O curso "Marketing Digital para escritores: o segredo para conquistar e encantar leitores" é fruto de anos de estudo e análise do que seria mais relevante ensinar os escritores sobre marketing digital.
Desde que comecei a estudar literatura, entendi que as duas áreas poderiam atuar de forma conjunta. E, no texto de hoje, você saberá melhor do que se trata esse curso e quais são as temáticas a serem aprendidas. Boa leitura!
Existe uma frase que gosto bastante: "um livro não se vende sozinho". É preciso ter dedicação e esforço para divulgar e vender o seu livro, principalmente se você for uma autor independente.
Então, é preciso entender de técnicas, estratégias e ferramentas de marketing digital para conseguir alavancar as vendas do seu livro. E é exatamente essa a proposta do curso.
O curso é dividido em
10 módulos, totalizando
40 aulas. Além do conteúdos audiovisual, há um
e-book didático de 130 páginas. Veja abaixo o que é ensinada em cada módulo.
- Módulo 1: Apresentação (5 aulas)
O primeiro módulo é dedicado ao alinhamento das expectativas, entendimento de qual conteúdo será aprendido, apresentação do tutor do curso e canais de suporte.
- Módulo 2: Introdução ao tema "marketing digital para escritores (2 aulas)
Antes de detalhar o marketing digital, é importante entender de conceitos, benefícios e desafios do marketing digital. Além disso, de forma rápida é explicada como as estratégias de marketing ajudam na venda de livros.
- Módulo 3: Presença digital (2 aulas)
A "presença digital" são ações que permitem você "existir" nos canais digitais da internet. Ter uma presença digital significa que você ocupa um maior espaço on-line.
- Módulo 4: Marketing Digital (5 aulas)
São ações de comunicação que pessoas ou empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais. Os objetivos com o marketing digital são vários: institucional, valorização da marca, relacionamento com clientes, atração de novos clientes etc. Neste módulo, você aprenderá os primeiros conceitos técnicos do marketing digital, como a criação de personas.
- Módulo 5: O marketing digital como ferramenta de atração (5 aulas)
O marketing digital possui algumas vertentes e uma delas é o inbound marketing, com o intuito de atrair e converter visitantes do seu site/blog/redes sociais em compradores do seu serviço/produto.
Ou seja, o inbound marketing é um tipo de estratégia adotada por quem faz marketing digital. Aprenda também como é a jornada do leitor desde o momento que ele te descobre até o momento que ele compra um produto ou serviço seu.
- Módulo 6: Marketing digital, na prática (4 aulas)
É o momento de entrar na prática, vendo tipos de conteúdos que podem ser produzidos, além de como é a relação entre presença digital, marketing digital e inbound marketing.
- Módulo 7: Produção de conteúdo para blog (5 aulas)
Conteúdos para blog é uma das principais estratégias que você deve ter para conseguir autoridade digital. Neste módulo, você aprenderá como criar um planejamento para blog, suas vantagens e como escrever conteúdos textuais para internet. Aprenda quais são os principais erros dos blogs literários que você não pode cometer.
- Módulo 8: Produção de conteúdo para redes sociais (5 aulas)
Aprenda como comunicar nas redes sociais, as principais diferenças entre elas e, também, como criar um planejamento de conteúdo.
- Módulo 9: Relacionamento com o leitor (4 aulas)
Entenda a importância de se criar um bom relacionamento com a sua audiência, como realizar isso via e-mail marketing. Veja como cuidar do pós-venda e como lidar com os feedbacks negativos.
- Módulo 10: Encerramento (3 aulas)
O módulo de encerramento é dedicado às indicações de livros, lembretes e agradecimentos.