Hoje, falemos de um conceito muito importante no
marketing que você já deve ter escutado, mas talvez não tenha dado devida importância:
produto, preço, praça e
promoção.
Essas quatro palavras são popularmente conhecidas como os 4 P's do Marketing.
A princípio podem parecer quatro palavras muito comuns, mas juntas, formam um
composto de marketing bem poderoso e de extrema importância para as ações de planejamento do seu negócio.
O que é marketing e qual a sua importância para os escritores
Antes de tudo, precisamos entender o que é marketing e a sua importância.
Você sabe, de fato, o que significa marketing? Como é a sua presença digital? Está alinhada com os ideais e objetivos literários?
A palavra
marketing derivada do
market, que na tradução significa “mercado” e nesse caso, acompanhando o sufixo
-ing, quer indicar uma
ação de comércio que está em andamento. Porém, esse significado é só o início de tudo que realmente envolve marketing.
Ou seja, o marketing são todos os
processos e funções que levam o consumidor a adquirir o produto ou serviço ofertados por uma empresa.
Não difere quando o assunto é
marketing digital, que se trata de um conjunto de atividades executadas por uma empresa para atrair
novos negócios, relacionamentos e identidade de marca. Porém, no marketing digital todas essas atividades são
online.
Já faz um bom tempo, e agora mais do que nunca, que nosso principal meio de comunicação com o público/consumidor são as
mídias digitais. São elas que permitem uma comunicação personalizada e direta com o consumidor.
Por isso, é quase impossível falar de marketing e não falar sobre
marketing digital, uma vez que grande parte da população mundial já está na internet e compra online. Em tempos de quarentena, essa porcentagem é ainda maior.
Uma pesquisa revela que
71% dos
brasileiros aumentaram o número de compras online após Covid-19. Ou seja, é o momento de ativar todos os canais digitais como sites, blogs, mídias sociais, e-mail e derivados.
O marketing digital permite realizar vendas cada vez melhores e, principalmente, fortalecer o
posicionamento de marca. Por meio dele é possível ter mais clareza nos resultados que estão sendo alcançados consultando métricas fundamentais para melhorar o desempenho de sua empresa.
A
mensuração dos resultados é uma estratégia possível no marketing digital que possibilita monitoramentos de processos muito mais fáceis e precisos.
Agora, faz-se necessário explicar os
quatro pilares do marketing para conduzir uma boa estratégia: o
Composto de Marketing.
Mas afinal o que é Composto de Marketing?
O
Composto de Marketing nada mais é que variáveis influenciadoras nas decisões das empresas e que devem ser planejadas, eficazmente, para que os objetivos empresariais sejam alcançados.
É a base para entender todo o
comportamento do consumidor e o
posicionamento
da empresa frente ao mercado em que ela atua.
Trata-se de quatro pilares básicos de uma estratégia de Marketing:
- Produto;
- Preço;
- Praça;
- Promoção.
Por isso, é popularmente conhecido como
4Ps do Marketing, e por isso entenderemos um pouco mais do que eles significam:
Produto
Os 4Ps é tudo que uma pessoa ou empresa se propõe a oferecer, seja um
produto ou serviço.
Refere-se a tudo aquilo que é oferecido aos clientes ou, no nosso caso, aos leitores, incluindo toda atividade relativa em si, tais como, em um livro, formato, projeto gráfico da capa, formato do livro, qualidade e tipo do papel, contato posterior com o autor. É importante considerar esses aspectos para promover melhor experiência de uso do produto ou serviço ao consumidor.
Deve ser desenvolvido para atender as necessidades e desejos da demanda, sendo fundamental fazer
pesquisas de mercado, analisar dados para conhecer melhor o público antes de lançar o produto. Afinal, não adianta ofertar algo que não tenha mercado suficiente para compensar todos os gastos na elaboração e comercialização deste produto ou serviço.
É preciso responder perguntas do tipo: quais são as necessidades da minha demanda? Como diferenciar o meu livro? Como ofertar a obra? Como distribuir o produto? Entre outras.
É preciso, também, entender o
Ciclo de vida do Produto e o
Ciclo de Adoção de Produtos para elaborar estratégias mais efetivas ao longo do tempo de modo a estender o produto no mercado.
Preço
Estratégia que ajuda a definir o posicionamento e proposta de valor ofertada pelo produto. É como o produto ou serviço estará posicionado na mente do consumidor.
O mercado literário é quem define o preço, e o cliente/leitor o quanto está disposto a pagar.
É de extrema importância que a precificação esteja alinhada com o poder de aquisição de sua
persona. Não adianta querer cobrar mais caro para pessoas que não estão dispostas a pagar a mais por um livro; elas terão a percepção de algo muito caro.
Da mesma forma,
se o preço for muito abaixo do que o público está disposto, o mesmo pode ter a percepção de algo inferior e baixa qualidade. Este é um ponto bem interessante, tendo em vista que diversos autores vendem o
livro digital por apenas R$ 1,99, acreditando que assim terá mais vendas.
