Existem diversas plataformas e redes sociais e todas elas são utilizadas por escritores e produtores de conteúdos literários. A mais recente a aparecer como favorita do público livreiro é a Twitch. Ainda desconhecida de muitos, a "roxinha", como é carinhosamente chamada, possui diversos atrativos e diferenciais.
No texto de hoje, explicarei o que é a Twitch e como você aproveitar ao máximo da ferramenta para produzir seus conteúdos literários. Vamos lá? Boa Leitura!
O que é a Twitch?
A Twitch é uma plataforma de compartilhamento de streaming de vídeo ao vivo fundada em 2011, incluindo transmissões de competições de esportes eletrônicos. Além disso, oferece transmissões de música, conteúdo criativo e mais recentemente, streams "na vida real".
Até pouco tempo atrás, a plataforma era dominada por criadores de vídeos de jogos eletrônicos. Todavia, atualmente há uma diversificação bem grande dos nichos abordados pelos usuários.
Tipos de conteúdo que são comuns na Twitch
Os jogos eletrônicos com "CS:GO", "Fortnite" e "Fifa" ainda dominam a plataforma. Além das transmissões ao vivo, ocorrem diversas competições desses jogos. Mas a plataforma se tornou interessante para educadores e diversos outros profissionais e/ou produtores de conteúdos que fazem lives com frequência.
Perfis literários de destaque
Atualmente existem diversos perfis literários com destaque e uma tendência é a migração do Youtube para a Twitch. Abaixo, listo dois canais que já eram grandes no Youtube e que agora estão fazendo sucesso na Twitch.
Navegando
O canal Navegando, criado por Bruno Neute, existe desde 2016 no Youtube e há algum tempo ingressou na Twitch.
Leitor de ficção científica, horror, fantasia, suspense e quadrinhos, Bruno concentra em sua lives
momentos de leitura com os seus seguidores.
Atualmente o canal Navegando está com mais de 15 mil seguidores na Twitch.
KabookTV
Criado pela carioca Karine Leôncio, o canal KabookTV existe há mais de 10 anos e acumula mais de 144 mil inscritos no Youtube. Pela Twitch, Karine está quase batendo a marca de 30 mil seguidores e, assim como o Bruno, compartilha a leitura de diversos livros com seus seguidores.
Conteúdos literários para serem criados na Twitch
Veja abaixo quais são os tipos de conteúdos literários sugeridos para a Twitch.
Sprint de leitura
Sprints de leitura ou “leitura conjunta”, são lives realizadas pelos influenciadores digitais que
consistem em um
evento ao vivo
onde é separado um tempo de
30 minutos
para que seja feita a leitura, seguida de 15 minutos de um breve intervalo.
Os tempos de leitura e os intervalos podem variar e durante os intervalos acontece a interação entre o influenciador e seus seguidores.
Escrita coletiva
Uma alternativa interesante para os escritores é utilizar a Twitch para compartilhar com os seus seguidores o seu processo criativo. Pode-se discutir as ações dos personagens e até mesmo o destino da história. Ainda é um nicho pouco explorado e que pode render boas ideias para o livro que está sendo criado.
Vale a pena investir na Twitch?
A Twitch teve um crescimento de 45% nas views em 2021 se comparado com o ano de 2020, além de ter três jogos que superaram a marca de 1 bilhão de horas assistidas. Esse crescimento foi grande por conta da pandemia mas este não é o único fator. Cada vez mais novos produtores de conteúdo estão apostando na Twitch como plataforma principal.
Ainda existe muita margem para crescimento, frente ao saturado Youtube. Ou seja, se você pretende criar um canal literário, a Twitch pode ser a opção ideal. O que achou do texto de hoje? Já conhecia a Twitch e suas funcionalidades? Conte-me nos comentários e até o próximo texto.