O escritor independente também deve cuidar da sua própria imagem e da divulgação do seu livro. Muitos ainda acreditam que um livro é capaz de se vender sozinho, mas a realidade é dura.
Se não houver grande esforço, dificilmente ocorrerão grandes vendas.
Uma das estratégias a serem adotadas para divulgação é a criação de conteúdos para as redes sociais e outras formas de mídia. E o conteúdo não é simplesmente um "post no Insta". Existem diversos formatos e locais para se criar e divulgar o seu trabalho.
No texto de hoje, falarei sobre
quais são esses conteúdos a serem criados. Importante dizer que o escritor não precisa necessariamente fazer tudo e divulgar em todos os lugares. A produção de conteúdo deve ser feita de forma constante, de uma forma que o escritor consiga executar sempre, afinal, os resultados colhidos pelo
marketing digital e todas as suas estratégias aparecem em médio e longo prazo. É preciso insistir.
Bom, sem mais delongas vamos ao texto. Boa leitura!
O que é produção de conteúdo?
Produção de conteúdo é a atividade realizada que consiste em
criar ou desenvolver conteúdos com o objetivo de divulgar um produto ou serviço. O termo "produção de conteúdo" é comumente utilizado por profissionais do marketing digital e é um dos principais pilares do
Inbound Marketing, a vertente do marketing que visa atrair novos clientes.
Esta não é uma atividade pontual. Deve ser
feita constantemente, para que seja possível criar e/ou elevar a reputação do escritor. Como dito na introdução deste texto, o escritor independente é, geralmente, o único responsável pela sua imagem e pela divulgação do seu livro. Produzir conteúdos, principalmente na internet, ajuda na descoberta da obra pelos leitores e na criação da imagem do escritor no mercado do livro.
Quais tipos de conteúdo podem ser feitos pelo escritor?
Veja abaixo quais são os principais tipos de conteúdos que podem ser criados por escritores:
Imagens e vídeos para redes sociais
Publicar nas redes sociais é a primeira opção da maioria das pessoas que estão iniciando a produção de conteúdo.
Apesar de ser uma ótima opção, não é a única e deve ser feita de forma inteligente. "Publicar por publicar" não funciona mais. As imagens e vídeos compartilhados devem atrair a atenção do leitor,
Para entender melhor qual conteúdo produzir (e também se inspirar), pesquise por grandes perfis literários e de escritores que movimentam bem as redes para entender o que eles compartilham. Todavia, é importante dizer que o conteúdo que funciona para eles não necessariamente funcionará para você.
Artigos e resenhas para blog
Negligenciado pela maioria das pessoas,
o blog ainda é ferramenta fundamental para os escritores que querem ter relevância no mercado do livro. Além de validá-lo como escritor, afinal, são publicados textos, o blog é atualmente a única ferramenta que garante audiência para quem produz bons conteúdos de forma regular.
Diferentemente das redes sociais, onde somos bastante reféns dos algoritmos, cortando o nosso alcance com frequência, o blog não sofre dessas alterações repentinas e permite um crescimento constante.
Materiais off-line
Leitores adoram "mimos", como
marcadores de páginas,
postais etc. Com o avanço da tecnologia é possível criar QR-code's unindo o off-line com o on-line. Apesar de marcadores de páginas, por exemplo, não ser uma novidade, é bastante aceito pelo público e ainda contém um desses
QR-code's que direcionarão o leitor para o site ou rede social do escritor.
É importante focar na experiência que o leitor terá com você. Assim, ele estará mais propenso a comprar a sua obra.
Conteúdos com planejamento e estratégia
Agora que você já sabe quais tipos de conteúdos podem ser produzidos, é preciso entender
os resultados esperados com a divulgação só ocorrerá caso seja desenvolvido um bom planejamento. Planejar e definir de forma prévia qual conteúdo será produzido e onde/como ele será divulgado.
É importante pensar em particularidades do mês como datas comemorativas ou eventos literários. Também é válido fazer listas de autores e perfis literários para parcerias, pensar em conteúdos que sem encaixam melhor no começo ou no final do mês e até mesmo entender como um meme pode ser replicado. Crie uma planilha e nela defina quais conteúdos serão criados e quando/onde serão publicados. Dessa maneira, é possível pensar com antecedência, evitando imprevistos.
O que achou do texto de hoje? Não se esqueça de comentar aqui abaixo sobre suas experiências e resultados com a produção de conteúdo. Nos vemos em breve. Até!