O preço não está ligado apenas ao produto/livro ou serviço em si, mas também à percepção do autor e tema pelo público. Por isso, autores e
editoras
mais conhecidas ou com melhores percepções conseguem cobrar mais caro por um mesmo produto. Logo, é fundamental com que o preço esteja alinhado ao mercado no qual a empresa se insere.
É preciso responder perguntas do tipo:
quão sensível é minha demanda em relação ao preço?
Quanto as pessoas estão dispostas a pagar? Qual é a precificação dos concorrentes?
Para entender melhor, veja um caso prático de como é fundamental precificar adequadamente com a sua comunicação e público alvo.
Além de definir o valor a ser cobrado pelo livro, deve-se também definir as condições de venda, formas de pagamento, definir os descontos para os vários tipos de compradores, formular a política de preços e analisar os preços dos concorrentes.
Praça
Refere-se à forma
como o livro é entregue ao mercado, como o cliente encontra-o para comprar, seja a versão física ou digital, nos canais de distribuição, sites, entre outros.
É importante pesquisar, seriamente, onde está a demanda, seu comportamento e qual o seu cotidiano, pois não adianta oferecer o livro em lugares onde os potenciais leitores não estarão.
É preciso responder perguntas do tipo: Onde as pessoas buscam pelo produto? Elas consomem mais pela internet ou em lojas físicas? Tenho capacidade para expor meu produto em vários canais de distribuição?
No final das contas, o que realmente importa é estar disponível para o cliente, pois o produto deve ser algo acessível para quem o procura.
Promoção
São todas as formas de
promover e divulgar o livro. Não devem ser considerados apenas os canais, mas também a comunicação e linguagem que será usada para passar ao público alvo.
A promoção está ligada com a capacidade de
fixar na cabeça do consumidor que a sua marca, produto ou serviço será a solução dos problemas de quem o procura. É também a forma de
despertar desejo dos leitores.
Está relacionado a
ações publicitárias adequadas
para impulsionar seu produto usando diversos meios de comunicação. Estes podem ser
digitais, como
redes sociais, e-mail marketing , anúncios, ou meios
tradicionais como as feiras literárias e panfletagem.
É preciso responder perguntas do tipo: em quais canais devo promover meu livro? Como os concorrentes estão se comunicando e por quais canais? Qual será o tom da minha mensagem?
Qual a importância dos 4 P’s do Marketing?
A definição dos quatro elementos é essencial para implementar o posicionamento estratégico, de modo a atingir o público leitor alvo ideal. É o modo que as empresas têm para nortear suas ações e garantir um sucesso de vendas ao longo do tempo, em outras palavras,
é o modo para conseguir se manter competitivo no mercado de forma sustentável.
O composto e marketing permite não só elaborar ações para promover novos livros, mas também possibilita criar estratégias para fidelizar e manter a base de clientes.
Alinhar esses quatro pilares do marketing, entender como é o
ciclo de vida e o
processo de compra de seus leitores, farão com que você tenha informações valiosas sobre o seu mercado e demanda, possibilitando ter vantagem competitiva.
Entendendo os 4 P's, na prática
Imaginemos dois cenários de uma venda de água, por exemplo:
1) É comum vermos
ambulantes vendendo água, aos arredores de estádios de futebol, filas de shows, festivais ou na praia. Neste cenário, temos um mercado de pessoas que estão morrendo de sede e querem apenas satisfazer essa necessidade.
Relacionando com os 4 P's:
- Produto: água gelada em embalagem de plástico comum;
- Preço: bem acessível, em torno de R$5,00;
- Praça: locais de aglomeração;
- Promoção: realizada pelo próprio ambulante, geralmente aos gritos ou por meio de um cartaz.
2) Agora, vamos imaginar que uma pessoa esteja em um restaurante, ou em uma festa, ou boate e deseja tomar água. Neste cenário, temos uma demanda com maior padrão de consumo e que está disposta a pagar mais caro para consumir um produto de qualidade.
Relacionando com os 4 Ps:
- Produto: Perrier, água importada da França e naturalmente gaseificada servida em embalagem de vidro;
- Preço: mais elevado, variando de R$20,00 a R$30,00 dependendo do estabelecimento;
- Praça: Restaurantes, Boates de luxo, Supermercados;
- Promoção: propagandas e campanhas sofisticadas.
Ambos os casos estão corretos, pois atuam em
mercados diferentes e por isso possuem posicionamentos diferentes.
É preciso que todos os elementos estejam em sintonia, pois não adianta querer cobrar mais caro por um produto se o determinado segmento de mercado não está disposto a pagar a mais, como no primeiro exemplo prático.
Apesar de o exemplo ter sido sobre água, podemos aplicar esta metodologia também para a venda de livros. Perceba haver uma grande diferença entre um livro curto, um conto de 30 páginas, disponibilizado apenas na versão digital e um livro acadêmico de medicina.
No primeiro exemplo, é possível encontrar ofertas de R$ 5,00, enquanto no segundo caso, um livro de medicina pode custas centenas de reais.
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Um conteúdo bastante técnico e denso, não é mesmo? Mas que tal aprender mais ainda sobre marketing e livros, de forma leve e descontraída?
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