu livro? Então, me frustrei bastante por não conseguir avançar com minhas ideias. E, hoje, tendo muito claro o que pretendo com meus livros, fica muito mais fácil enxergar o livro pronto.
2 - Escreva rascunhos, sem se preocupar com a qualidade
Escrever bem é um conjunto que une técnica, estudo e prática.
Você irá escrever bem o suficiente para ter uma obra relevante se escrever muito de forma
rascunhal antes. Sugiro escrever todas as ideias que permeiam a sua cabeça sobre a história do seu livro. Assim, você identificará o seu estilo de escrita e, com o passar o tempo, o ato de escrever se tornará fluido e fácil.
Outra grande vantagem de escrever bastante rascunhos é que estas ideias soltas de forma aleatória poderão fazer parte da versão final do seu livro. E, claro, evita que você perca algum insight ou elemento essencial.
3 - Estruture o seu livro antes de começar a escrevê-lo
Existem dois tipos de escritores: aqueles que começam a escrever o livro e só param para analisar e revisar após o término e aqueles que estruturam todo o livro, capítulo por capítulo e que faz revisões periódicas antes da conclusão. Conversando com alguns escritores, boa parte deles afirma que o ideal é que escritores iniciantes estruturem o seu livro antes de começar a escrever de fato.
Esta estrutura que eu estou falando é composta por:
- Pensata: ideia central da sua trama, sobre o que você quer falar. Ex: veganismo nos dias atuais.
- Storyline: é um resumo da história a ser transformada em roteiro, ele possui no máximo cinco linhas e contém apenas o conflito principal de sua história.
- Sinopse:
é a versão mais longa do storyline, onde há um aprofundamento na descrição do conflito e dos personagens principais.
- Personagens:
lista explicativa com todos os personagens principais, suas características físicas, psíquicas, gostos, origem e objetivos.
- Pontos chave: aqui, você irá listar e explicar com detalhes os ambientes, pontos de virada e os impactos que você pretende causar ao leitor.
- Topificação dos capítulos: faça uma lista com quais e quantos os capítulos você pretende ter no seu livro. Além disso, escreva uma frase curta relatando os acontecimentos deste capítulo.
- Feedbacks: anotações relevantes sobre as sugestões dadas pelas pessoas que estão lendo e revisando seu livro.
4 - Absorva feedbacks
Muito importante dar ouvidos a pessoas de confiança que poderão ajudar você na construção do seu livro. Estas pessoas, com um olhar externo,
poderão ver erros que você deixou passar, sugerir mudanças de roteiro e falar de uma forma geral se o seu livro está bom ou não.
Absorver feedbacks trará uma riqueza muito maior à sua obra e aconselho a listar de 3 a 5 pessoas para ler o seu livro antes da versão final. E, preferencialmente, pessoas com diferentes gostos de leitura.
5 - Leia bastante
Ler é um exercício diário essencial para que você escreva bem. Procure variar autores, gêneros literários e alterne entre uma literatura contemporânea e uma literatura de época. Assim, você enriquecerá o seu vocabulário e aprenderá diferentes estilos de escrita.
Estas foram 5 dicas curtas, porém, efetivas que ajudarão você a iniciar a escrita do seu livro. Gostou do artigo? Me diz nos comentários abaixo e até o próximo texto!