A insegurança pode fazer parte da jornada dos escritores iniciantes e é normal se questionar se o caminho seguido é o mais indicado. Apesar de não existir regras para se tornar um escritor, algumas
boas práticas podem ajudar em todo o processo.
Alguns sinais aparecem e podem mostrar se você está ou não no
caminho certo como um escritor. E é justamente sobre isso que falaremos no texto de hoje. Saiba identificar e avaliar como está a sua jornada na escrita.
Gostou desse tema? Então me acompanhe nas próximas linhas e até o próximo texto.
Fazer da escrita um hábito
Um dos maiores desafios daqueles que querem escrever um livro é fazer da escrita um hábito.
Para escrever um livro é preciso dedicação, perseverança e muita prática. Além do livro em si, é preciso praticar a escrita de outras maneiras, como escrevendo textos para blog, resenhas mais bem elaboradas nas redes sociais ou qualquer outra forma que traga um enriquecimento para o escritor.
Quando o escritor entende que é preciso praticar sempre, preferencialmente todos os dias, o caminho como escritor se torna mais prazeroso e próximo do livro publicado.
Estar disposto a compartilhar a sua história
Pode até parecer contraditório, mas é comum escritores não quererem compartilhar suas histórias com outras pessoas.
Timidez e medo de
feedbacks negativos são apenas alguns motivos que travam o escritor iniciante.
Vencendo esta barreira, o escritor consegue melhorar bastante suas histórias, afinal,
o retorno dos leitores é essencial para o amadurecimento e enriquecimento das obras do escritor. Sejam um amigo próximo,
leitores beta ou leitores comuns, um bom escritor sempre estará se esforçando para atingir o maior número de pessoas.
Entender a importância das estratégias de marketing
Escritores independentes são "exércitos de um homem só", já que são os responsáveis por escrever, publicar e vender seus livros. E para ocorrerem boas vendas, é preciso investir no
marketing digital.
Quando se entende a importância do marketing, o escritor tem
mais chances de tornar o seu livro mais bem-sucedido. Assim, estar antenado às mudanças do meio digital é fundamental.
Manter os estudo em dia
Para seguir no caminho certo como escritor, é preciso
estudar bastante. Não falo estudar sobre a história de um livro, mas sim sobre o mercado editorial, novas opções de publicação, sobre editores disponíveis, profissionais do mercado do livro etc.
É preciso ficar antenado para não ficar "por fora" de tudo o que acontece no mundo livreiro. Acompanhar blogs e portais de notícias, além de seguir autores que mais admira, são ótimas opções.
Quando se entende que deve-se ir muito além do próprio livro em si, o escritor tem mais chances de alcançar seus objetivos.
Essas foram
4 atitudes que os escritores têm que demonstram estar no caminho certo. O que você achou? Me conte aqui nos comentários as suas experiências com a escrita e até o próximo texto.
Mais conteúdos no Youtube
Agora que você entende se está ou não no caminho certo para ser um escritor, que tal aprender mais sobre escrita criativa no YouTube?
Quero apresentar outro canal de informação sobre livros, mercado, tecnologia, enfim, de tudo um pouco.
Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, onde falo de tudo e um pouco mais sobre tudo que envolve literatura. Tem dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!