A divulgação de um livro é um dos grandes desafios enfrentados pelos escritores. Atualmente, os novos escritores têm recorrido dos meios digitais e midiáticos para divulgação da obra, como as redes sociais, mas esquecem que meios tradicionais ainda funcionam muito bem para ganhar espaço e relevância no meio literário.
O release, ou comunicado de impressa, ainda é eficaz e pode abrir portas para os escritores. No texto de hoje, explicarei o que é um release e como criar um que seja atrativo para quem o recebe. Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura.
Afinal, o que é um release?
O release é um material jornalístico feito por uma pessoa ou empresa visando a divulgação de uma notícia, acontecimento ou material, seja de interesse pessoal ou coletivo, corporativo. Também conhecido como
press realese, este documento deve ter informações claras e objetivas, para atração rápida daquele que o recebe.
Este documento deve ser enviado a pessoas e/ou empresas que podem ter interesse na publicação, divulgação e leitura do seu livro. Além do release, é importante que o escritor tenha materiais complementares, como o
book proposal, importantes caso o destinatário queira saber mais sobre a obra.
Como escrever um realease?
Antes de falarmos sobre como escrever um release, importante saber que existem vários tipos de release, cada um com um objetivo diferente. Veja quais são os principais:
- Padrão:
utilizado exclusivamente para informar sobre um assunto específico, como o lançamento de um produto. Neste release, deve-se informar o nome do produto, data de lançamento, preço, detalhes do produto, objetivos e qualquer outra informação relevante.
- Editorial:
geralmente escrito em primeira pessoa, este tipo de release inclui opiniões, análises e críticas. É bastante utilizado para entrevistas e como meio para gestão de imagem.
- Convite: formato utilizado para eventos e cerimônias. Este tipo pode ser enviado em diversos tons, dependendo de quem recebe, desde jornalistas, para fazer a cobertura deste evento, a até palestrantes, mestres de cerimônia, patrocinadores etc.
- Dirigido: este release é escrito em caráter de exclusividade, enviado para pessoas/empresas selecionadas, com mensagens personalizadas. O tratamento é mais íntimo, ideal para gerar maior empatia entre as partes.
Diante de tantos tipos de release, qual o melhor formato para um livro?
Depende. Tens que saber para quem e qual o objetivo do release. Editoras, produtores de conteúdos, podcasts, veículos de comunicação, eventos etc. Cabe ao escritor definir estes detalhes antes de criar o release.
Entretanto, há informações cruciais que um release de um livro deve ter. Veja:
Frase de impacto
O release deve fisgar a atenção do destinatário e isto pode ser feito através de uma frase matadora, retratando uma passagem forte do livro ou uma característica marcante do autor. Esta frase de impacto guiará o tom de todo o release.
Detalhes do livro
O desenvolvimento do release. Importante falar sobre o que é o livro, para quem ele é direcionado e o porquê uma pessoa deveria lê-lo.
Sobre o autor
Após reter a atenção do leitor do release, é o momento de validar o autor da obra, explicando como surgiu a ideia de escrever o livro, os desafios e conquistas. Pode-se gerar gatilhos de curiosidade, lincando a obra com o autor. Não só o livro deve ser interessante, mas também aquele que o escreveu.
Objetivo do release
Por qual motivo o release está sendo enviado para aquela pessoa? Publicação? Divulgação? Participação em um podcast? Parceria via redes sociais? Independente do motivo, ele deve estar explícito no documento.
Personalização da mensagem
O leitor do release deve ter a sensação de exclusividade ao receber o documento. Faça alterações sutis na mensagem, inserindo observações sobre a empresa, pessoa ou características daquele que recebe o release. Para o autor ser tratado com exclusividade, ele deve também tratar o destinatário com exclusividade.
Conclusão
Reforce pontos importantes do release, atiçando a curiosidade para a leitura do livro. O leitor do release deve sentir a necessidade de ter mais informações sobre o livro divulgado.
Chamada para a ação
Call to action, ou chamada para a ação, é uma estratégica essencial no marketing e permite ao leitor do release, literalmente, tomar uma ação após ler o documento. O autor do release deve indicar ao destinatário o que ele deve fazer. Dessa maneira, a mensagem cumprirá o seu objetivo.
Considerações finais
O release é um importante instrumento de divulgação de uma obra literária. Além de ser escrito com cuidado e atenção,
importante que o escritor também dê importância às outras estratégias de divulgação e marketing, afinal, para os autores independentes todo esforço para a venda é válido.
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