Um bom livro de ficção consegue envolver o imaginário do leitor das mais diversas formas.
Leitores que gostam de ficção estão em busca de algo surpreendente e que os fazem fugir da realidade.
E criar histórias assim pode ser um desafio muito grande para o escritor, principalmente para àqueles que estão escrevendo a primeira obra. No texto de hoje, darei para você
5 dicas para você conquistar leitores para seu livro. Boa leitura!
Crie personagens impactantes
Boas ficções sempre tem bons personagens. Muito além de um protagonista interessante, alguns personagens secundários também devem ser bem desenvolvidos na trama.
Uma boa estratégia adotada pelos escritores é a criação da
ficha de personagem para os personagens principais da história. Ao criar a ficha, é possível
entender a fundo quem é o personagem, o porquê ele toma determinas decisões, qual o seu comportamento perante outras pessoas e muito mais.
Com uma boa construção prévia dos personagens, desde o início da escrita você saberá como desenvolvê-lo ao longo da narrativa, permitindo que ele tenha destaque e conquiste os leitores.
Em uma ficção, existem basicamente dois perfis de personagens:
stayers e changers. Os stayers são os personagens que não mudam muito sua personalidade e modo de agir com o passar da história. Já os changers são os que evoluem, mudam psiquicamente e/ou fisicamente ao longo da história.
Na literatura temos bons exemplos de stayers, como
Geralt de Rívia, em O Último Desejo e
Rick Deckard, em Blade Runner. Os changers também são bem representados, como o
Harry Potter, que cresce e evolui ao longo da série e também
Bilbo Bolseiro,
O Hobbit.
Invista em um narrativa coesa
Uma
narrativa superficial não agradará leitores de ficção. Justamente por ser algo que foge do real, é preciso contextualizar muito bem o universo que o leitor encontrará, fazer boas caracterizações de ambiente, com um ritmo de narração balanceado.
Fantasias e ficções futuristas, por exemplo, precisam de um cuidado ainda maior, já que o leitor encontrará monstros, bastante tecnologia e um mundo bem diferente do nosso, que se a narrativa não for em construída, não será bem compreendida pelo leitor.
Para construir uma
narrativa coesa é ter passado pelas etapas de desenvolvimento prévio de um livro, como a definição de
pensata,
storyline e
sinopse. Além disso, é preciso tem em mente de forma muito clara qual o seu tema.
Crie suspense
Não saia contando tudo logo de cara. É bem comum escritores iniciantes revelarem todos os segredos da ficção logo nos primeiros capítulos. É preciso contextualizar bem todos os fatos que compõe a narrativa, engajando e prendendo o leitor na história.
Não seja previsível
Uma história previsível pode ser tida como uma história simples e sem emoção. Alguns pontos de virada, os famosos
plot twist, são muito bem vindos e criam surpresa ao leitor. E esta surpresa pode até dividir opiniões, como a morte de um personagem querido, mas certamente engaja o leitor com a obra.
Cadenciar bem a não previsibilidade ao longo da narrativa pode ser vista como uma grande habilidade por parte do escritor.
Crie diálogos envolventes
Bem como a construção dos personagens é importante, o diálogo entre eles também deve ser um dos destaques do seu livro.
Bons diálogos
conseguem conduzir e prender o leitor por todo o livro.
É através dos diálogos que o leitor cria suas hipóteses sobre as intenções dos personagens, entende um contexto específico e, claro, permite que
leitor e personagem se aproximem bastante.
Caso seu livro seja
narrado em primeira pessoa,
narrador personagem, a proximidade entre leitor e personagem é ainda maior, quase que como uma conversa entre os dois. Utilizar o narrador personagem é uma boa alternativa caso a intenção do escritor seja a real conexão com o leitor.
Conclusão
Para se criar uma boa história de ficção, é
preciso se colocar no lugar do leitor. O que ele espera? Qual a vontade dele ao ler uma literatura ficcional? Entendendo esses pontos, e aplicando as técnicas de escrita, certamente será possível construir uma história bem balanceada e que atrairá as atenções dos leitores.
Me diga nos comentários o que achou dessas dicas e como está a construção do seu livro. Ok?! Nos vemos no próximo texto!