Muita gente diz que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas você
já parou para pensar no poder que uma palavra pode ter? E que tal aqueles slogans que ficam na sua cabeça como o “Pode ser?” da Pepsi e o “Não tem preço” da Mastercard?
Na realidade,
muitas vezes, poucas palavras podem valer mais do que mil imagens. E esse é o poder do copywriting, ou simplesmente copy. Continue lendo este artigo e descubra o poder que um bom texto pode ter para atrair novos leitores.
O que é copywriting?
Basicamente,
copywriting é a criação de textos que interajam com o seu
público-alvo, fazendo com que ele se sinta persuadido a efetuar uma ação. São formatos de textos muito comuns no meio publicitário, sendo utilizados para converter leads, vender produtos, gerar cadastros etc.
Um bom copy precisa não apenas estar gramaticalmente correto, mas também deve ter
informações relevantes, encantar o público e, claro, alcançar os objetivos previamente definidos. E vale ressaltar que toda boa estratégia de
marketing de conteúdo começa nesse ponto!
Quais são os principais gatilhos mentais usados no copywriting?
Agora que você já sabe o que é copywriting e quais são seus objetivos, vamos entendê-lo um pouco mais a fundo?
Que tal adentrar no mundo da escrita focada em conversão com os gatilhos mentais? Abaixo, veja 7 dos mais essenciais para turbinar seu copy e persuadir seus clientes!
Escassez
Você já recebeu notificações de aplicativos como o iFood e 99 falando que
determinado cupom de desconto acabará em breve? Pois é,
esse é o gatilho mental da escassez, que trabalha com o conceito de término do que está sendo oferecido.
Exemplo de copy com gatilho mental de escassez: “Livro com desconto somente até hoje meia-noite!".
Segurança
Utilizar o gatilho de segurança é ótimo principalmente se seu público for mais velho ou se seu livro for novo no mercado. Afinal, aqui você associará a sensação de confiança e segurança àquilo que está sendo vendido.
Exemplo de copy:
“Esse livro já encantou milhares de pessoas que buscavam por um bom suspense policial”.
Prova social
Você certamente já viu aquelas páginas que vendem infoprodutos mostrando vários depoimentos de pessoas satisfeitas com a aquisição. Isso nada mais é do que o gatilho da prova social, que associa o sucesso do produto ao fato de que muitas pessoas compraram e aprovaram!
Exemplo de copy: “Veja o depoimento de 5 dos 5.000 leitores satisfeitos com o livro”.
Autoridade
Quem enviou ou recebeu currículos de trabalho sabe que mostrar as universidades e os cursos renomados feitos conta muitos pontos. Esse é basicamente o gatilho da autoridade, em que você associa o seu livro à autoridade de algo importante.
Para um autor, ter o depoimento de um autor renomado, chancelando a leitura, pode ser o melhor copy para gerar autoridade.
Reciprocidade
O gatilho de reciprocidade consiste basicamente no fato de dar algo de “presente” para que a outra pessoa se sinta “obrigada” a retribuir. Logo, futuramente, ela sentirá vontade de comprar algo do autor que lhe deu aquele presentinho.
Exemplo de copy: “Compre e avalie o meu livro e ganhe brindes exclusivos”
Razão
Na vida, tudo precisa ter um porquê. No mundo do copywriting, isso não é diferente. O gatilho mental da razão trabalha justamente com o porquê, ou seja, com o
motivo pelo qual seu livror é realmente relevante àquele público.
Exemplo de copy: “Um estudo de mais de 1.000 pesquisadores lista 5 motivos que mostram por que essas técnicas de copy funcionam” (percebeu os gatilhos de autoridade e de prova social aqui?)
Afinidade
Olha, no fim, tudo bem se você não sabe como utilizar gatilhos mentais. Lá no início eu também não sabia. E essas duas frases mostram justamente esse gatilho. Com elas, fiz um texto que me aproximou da sua realidade, mostrando que também já sofri com o mesmo problema que você!
Exemplo de copy: “Saiba como eu consegui escrever um mesmo trabalhando 8 horas por dia em uma empresa”.
Entendeu a importância do copywriting? Lembre-se:
um copy persuasivo com bons gatilhos mentais pode ajudar na alavancagem das vendas do seu livro.
E você? Como utiliza os gatilhos mentais nos seus textos? Conta para mim nos comentários e até o próximo texto!