Os benefícios da leitura são inumeráveis, nós sabemos. Assim como sabemos também que para as crianças é fundamental, já até falei sobre isso
aqui. Mas muita gente tem dúvidas de como introduzir as crianças na literatura.
Algumas pessoas acreditam que isso é tarefa exclusiva da escola, outras pensam ser muito maçante ficar ‘obrigando’ a criança a ler e tem quem diga que não tem tempo para isso.
Mas, no nosso dia a dia, a gente consegue estimular as crianças à leitura mesmo sem perceber ou esforçar. Separei
8 dicas para te ajudar nesta nobre tarefa que é estimular o hábito da leitura.
Confira e boa leitura!
1. Escolha os livros apropriados para a idade da criança
A primeira dica é bem básica, pode parecer até óbvia, mas é de boa valia sempre ressaltar que
há, sim, livros certos para cada idade
e olhe que a gente nem tá falando de temáticas.
A gente tem uma ideia errada de que a leitura só é estimulada com o exercício do ato de ler, propriamente dito, as palavras, “então para quê incentivarei uma criança que ainda não é nem alfabetizada?”.
As crianças podem e devem ter o contato com os livros quanto antes. Há centenas, para não dizer milhares, de livros de ilustrações, que contam histórias sem precisar das palavras. Aí, basta papais e mamães colocarem a imaginação para funcionar e ler junto de suas crianças.
Conforme a criança vai crescendo, aprendendo a ler, aí, sim, livros que trabalham esses momentos de aprendizado podem ser fundamentais para que a criança, além de aprender mais, tome gosto tanto pela leitura como pelo aprender.
As crianças adoram fazer associações de letras a animais, objetos e pessoas.
Uma dica fundamental é sempre estar em contato com a escola para saber o momento de aprendizado da criança, buscar livrinhos que ‘complementam’ aquilo que ela vê em sala. Assim, a criança tem a percepção de que o livro é algo a mais para ela descobrir e brincar.
2. Permita que a criança escolha seus livros
Aproveitando a dica anterior, quando falei para conciliar a escola com a leitura, tente sempre ter livros que correspondam ao gosto da criança.
Se a sua criança gosta de esporte, que tal livros com histórias de bola, futebol, natação e outros? O seu filho é apaixonado por bichinhos? O que não faltam são livros de fazendas, florestas e animais de estimação.
Se você quer mais dicas, confira:
Livros infantis para você ler para sua criança.
Mas, o mais importante é deixar que a própria criança escolha o livro que ela quer ler ou brincar. Se você não tem ideia do que pode despertar o interesse da criança para a leitura, as próximas dicas vão dar uma ajudinha.
3. Cerque-se de livros
Quando a gente tem criança pequena em casa, tentamos tirar tudo do alcance para que as mãozinhas nervosas não ‘destruam’ ou deixe nossas coisas sujas de comidas. Então, que tal deixar à mão alguns livros, além de brinquedos?
Que as crianças são curiosas, todos sabemos, então um livro perto da televisão, junto aos brinquedos, perto da cama e até mesmo na hora do banho é um estímulo quase que natural.
4. Faça passeios literários
Que tal aproveitar a ida ao shopping para almoçar, no fim de semana, para mostrar para as crianças um lugar diferente? Aproveite e
dê uma passadinha nas livrarias, geralmente, os espaços dedicados à literatura infantil são áreas montadas para as crianças curtirem.
Ensine o hábito da “espiadinha” e da “folheadinha” nos livros. Se em sua cidade tiver uma
biblioteca pública, procure saber sobre uma possível agenda cultural de oficinas, exposições e apresentações. Mostre que o espaço do livro é um lugar cheio de cultura.
Outro passeio literário, mas sem contato com os livros é o teatro, porque afinal de contas, 99% das histórias teatrais infantis têm um livro por trás. Leve sua criança e, se ela gostar, conte que aquilo que vocês viram está também nas páginas de um livro.
5. Brinque com os livros
Há livros, principalmente para crianças bem mais novas, que são atividades lúdicas, como pintar, desenhar. Talvez, você não veja isso como um estímulo à leitura, mas aproxima crianças e livros.
Mas há também livros já para crianças um pouco maiores que, além da leitura, são interativos, alguns com abas, aqueles pequenos fantoches para a criança manusear os personagens, enfim, os livros são pura diversão.
Você também pode fazer outras brincadeiras não com os livros, mas sobre eles.
Estimule a criança a desenhar os personagens, contar a história para você ou até mesmo interpretar, fazer um teatrinho para você. Isso pode se tornar uma rotina, toda família brincando de interpretar um livro, olha só que legal!
6. Seja um exemplo
Crianças adoram imitar os pais e adultos, isso é fato. A criança finge conversar no telefone, os dedinhos aprendem rapidamente a deslizar pelas telas de smartphones e tablets, então, é óbvio que ela vai querer imitar o pai ou mãe que sempre está com um livro em mãos.
Não faça a sua leitura somente enquanto estiver sozinho ou sozinha, faça em companhia da criança. Mostre que seu livro é diferente, não tem figuras, mas é uma história que você gosta e que ela também pode ter um livro só para ela.
7. Faça da leitura um hábito, não uma obrigação
Tudo feito por livre escolha sempre é mais prazeroso, não é mesmo? Com a leitura não seria diferente.
Todas as dicas dadas não são gravadas em pedra, às vezes uma coisa pode funcionar para uma criança, para outra não. O importante é que você estimule, mas também deixe que a criança tenha o seu ritmo.
Saiba separar o que é a leitura como atividade escolar e aquela que será puro hobby. Não há nada de errado se a criança preferir ler um pouco por dia ou várias horas, não há leitura melhor ou pior.
8. Use a tecnologia a seu favor
Está difícil competir com as telas? Então que tal, colocar no celular ou nos tablets alguns livros digitais? A vantagem é que alguns livros infantis possuem animações e interatividade só possível em dispositivos tecnológicos.
Não é uma solução para separar crianças e telas, mas hoje em dia, quem se desprende facilmente? Mas, ao menos você está proporcionando à criança conhecer outros formatos de livro,
quem sabe ela não cresça apaixonada pelos e-books?
Dicas para incentivar a leitura das crianças não faltam. Aqui listei algumas, mas poderíamos falar de muitas coisas como apresentar diferentes tipos de livros e revistas, mostrar gêneros diferentes para as crianças maiores, assistir filmes e animações baseados em livros e quadrinhos.
Poderíamos ficar por horas trocando figurinhas. E se você quer mais dicas literárias, deixarei uma última, mas tão importante quanto as outras apresentadas.
Conheça o Bingo - Conteúdos Literários, meu canal no YouTube, onde converso sobre tudo relacionado à literatura. Confira os vídeos e faça sua inscrição!