O mercado da autopublicação está aumentando vertiginosamente no Brasil. Há vários fatores para isso: mais empresas ofertando a publicação de livros a um custo reduzido, mais escritores independentes surgindo e o interesse dos leitores em ler algo "diferente".
Infelizmente, ser escolhido por uma grande editora não é um caminho fácil, portanto, acredito que você esteja considerando autopublicar o seu livro. Esta é a solução para a grande maioria dos escritores brasileiros. Mas, quais são as
vantagens e desvantagens desse processo? É exatamente disso que falarei no texto de hoje! Então, se prepare! Certamente este blogpost ajudará você neste processo.
Boa leitura!
Antes de começarmos, o que é autopublicação?
Autopublicação é quando o autor
NÃO conta com uma
grande editora para investir e publicar o seu livro. Nestes casos, a editora executa todo o processo de criação, desde a revisão textual até a comercialização da obra. Geralmente, os autores tem contrato fixado, de exclusividade ou não, assumindo alguns compromissos de lançar livros regularmente.
Já na autopublicação, o autor
não possui o investimento desta editora e tem que arcar com todos os processos editoriais. Para facilitar este processo, existem inúmeras
editoras focadas em autores independentes, que ofertam todas as etapas de criação e publicação do livro, mas custeados pelo autor.
Vantagens da autopublicação
Existem várias vantagens de ser um autor autopublicado. Eu sou um desses autores e digo que a satisfação de ter o próprio livro em mãos é algo incrível! Sem mais delongas, veja quais são as principais vantagens.
Liberdade de criação
Na autopublicação é o autor quem decide sobre todas as etapas de desenvolvimento do livro. E aqui temos dois caminhos. O autor pode fazer tudo sozinho (revisão textual, diagramação, capa etc) e posteriormente enviar o livro para impressão em uma gráfica. Ou pode contratar uma editora, que fará tudo isso sob a orientação e supervisão do autor.
Independente do caminho escolhido, cabe ao autor decidir sobre
TUDO, sem precisar seguir padrões da editora.
Aprendizado de todo o processo de publicação
Principalmente para os escritores iniciantes, aprender sobre todo o processo de criação do livro é fundamental, além de ser gratificante. Por experiência própria, acompanhar como uma editora funciona, como é o processo de revisão, técnicas de diagramação e outros fatores me fizeram um escritor ainda melhor.
Certamente, nos meus próximos livros conduzirei melhor ainda todo esse processo.
100% dos ganhos ficam com o autor
Com o livro em mãos, cabe ao autor independente decidir como e por
quanto ele venderá seus livros ficando, assim, com todos os ganhos provenientes das vendas. Nada mais justo, afinal, ele pagou por todos os processos editoriais.
Quando se é autor de grandes editoras, em que elas assumem todos os custos, o repasse para o autor pode variar de 10% a 70%, em média. Estes valores realmente variam bastante, já que são vários os indicadores da estratégia de marketing e vendas da editora.
Desvantagens da autopublicação
Apesar da autopublicação ser a única saída para a grande maioria dos autores e mesmo com grandes vantagens, precisamos falar das desvantagens. Listei as três que considero as mais importantes. Segue:
Custos totais de publicação
É isso mesmo, todos os custos de publicação do livro ficarão com o autor. Neste blogpost,
Quais são os custos para publicar um livro? eu falo detalhadamente sobre todos os custos que você terá. Mas já adianto, há algumas maneiras de publicar o seu livro gratuitamente!
Maior tempo de dedicado
O autor independente precisará dedicar parte do seu tempo para acompanhar todo o processo de publicação do livro, já que toda a supervisão e aprovação fica sob a sua responsabilidade. Esta etapa pode até não ser considerada uma desvantagem, porém, diversos autores independentes não vivem exclusivamente da escrita e geralmente têm rotinas intensas.
Menor alcance e relevância
A parte mais difícil e que frustra muitos escritores é
não conseguir vender os livros. Grandes editoras possuem grandes investimentos em marketing, além de enorme rede de distribuição em livrarias e e-commerces. Mas esta não é a realidade do autor independente.
Então, o que fazer? Recomendo investir no seu próprio marketing, principalmente no marketing digital. Divulgar seu livro nas redes sociais, investir em um site/blog próprio e fazer investimentos em anúncios no google e facebook são alguns caminhos a seguir. Para aprender mais sobre marketing digital, acesse a categoria específica deste tema aqui no blog clicando
AQUI!
Afinal, a autopublicação vale à pena?
Procurei ser imparcial neste blogpost. Listei 3 vantagens e 3 desvantagens da autopublicação, justamente para que
você mesmo tire suas próprias conclusões se vale à pena ou não. Para você entender melhor ainda como funciona o mercado da autopublicação, sugiro a leitura dos textos que escrevi para a categoria do blog chamada
PUBLIQUE SEU LIVRO. Lá eu falo bastante sobre etapas de criação, editoras que fazem esse serviço. custos etc.
Se ainda assim você ficar com dúvidas, entre em contato comigo. ;) Até o próximo texto!