A história das editoras, no Brasil, é mais antiga do que muita gente pensa. E desde muito cedo, grandes nomes surgiram, marcaram história e ainda continuam produzindo obras importantíssimas para a sociedade. Dentre eles, a editora FTD é referência em livros didáticos.
Mas, a história da FTD está bem além dos livros e escolas, curiosidades e inovação permeiam os mais de 100 anos da editora. E eu iria mais longe ainda, a FTD já existia antes da sua oficialização, os fundadores só ainda não sabiam.
Quer saber o que há de mais bacana nessa história centenária? Vem comigo que vou te contar!
A história da FTD
Para você ter ideia de quão “idosa” é a FTD, basta eu te dizer que a sigla
FTD
é uma singela homenagem a
Frère
Théophane
Durand. E para te responder quem é Frère Théophane, a gente precisa conhecer um pouco a história do Grupo Marista.
E foi por isso, que eu disse que a história da FTD começa um pouco antes da sua fundação oficial, em 1902. Os Irmãos Maristas atuavam, no Brasil, desde 1897 na direção de vários colégios. E, Frère Durand foi Irmão Superior Geral do Instituto Marista entre os anos de 1883 e 1907.
Então, aposto que você já concluiu que sim, a FTD faz parte do Grupo Marista, você, com certeza, deve conhecer alguma escola que faça parte do Grupo, certo? E, o Grupo Marista está inserido nesse círculo maior - e internacional - que é o Instituto Marista.
A importância de Frère Théophane Durand
O primeiro destaque que gostaria de mencionar da gestão de Frère Durand foi a determinação para a vinda dos primeiros Irmãos Maristas para o Brasil, lá em 1897, como mencionei anteriormente. E, obviamente, os Irmãos não vieram sozinhos, na bagagem chegaram, também, os primeiros livros FTD, no Brasil.
E já que falei de livros, vamos à história dos livros FTD e como Frère atuou para que a editora atingisse um patamar ainda maior. Ao assumir a gestão do Instituto, já haviam sido publicados livros da História da França e Gramática Francesa, além de uma cartilha escrita pelo fundador do Instituto; Padre Champagnat; e algumas obras de ensino religioso.
Frère passou então a estimular os Irmãos a escreverem livros sobre outras disciplinas. E assim nasceu a primeira
Coleção de Livros Didáticos FTD.
Muitos desses livros passaram a fazer parte da grade curricular de escolas públicas e privadas, na França e em países em que os Irmãos Maristas atuavam. No início, era comum encontrar países com dificuldades em produzir materiais didáticos, a solução foi, então, ampliar a atuação da
FTD
para esses países.
O que era, até o momento, uma editora francesa, passou a ser uma marca presente na Inglaterra, Bélgica, Alemanha, Itália, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Argentina, China, além de outros. Tudo isso, ainda no final do século XIX, início do XX e, antes mesmo da
FTD
ser uma marca comercial.
O registro comercial da editora FTD veio somente em 1890, quando houve a necessidade de se abrir uma empresa editorial. Como empresa, a FTD passou a administrar de forma legal e oficial as obras já publicadas e, claro, ampliou o nível de produção.
A FTD no Brasil
Tão logo chegou ao Brasil, a FTD já começou a traduzir e adaptar as suas obras já existentes para o português e, claro, a produzir novos livros conforme a nossa cultura.
O primeiro livro FTD brasileiro foi o “Exercícios de Cálculo sobre as Quatro Operações” publicado em 1902. Apesar de ter ‘nascido’ no Brasil, a obra foi uma tradução e adaptação de um livro francês, feita pelo Irmão Andrônico, diretor de colégios Maristas no país.
O escopo de trabalho dos irmãos Maristas, nos primeiros anos de Brasil, passou a ser uma força tarefa na tradução e adaptação de livros franceses que fossem comuns à grade de ensino brasileira. Mas, não ficaram de fora os primeiros livros FTD genuinamente brasileiros para o ensino da Língua Portuguesa, da História e da Geografia do Brasil e os primeiros atlas escolares brasileiros.
Outra figura chave na história da FTD no Brasil é Irmão Isidoro Dumont, sucessor de Andrônico na direção de uma das escolas Maristas, em São Paulo. Isidoro tomou à frente da produção de livros novos de Aritmética, Álgebra, Geometria, Trigonometria, Logaritmos e demais matérias.
O trabalho dos Irmãos Maristas tem uma espécie de guia, um método que orienta a produção editorial dos seus livros. Tal metodologia tem a alcunha de
Método FTD.
Pode parecer simplista, mas tal Método levou à FTD ao topo do mercado editorial brasileiro.
Dentro da metodologia FTD há a confecção de materiais conhecidos como Livros do Mestre. Tais livros eram como guias para os professores e fonte enorme de atividades para os alunos. O trabalho de Irmão Isidoro, alinhado ao Método FTD mais os Livros de Mestre popularizaram a FTD, tanto na rede pública quanto privada de ensino.
A Editora FTD, com todo o trabalho dos Irmãos Maristas, tornou-se a mais completa editora de livros didáticos e a primeira a ter publicações que abrange todas as áreas do ensino brasileiro. Não seria exagero afirmar que, editoras que surgiram nos anos seguintes, seguiram os passos da FTD.
Conheça as trilhas de atuação da FTD
Com toda essa pompa de uma das principais editoras brasileiras, a FTD tem um leque muito abrangente de atuação, que vai para além das salas de aula. Então, para encerrar essa história, que tal conhecer um pouco de outros trabalhos da editora?
- Oficina das Finanças:
desde 2008, a FTD criou uma metodologia de educação financeira, para o uso correto do seu dinheiro. O mais legal é que essa metodologia é aplicada em sala de aula, como uma disciplina escolar, educando pais e alunos.
- Editora Mediação: um enorme catálogo de obras, de autoria de renomados escritores do país e do exterior, para auxiliar a formação docente por meio da literatura e divulgando teorias e práticas pedagógicas essenciais a uma educação de qualidade.
- Stand For:
materiais didáticos e paradidáticos, impressos e digitais, elaborados por especialistas em ensino de língua inglesa e que despertam a motivação dos alunos - da Educação Infantil ao Ensino Médio.
- OPEE Educação:
projetos educacionais que abrangem toda a Educação Básica, Organizações Não-Governamentais e ambientes corporativos para o estímulo de ações empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
É legal demais conhecer a história de quem movimenta o mercado editorial, no Brasil, não é mesmo. É impressionante como esses grandes nomes, como a FTD, estão há tanto tempo e produziram coisas que a gente nem imaginava como surgiram. Você tem alguma recordação da FTD, algum livro que tenha te marcado? Conte para a gente nos comentários.
Ah! Antes de você ir, quero fazer um convite literário, saindo um pouco do universo dos livros didáticos, mas até propondo uma leitura para as pausas nos estudos. Que tal conhecer o meu romance distópico?
Em
Lucas: a Esperança do Último, apenas 2% da população mundial sobreviveu à Grande Extinção. Estamos em 2042 e Lucas acredita que somente ele e seu gato Félix sobreviveram. Mas algo acontece e ele passa a acreditar que ainda pode encontrar a sua família, para isso, terá de sair em uma jornada de vida ou morte.
Quer saber mais sobre essa história?
Baixe, agora, os capítulos iniciais e conheça Lucas!