Você, profissional do livro, seja escritor, editor ou aspirante ao mercado literário, com certeza deseja
ficar por dentro das novidades e tendências, certo? Aí, conhecer o
PublishNews é fundamental.
Há quem diga que os mercados com um nicho muito específico ou não tão popular no Brasil sofrem com falta e a descentralização de informações.
Então, pensando nisso, pensando em nossa bolha literária, resolvi
apresentar o portal especializado na indústria do livro. E o melhor de tudo: feito aqui, no Brasil, para nós brasileiros.
O que é o PublishNews e qual sua história?
Muito provavelmente, você conhece a história de algum site, blog, podcast ou grupo de amigos que se reuniram para falar sobre um assunto que dominam e não encontraram na internet quem reunisse tudo sobre o tema.
O PublishNews foi a resposta para alguns amigos de (e do) livro que queriam se manter informados sobre o que acontecia no Brasil e no mundo, acerca do mercado literário.
Porém, há um diferencial nesta história. O início do PublishNews não foi como a maioria dos portais.
No dia 20 de julho de 2001, foi lançada
a primeira newsletter PublishNews,
criada por Carlo Carrenho. E este e-mail chegou à caixa de entrada de 30 pessoas. Interessante saber que, desde então, a newsletter não falhou um dia sequer.
A necessidade de um canal de comunicação sobre o mercado literário era tão latente que o crescimento de “uma simples newsletter” impressiona. Para você ter ideia, veja só os primeiros números do PublishNews:
- em 2008, já eram mais de 5.500 assinantes;
- no ano de 2011, esse número ultrapassou a barreira dos 11 mil assinantes.
No início, a maioria dos assinantes era de profissionais que trabalhavam com livros, tanto no mercado editorial quanto no livreiro.
Já hoje, há uma diversidade de público, com jornalistas e assessores de imprensa que precisam se manter informados e até mesmo se pautarem. Outro público marcante é o escolar, com universidades, escolas, bibliotecas e até mesmo órgãos do governo, como secretarias de educação.
Quando surgiu o site PublishNews?
Com um crescimento exponencial, ficaria inviável atender os desejos do público leitor em apenas e-mails semanais. Era preciso algo maior.
O site/portal PublishNews nasceu, então, em 2009, após 8 anos. Como contado no próprio site,
começou com uma simples expansão das mensagens da newsletter, era o “Leia Mais” ao final de cada chamada.
Com o site criado, foi possível detalhar mais cada notícia publicada, criar colunas, galerias de foto e até um blog.
Mas o crescimento não parou por aí. Já em 2010, a tradicional lista de mais vendidos publicada pelo PublishNews passou por uma reformulação e trouxe, por exemplo, o ranking mundial e o ranking de vendas no Brasil.
O PublishNews preza tanto pelo conteúdo e pela transparência que publica os números que são apurados. E como diferencial, ainda divulga rankings semanais, mensais, anuais, tanto de livros, como de editores.
Bem, você pode achar que tudo isso, lá em 2010, já seria satisfatório, mas não para a equipe do PublishNews.
Em 2015, segundo eles próprios, foi lançado o portal de verdade, o "black site", com tecnologia de ponta, um design responsivo, balcão de empregos e uma lista de mais vendidos mais ágil.
Ah! E não vai achando que com tudo isso a newsletter foi abandonada.
Você pode assiná-la aqui.
E se você ainda não entendeu a relevância do PublishNews para o mercado, saiba que o portal é parceiro oficial, com um espaço na
FLIP
(Festa Literária Internacional de Paraty).
Este ano, a Casa PublishNews debateu assuntos como o futuro da Lei Cortez e do preço do livro no país, a indústria livreira como agente de inclusão e diversidade e as novidades no setor de audiolivros.
O que você encontra no PublishNews
Bem, parecerá chover no molhado, mas realmente tem de tudo no site. E de tudo se entendem
notícias,
opinião,
rankings,
entrevistas,
vídeos,
podcast
e até mesmo um
balcão de emprego.
Se você, mesmo lendo a história do PublishNews, ainda não abriu uma nova aba no seu navegador para conhecê-lo, vou contar, de maneira superficial, o que você encontrará ao abrir o portal.
- Área indie:
espaço dedicado aos lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados;
- Últimas notícias;
- Colunas;
- Mais vendidos:
categorizados em “lista geral” e “lista nacional”;
- PublishNewsTV:
entrevistas e reportagens;
- Podcast;
- Emprego: você pode, inclusive, divulgar uma vaga;
- Atualidades;
- Blog da redação;
- Entrevistas;
- Eventos literários;
- Lançamentos de livros;
- Livros mais vendidos;
- Memória;
- Mercado editorial;
- Opinião;
- Prêmios e concursos.
Prêmio PublishNews
O
Prêmio PublishNews é o primeiro prêmio direcionado especificamente para aqueles que cuidam da comercialização dos livros.
Em 2021, foram 5 categorias:
- Mais vendidos de ficção (1°, 2° e 3° lugar);
- Mais vendidos de não-ficção (1°, 2° e 3° lugar);
- Mais vendidos de infantojuvenis (1°, 2° e 3° lugar);
- Mais vendidos de negócios (1°, 2° e 3° lugar);
- Mais vendidos de autoajuda (1°, 2° e 3° lugar).
E mais alguns prêmios especiais:
- Prêmio de Livro Mais Vendido do Ano;
- Prêmio de Editora do Ano;
- Prêmio Profissional de Marketing e Vendas do Ano;
- Prêmio PublishNews de Contribuição ao Mercado Editorial;
- Prêmio Metabooks - Livraria que melhor utilizou metadados em 2021;
- Prêmio Metabooks - Editora que melhor utilizou metadados em 2021.
Os ganhadores do ano passado foram:
Ficção:
- Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Junior;
- A garota do lago (Faro Editorial), de Charlie Donlea;
- Os sete maridos de Evelyn Hugo (Paralela), de Taylor Jenkins Reid.
Não ficção
- Mulheres que correm com os lobos (Rocco), de Clarissa Pinkila Estés;
- Mindset (Objetiva / Grupo Companhia das Letras), de Carol Dweck;
- Escravidão - Vol. 2 (Globo Livros), de Laurentino Gomes.
Autoajuda
- Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill;
- A coragem de ser imperfeito (Sextante), de Brené Brown;
- A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca), de Mark Manson.
Infantojuvenil
- Vermelho, branco e sangue azul (Seguinte), de Casey McQuiston;
- Mentirosos (Seguinte), de E. Lockhart;
- Box Harry Potter (Rocco), de J.K. Rowling.
Negócios
- O poder da autorresponsabilidade (Gente), de Paulo Vieira;
- Mindset milionário (Buzz), de José Roberto Marques;
- Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro.
Mais informações sobre o prêmio, você
confere aqui.
Mais conteúdos literários no YouTube
É inquestionável a relevância do PublishNews para o nosso mercado literário. O portal é uma enorme fonte de conhecimento e curiosidades, se você ainda não o conhece, está perdendo um tempo precioso.
Agora, além do PublishNews,
quero apresentar outro canal de informação sobre livros, mercado, tecnologia, enfim, de tudo um pouco.
Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, onde falo de tudo e um pouco mais sobre tudo que envolve literatura. Tem dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!