Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 26 de fevereiro de 2022

Compartilhe este artigo:

Decidi ler uma fantasia urbana e me surpreendi. Confesso que um livro sobre bruxas nunca fez parte das minhas listas de leitura. Mas resolvi dar uma chance ao romance do autor nacional Leblon Carter e não me arrependi, pelo contrário, estou ansioso para ler outros livros dele.


No texto de hoje, a minha resenha de "Como NÃO ressuscitar uma ex-namorada MORTA: Parte 1". Veja quais foram as minhas impressões sobre a obra e boa leitura!

Sobre o autor: Leblon Carter

leblon-carter

Leblon Carter é um escritor paulista de Fantasia e Romance Juvenil. Escritor desde os seus 17 anos, possui diversos livros publicados, inclusive a sequência do livro desta resenha, "Como NÃO matar uma ex-namorada VINGATIVA: Parte 2". Também escreveu "Garoto Conhece Garoto" e "Mago dos Videogames", que juntos somam milhares de avaliações positivas na Amazon.


Além de escritor, é profissional de Cinema e Audiovisual e fotografia. Para 2022, lançará o livro "Luzes" (considerado o seu maior projeto) e a terceira Parte 3 dos livros de Halloween citados acima.

Sinopse de Como NÃO ressuscitar uma ex-namorada morta: parte 1

capa-como-nao-rescussitar

Ela cursa biblioteconomia em uma universidade em São Luís, capital do Maranhão, passa os dias estudando e é melhor amiga de Humberto, um jovem PCD.

Entretanto, o que poucos conhecem é seu lado mais escuro e sombrio: o de uma bruxa. Capaz de conjurar feitiços e propagar maldições com apenas algumas palavras. Mãe Fernanda, que controla o círculo de bruxas no interior da cidade, a educa em reuniões semanais conhecidas como A HORA DAS BRUXAS.

Mas é no dia 31 de Outubro, momento em que seus poderes estão no auge e o mundo dos vivos e dos mortos se alinham, que algo inimaginável passa por sua cabeça: a ideia de ressuscitar a ex-namorada morta de um amigo. E por quem ela, secretamente, vivia uma paixão escondida.

Como se desenvolve a narrativa?

Heloisa é uma bruxa. Esta informação não é entregue logo nas primeiras páginas e como eu não li nada sobre o livro antes de começá-lo, fiquei até surpreso. Me causou estranheza mas logo me envolvi na história dos quatro amigos. E um dos pontos que ajudaram neste "envolvimento" foi a bela organização de partes e capítulos do livro. O flashback que acontece durante flui de forma leve e não confunde o leitor..


Heloisa, Humberto e Guilherme são jovens que estão prestes a iniciar a vida universitária na UFMA. Estariam bem contentes e empolgados com a conquista se não fosse um único porém: há um ano eles sofreram um grave acidente de carro que levou ao falecimento da namorada de Guilherme, Anielly.


Guilherme ainda carrega no rosto as marcas do para-brisa do carro estilhaçado. Humberto luta para recuperar os movimentos das pernas. Heloisa ganhou uma nova chance. Chance essa dada pela "Mãe Fernanda", uma bruxa que lhe dá a escolha de viver ou morrer. Ela aceita viver e a partir de agora Heloisa é capaz de conjurar magias.


Pequenos e inocentes feitiços fazem parte da sua rotina como, por exemplo, manter a chama do fogão acessa mesmo que não haja gás. Todavia, no Dia das Bruxas, 31 de outubro, Heloisa se transforma em uma "super bruxa". Seus poderes estão maiores e ela pensa em algo ousado e arriscado: ressuscitar Anielly, que foi a sua namorada antes de Guilherme.


Será que este plano vai dar certo?

Como NÃO ressuscitar uma ex-namorada morta: parte 1 vale a pena?

Leblon entrega uma ótima experiência ao leitor. O livro é curto, apenas 65 páginas, e pode ser lido em um único dia. Mas isto não é um problema, pois a sequência já está publicada e o autor convida o leitor para lê-la em sequência.


O livro é bem escrito, com linguagem acessível e leve. Além disso, é um bom exemplo de ficção urbana, mostrando os problemas cotidianos de jovens recém promovidos à fase adulta da vida com ótima pitada de bruxaria. O livro sai do comum e se dá muito bem.


O livro de Leblon Carter é aposta certeira.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

conheca-o-guia-definitivo-para-novos-escritores-como-escrever-e-publicar-um-livro
Por Juliano Loureiro 22 de maio de 2025
Se você quer escrever um livro, o guia "Como Escrever e Publicar um Livro" foi feito para você! E, no texto de hoje, detalharemos o conteúdo deste material.
ia-na-literatura-livros-essenciais-sobre-inteligencia-artificial-para-escritores
Por Juliano Loureiro 15 de maio de 2025
Se você quer se aprofundar no assunto, reunimos 5 livros fundamentais que exploram IA, ética tecnológica, algoritmos e o futuro dos dados.
arco-de-desenvolvimento-de-um-personagem-como-criar-uma-jornada-inesquecivel
Por Juliano Loureiro 8 de maio de 2025
vamos explorar os três tipos principais de arcos de desenvolvimento: Arco Positivo (como Tony Stark, de Homem de Ferro); Arco Negativo (como Walter White, de Breaking Bad); Arco Neutro (como Sherlock Holmes)
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG