Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 30 de agosto de 2021

Compartilhe este artigo:

Um dos grandes desafios dos escritores é alcançar mais leitores para o seu livro. É um trabalho difícil, que requer muita persistência. E um caminho ainda pouco explorado pela maioria é o digital, um conjunto de estratégias que ajudam o escritor a se posicionar na internet, utilizar ferramentas e, a longo prazo, se tornar uma autoridade digital.


Entende-se como autoridade digital aquela pessoa que possui forte reputação e audiência grande o suficiente para se tornar uma referência no seu segmento. Essas pessoas conseguem um forte engajamento dos seus seguidores e, assim, conseguem divulgar livros e outros produtos e serviços. 


Criar essa reputação e audiência não é um trabalho fácil, nem rápido, porém, é possível a todos. No texto de hoje, darei algumas dicas do que você precisa fazer para se tornar essa autoridade digital. Boa leitura!

Tenha uma boa presença digital

O primeiro passo para se tornar uma autoridade digital é estar presente. Parece óbvio, não é mesmo? Mas ter uma boa presença digital requer estar na internet de forma estratégica. Caso você inicie suas estratégias de marketing digital de qualquer jeito, os resultados colhidos não serão os melhores.


A presença digital é a primeira etapa para se tornar conhecido digitalmente, portanto, trate esta etapa com bastante cuidado.

Crie conteúdos relevantes

"Fazer por fazer" não traz resultados e nos leva à frustração e desconfiança com os resultados possíveis do marketing digital. O ideal é todo material produzido e publicado tenha sido planejado previamente.


O planejamento nos permite publicar conteúdos cada vez mais relevantes, que entregarão algo de valor para a sua audiência. E quanto mais conteúdos de valor você entrega, maior será a sua reputação. Quão maior fora a sua reputação, mais próximo de ser uma autoridade digital você estará.

cta-introd-mkt-digital

Mantenha-se atualizado(a)

Quando se fala do digital, estamos falando de constantes mudanças e atualizações. Uma estratégia ou ferramenta que funciona hoje, pode não funcionar amanhã. Além disso, atuar na vanguarda do marketing permite ao escritor se destacar perante os demais.

cta-intro-mkt-digital

Aprenda com os feedbacks

Os feedbacks são importantes para melhorarmos sempre. Estar atendo ao que seus leitores falam sobre você e sua obra é importante para o seu desenvolvimento na escrita.


Não trate os feedbacks negativos como um problema, eles são ótimos para entendermos melhor a cabeça do leitor.

Engaje sua audiência

Engajar com a audiência é importante para que não haja uma relação fria, unilateral. Se for assim, o seu crescimento digital será limitado, afinal, você não contará com a "força" da sua audiência para divulgar o seu trabalho. Quanto mais engajado você é com a sua audiência, maiores são as chances dela falar mais de você.


O que achou dessas dicas para se tornar uma autoridade digital? Lembre-se que, mesmo seguindo todas essas dicas, o processo de crescimento e relevância na internet pode ser lento, mas é preciso ter paciência e persistência.


Nos vemos no próximo texto, até breve!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-escolher-a-capa-perfeita-para-seu-livro-e-a-importancia-de-um-bom-design
Por Juliano Loureiro 17 de abril de 2025
Hoje, falaremos com mais detalhes tudo o que você precisa saber para ter a melhor capa para o seu livro. Boa leitura!
autopublicacao-vs-editora-tradicional-qual-e-a-melhor-opcao-para-voce
Por Juliano Loureiro 9 de abril de 2025
Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desafios de cada método de publicação, para que você possa tomar a decisão mais adequada ao seu objetivo como autor. Boa leitura!
narradores-incomuns-e-como-usa-los-para-contar-historias-unicas
Por Juliano Loureiro 3 de abril de 2025
Neste post, vamos explorar dois narradores incomuns—a segunda pessoa e a narrativa mista—e como você pode usá-los para criar histórias memoráveis.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG