A palavra bingo está escrita em azul e verde em um fundo branco.
Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 3 de junho de 2021

Compartilhe este artigo:

Ter um livro de destaque no mercado dos livros não é uma tarefa fácil. Cada vez mais pessoas estão realizando o sonho de ter o livro publicado devido ao avanço da tecnologia e facilidade de acesso a ferramentas e empresas que ajudam na autopublicação.


Mas o crescente número de escritores não deve ser encarado como um problema, afinal, o número de pessoas lendo também aumenta. De acordo com reportagem feita pela Folha de São Paulo, no ano de 2020, foram comprados 83% mais ebooks do que em 2019, num aumento de 4,6 milhões para 8,4 milhões de unidades vendidas. Ou seja, há bastante espaço para novos escritores.


No texto de hoje, mostrarei para você algumas dicas de como você pode se destacar no mercado editorial. Vamos lá?! Boa leitura!

Tenha uma forte presença digital

Para se destacar perante outros escritores é preciso ser visto. É bem provável que você seja um(a) desconhecido(a) digitalmente. Além de parentes e amigos, normalmente não temos outras pessoas a quem recorrer quando lançamos um livro. Assim sendo, as vendas não serão substanciais, já que rapidamente todo seu ciclo social será avisado e impactado com o seu livro.


Dessa maneira, é preciso alcançar novas pessoas que se interessam por você e seu livro. Para isso, é preciso ter uma presença digital forte. Estar presente digitalmente é ter redes sociais, site, blog e outras ferramentas que permitem você se tornar conhecido(a) e, consequentemente, ter mais visibilidade com o seu livro.

Entenda o perfil do seu leitor

A relação entre leitor e escritor deve ser a mais pessoalizada possível. Não só no meio literário, mas para qualquer produto ou serviço, estamos mais dispostos a consumir algo que nos dê uma experiência satisfatória e não somente o produto ou serviço em si.


É preciso entender quem é e qual o perfil do seu leitor. Assim, toda sua comunicação e toda a sua busca por novos leitores será baseada neste perfil. No marketing, chamamos este perfil de persona. Entender a sua persona fará você ser mais assertivo(a) na comunicação e, assim, estará mais próximo(a) de tê-lo como leitor.

Faça parcerias

As parcerias ajudam a alavancar o alcance do seu livro. Seja com influenciadores ou marcas relacionadas ao mercado do livro, busque parcerias que ajudarão na chancela da sua presença digital.

Estude sobre as editoras do nosso mercado

No Brasil temos centenas de editoras, dos mais diversos tamanhos e linhas editoriais. E nem todas estarão preparadas para receber o seu livro. Não adianta enviar e-mails padronizados "cópia e cola" para todas elas. Além de "queimar o seu filme" como escritor, você criará uma falsa esperança que algum dia terá o livro publicado.


Em primeiro lugar, estude sobre as editoras e descubra qual a linha editorial, estado em que ela está mais presente, se aceita ou não envio de originais e outras informações que você julgar relevante. Após essa pesquisa, organize todas as editoras que mais se encaixam ao seu perfil em uma planilha e faça o contato com o meio de comunicação indicado por cada uma delas (geralmente é e-mail).


Até agora, neste tópico, eu falei sobre as editoras grandes, tradicionais, que poucos autores nacionais tem seus livros publicados. Caso você seja um escritor de primeira viagem, o melhor caminho para ter um livro publicado é ir atrás de editoras menores, que são focadas em pessoas iguais a você, que ainda não tem renome no mercado literário.

Participe de prêmios literários

Os prêmios literários podem ser a grande recompensa do escritor. Apesar de bastante concorridos, é sempre válido se inscrever. E não se prenda aos maiores prêmios, como o Jabuti ou o Sesc de Literatura. Diversas cidades e entidades brasileiras abrem editais ao longo do ano em busca de obras inéditas.


Neste texto eu falei de algumas boas práticas que ajudarão você a ter destaque no mercado editorial. O que achou dessas dicas? Me conte aqui nos comentários e até o próximo artigo.

Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-criar-um-plano-de-escrita
Por Juliano Loureiro 13 de fevereiro de 2025
Neste post, vou te guiar passo a passo na criação de um plano de escrita eficiente, com dicas práticas e ferramentas que vão te ajudar a manter a consistência e concluir seu livro com sucesso.
como-escolher-a-capa-perfeita-para-seu-livro-e-a-importancia-do-design
Por Juliano Loureiro 6 de fevereiro de 2025
Neste post, vou te guiar pelos principais aspectos para escolher a capa perfeita e explicar por que o design é tão importante nesse processo. Vamos lá? Boa leitura!
conheca-a-ccxp-e-descubra-como-escritores-podem-aproveitar-o-evento
Por Juliano Loureiro 30 de janeiro de 2025
A CCXP também é um espaço incrível para escritores que desejam divulgar seus livros e conectar-se com seu público. Conheça mais sobre o evento
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: