De diversas maneiras as artes de esbarram, se encontram e somos agraciados com grandes obras literárias. Músicos que são escritores, atores que são escritores... São tantas as possibilidades que é provável que você se surpreenda com alguns artistas também escrevem livros. Alguns, bastante elogiados pela crítica e vencedores de grandes prêmios.
Confira a seleção de três grandes artista que também se dão bem como escritores. Boa leitura!
Chico Buarque
Grande como músico, igualmente grande como escritor. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB). Sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solo, em parceria com outros músicos e compactos.
Na literatura, os seus livros discutem problemas sociais, mas também existenciais, com uma prosa bem elaborada, digna das poesias de Buarque.
Escreveu seu primeiro conto aos 18 anos, em 1962, antes mesmo de ganhar destaque como músico. E ao longo dos anos desenvolveu sua carreira literária sendo autor de peças teatrais e romances. Foi vencedor de três Prêmios Jabuti: o de melhor romance em 1992 com
Estorvo e o de Livro do Ano, tanto pelo livro
Budapeste, lançado em 2004, como por
Leite Derramado, em 2010. Em 2019, foi distinguido com o
Prêmio Camões, o principal troféu literário da língua portuguesa, pelo conjunto da obra.
Tom Hanks
Anos após o naufrágio, Tom Hanks trocou a bola de vôlei pelo papel e caneta. Trocadilhos à parte, Hanks lançou seu primeiro livro em outubro de 2017,
Tipos Incomuns,
uma coletânea de contos. Sucesso de público e crítica, Tom Hanks explora em sua primeira obra de ficção uma coletânea de histórias que disseca, com grande afeição, humor e perspicácia, a condição humana e todos os seus defeitos.
As histórias de
Tipos incomuns vão do hilário ao profundamente tocante e tem têm algo em comum:
em todos, uma máquina de escrever desempenha um papel ― às vezes menor, às vezes central. Conhecido por sua sensibilidade como ator, Hanks traz essa característica para sua escrita. Ora extravagante, ora comovente, ocasionalmente melancólico, Tipos incomuns deleitará e surpreenderá seus milhões de fãs.
Fernanda Young
Nacionalmente conhecida por suas atuações em
Os Normais,
Saia Justa e diversas outros programas na televisão, Fernanda Young, falecida em 25 de agosto de 2019, aos 49 anos, foi uma grande escritora ganhando, inclusive um Prêmio Jabuti em 2019 com a obra
Pós-F, para além do feminino e do masculino.
Em 1995 estreou como autora no seriado
A Comédia da Vida Privada, da Rede Globo. No ano seguinte, Fernanda lançou seu primeiro romance,
Vergonha dos Pés, que já tem mais de 15 edições. A princípio, os livros de Fernanda conseguiram boa exposição na mídia devido à sua persona peculiar, suas declarações controversas, sua obsessão com cultura pop e seu visual, construído por cabelos geralmente curtos, grandes tatuagens.
O que achou da lista, ficou surpreso(a)? Me diz nos comentários qual artista você gostaria de ver aqui no blog BINGO. Até o próximo blogpost!