Está em pauta na câmara dos deputados a aprovação ou não de um projeto que proibi o casamento homoafetivo no Brasil. Naturalmente, este projeto gerou inúmeras discussões e revolta de grande parte da população, tendo em vista o retrocesso social que este projeto representa.
No texto de hoje, conceituaremos o casamento, ou relacionamento, homoafetivo e, para quem quiser aprender mais sobre o tema,
indicar 6 livros. Boa leitura!
O Que é um relacionamento ou casamento homoafetivo?
Relacionamento ou casamento homoafetivo refere-se a uma
união amorosa entre duas pessoas do mesmo sexo. A palavra "homoafetivo" deriva de "homo", que significa "igual", e "afetivo", que se refere a afetos e emoções. Assim, em sua essência,
trata-se de um relacionamento baseado em sentimentos e emoções entre duas pessoas do mesmo gênero.
Historicamente, essas relações enfrentaram desafios significativos, variando desde a desaprovação social até proibições legais.
No entanto, ao longo dos anos, a luta pelos direitos LGBTQ+ permitiu que mais países reconhecessem e legalizassem casamentos entre pessoas do mesmo sexo, assegurando a essas uniões os mesmos direitos e benefícios de casamentos heterossexuais.
O casamento homoafetivo ainda
não é regulamentado em lei no Brasil, mas já
foi liberado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano de
2011. Agora, tentam
Proposta para proibir o casamento homoafetivo no Brasil
A proposta do parlamentar pernambucano Pastor Eurico é incluir no artigo 1.521 do Código Civil um parágrafo com impedimentos para a celebração de casamentos e uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo.
Sugestões de livros sobre relacionamentos e debates homoafetivos
Para aprofundar no tema, sugeriremos 6 livros para você. Cada qual com a sua abordagem, confira:
"Me chame pelo seu nome", de André Aciman
Este romance é ambientado na Riviera italiana e segue a história de Elio, um adolescente que se apaixona por Oliver, um estudante de pós-graduação americano que visita à casa da família de Elio durante o verão.
O livro é uma representação sensível e intensa do desejo, paixão e angústias do primeiro amor.
"Orlando: uma biografia", de Virginia Woolf
Uma biografia fictícia que segue a vida de Orlando, que misteriosamente muda de gênero ao longo de quatro séculos.
O livro explora a fluidez de gênero e sexualidade, bem como as convenções sociais que as cercam.
"A Linha da Beleza", de Alan Hollinghurst
Situado na Londres dos anos 80, o romance segue a vida de Nick Guest, um jovem gay que se torna parte da alta sociedade londrina.
O livro aborda não apenas o aspecto pessoal do desejo e relações homoafetivas, mas também a paisagem política e cultural da época, incluindo a ascensão do Partido Conservador e a crise da AIDS.
"As desventuras de Arthur Less", de Andrew Sean Greer
Arthur Less, um escritor quase desconhecido e prestes a completar 50 anos, está à beira de um colapso. Seu namorado de longa data o deixou por outro homem, e Arthur decide evitar o constrangimento de comparecer ao casamento dele ao aceitar todos os convites profissionais que recebeu para eventos literários no exterior.
O que se segue é uma hilariante jornada ao redor do mundo, de Paris a Berlim, de Marrakech ao sul da Índia. "Less" é uma meditação emocionante sobre o amor, a idade e a natureza fugaz do sucesso literário.
"O Deus das Pequenas Coisas", de Arundhati Roy
Situado em Kerala, Índia, este romance segue a vida da família Ipe e as tragédias que os acometem. Embora não seja estritamente um romance LGBTQ+, ele explora temas de tabus sociais e amores proibidos, incluindo uma subtrama sobre a relação entre duas mulheres.
Por uma prosa lírica e rica, Roy examina como as convenções sociais e as "Leis do Amor" podem destruir aqueles que ousam desafiar os limites.
"Diga aos Lobos que Estou em Casa", de Carol Rifka Brunt
No ano de 1987, a vida de June Elbus, uma adolescente de 14 anos, é transformada quando seu amado tio Finn morre devido à AIDS. Finn, um renomado pintor, era a ligação de June com o mundo artístico e sofisticado de Nova York. Antes de sua morte, Finn pinta um retrato de June e sua irmã, Greta, que se torna um símbolo da relação complicada das irmãs.
Após sua morte, June começa a formar uma amizade inesperada com Toby, o parceiro secreto de Finn. Juntos, eles lidam com o luto, a incompreensão e a redenção. O romance é um olhar terno sobre a família, o primeiro amor, e como as pessoas que nem sempre entendemos são aquelas que nos ajudam a nos conhecer melhor.
Mais conteúdos literários no YouTube
Após conhecer mais sobre casamentos homoafetivos, que tal assistir diversos conteúdos literários no YouTube?
Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.