Ter um livro de destaque no mercado dos livros não é uma tarefa fácil. Cada vez mais pessoas estão realizando o sonho de ter o livro publicado devido ao
avanço da tecnologia e facilidade de acesso a ferramentas e empresas que ajudam na
autopublicação.
Mas o crescente número de escritores não deve ser encarado como um problema, afinal, o número de pessoas lendo também aumenta. De acordo com
reportagem feita pela
Folha de São Paulo, no ano de 2020,
foram comprados 83% mais ebooks do que em 2019, num aumento de 4,6 milhões para 8,4 milhões de unidades vendidas. Ou seja, há bastante espaço para novos escritores.
No texto de hoje, mostrarei para você algumas dicas de como você pode se destacar no mercado editorial. Vamos lá?! Boa leitura!
Tenha uma forte presença digital
Para se destacar perante outros escritores
é preciso ser visto. É bem provável que você seja um(a) desconhecido(a) digitalmente. Além de parentes e amigos, normalmente não temos outras pessoas a quem recorrer quando lançamos um livro. Assim sendo, as vendas não serão substanciais, já que rapidamente todo seu ciclo social será avisado e impactado com o seu livro.
Dessa maneira, é preciso alcançar novas pessoas que se interessam por você e seu livro. Para isso, é preciso ter uma
presença digital
forte. Estar presente digitalmente é ter redes sociais, site, blog e outras ferramentas que permitem você se tornar conhecido(a) e, consequentemente, ter mais visibilidade com o seu livro.
Entenda o perfil do seu leitor
A relação entre leitor e escritor deve ser a mais pessoalizada possível. Não só no meio literário, mas para qualquer produto ou serviço, estamos mais dispostos a consumir algo que nos dê uma experiência satisfatória e não somente o produto ou serviço em si.
É preciso entender
quem é e qual o perfil
do seu leitor. Assim, toda sua comunicação e toda a sua busca por novos leitores será baseada neste perfil. No
marketing, chamamos este perfil de
persona. Entender a sua persona fará você ser mais assertivo(a) na comunicação e, assim, estará mais próximo(a) de tê-lo como leitor.
Faça parcerias
As parcerias ajudam a alavancar o alcance do seu livro. Seja com influenciadores ou marcas relacionadas ao mercado do livro, busque parcerias que ajudarão na chancela da sua presença digital.
Estude sobre as editoras do nosso mercado
No Brasil temos centenas de editoras, dos mais diversos tamanhos e linhas editoriais. E nem todas estarão preparadas para receber o seu livro.
Não adianta enviar e-mails padronizados "cópia e cola" para todas elas. Além de "queimar o seu filme" como escritor, você criará uma falsa esperança que algum dia terá o livro publicado.
Em primeiro lugar,
estude sobre as editoras e descubra qual a linha editorial, estado em que ela está mais presente, se aceita ou não envio de originais e outras informações que você julgar relevante. Após essa pesquisa, organize todas as editoras que mais se encaixam ao seu perfil em uma planilha e faça o contato com o meio de comunicação indicado por cada uma delas (geralmente é e-mail).
Até agora, neste tópico, eu falei sobre as
editoras grandes, tradicionais, que poucos autores nacionais tem seus livros publicados.
Caso você seja um escritor de primeira viagem, o melhor caminho para ter um livro publicado é ir atrás de editoras menores, que são focadas em pessoas iguais a você, que ainda não tem renome no mercado literário.
Participe de prêmios literários
Os
prêmios literários podem ser a grande recompensa do escritor. Apesar de bastante concorridos, é sempre válido se inscrever. E não se prenda aos maiores prêmios, como o
Jabuti ou o
Sesc de Literatura. Diversas cidades e entidades brasileiras abrem editais ao longo do ano em busca de obras inéditas.
Neste texto eu falei de algumas boas práticas que ajudarão você a ter destaque no mercado editorial. O que achou dessas dicas? Me conte aqui nos comentários e até o próximo artigo.