Afinal, o que significa "personas"
Para quem trabalha com marketing de conteúdo, personas é um termo comum e tranquilo de ser compreendido. Estamos dia a dia lidando, pensando e produzindo algo de valor pensado nessa nossa(s) persona(s). Mas para quem não é do meio do marketing digital, ou ainda não se aprofundou em marketing de conteúdo, este termo não é nada além que "pessoas" em espanhol.
E para resumir em apenas poucas frases o que são personas, costumo dizer que:
Personas são representações semi ficcionais dos perfis que representam seu comprador ideal. São baseados em dados reais e comportamento, assim como seus anseios, objetivos, motivações e desafios.
Bom, acredito que você ainda esteja confuso, mas saiba que personas é uma das primeiras etapas na concepção ou reformulação de um negócio. E, neste artigo, explicarei de forma simples e direta este conceito.
Como que a criação de Personas irá me ajudar?
Ao definir qual a sua Persona,
conseguiremos determinar qual o tipo de conteúdo será necessário produzir para atingir os objetivos. Seja ele o ganho de clientes, aumento no faturamento, branding etc. Também será de suma importância no desenvolvimento da estratégia de marketing. Afinal, com dados e entendendo o comportamento dessa persona, saberemos como elas buscam informações e de que maneira querem consumi-las.
Um grande erro das empresas é criar produtos ou oferecer serviços com o objetivo de desbancar o concorrente ou provar a ele que produto "A" é melhor que o produto "X". Ou seja, não pensam o que o seu potencial cliente quer consumir. Nestes casos não se cria algo com o foco no consumidor final. Provavelmente essas corporações não tem em sua estratégia a definição perfeita de quem são suas personas. E empresas assim certamente falharão em sua comunicação e na entrega de valor.
Personas é diferente de público alvo
Com a leitura desse post, você deve estar ser perguntando se personas é a mesma coisa que público alvo. Já te adianto que não e vou explicar o porquê. E acredito que de forma visual ficará mais bem explicado. Abaixo, um exemplo do que seria a definição de um público alvo:
Antes de fazer as minhas considerações sobre as informações deste público alvo, mostrarei o que seria uma persona definida:
Pronto! Agora temos um exemplo de público alvo e outro de persona! E, claramente, vemos a diferença das duas definições. Os dois apresentados são muito distintos. P
úblico alvo é muito abrangente, não nos fala de maneira clara com quem queremos comunicar.
Logo, será muito difícil ser assertivo na comunicação e na produção de conteúdo. Imagina quantas "personas" existem dentro desse público alvo que acabei de citar?
Mas quando eu falo de persona, tenho mais qualidade e quantidade de dados.
Estamos pensado, agora, de forma singular. Eu consigo elaborar da melhor forma algo para o João, nossa persona exemplo. Porque eu sei do João o cargo dentro da empresa, forma de consumo, objetivos, dificuldades, dores e desafios.
Como criar a minha persona
A criação da persona deverá ser baseada em pesquisas, coleta de dados e questionários feitos com o seu público alvo
(sim, ter um público alvo é importante, mas não o suficiente). Deve-se abordar todo o tipo de cliente. Clientes bons, ruins, "gente fina", "brigões" etc. O objetivo é criar, a partir desses dados, o seu cliente ideal.
Primeiro devemos coletar dos dados primários, como "nome", "sexo", "idade", "ocupação", "empresa" e "grau de escolaridade". Após esses dados iniciais, temos que entender quais os principais objetivos dessa persona, o que ela almeja. Então, temos que entender quais os principais problemas e desafios enfrentados dia a dia na busca por esses objetivos,
Entendendo esses dois pontos - Objetivos e desafios - agora oferecemos uma solução para ela. Como a sua empresa irá resolver os problemas da persona. Dessa maneira, temos um diagnóstico bacana e conseguimos, enfim, criar nosso comprador ideal.
Não se limite a apenas uma persona
A etapa de entendimento e criação de uma persona, a princípio, pode ser trabalhosa.
E pode ser que o seu negócio tenha mais de uma persona.
Natural. Afinal, trabalhamos com dados bem específicos. Logo, não é errado - na verdade é até o ideal - criar mais de uma persona. Lembre-se sempre que o propósito nunca deve ser deixado de lado.
O seu propósito que irá nortear todo o negócio, desde a criação de um Canvas, passando pela criação de personas, jornada de compra... Ops! Jornada de compra já é assunto para outro post!
Até o próximo artigo!!