Quais são as etapas que você, empreendedor, pensa antes de abrir seu negócio? Se for online, é preciso ter um site responsivo e boa taxa de abertura; agora se for offline, é essencial pensar em um espaço físico adequado e estratégia de marketing diferenciada. Mas, você leva em consideração a sua
persona?
Caso a resposta da pergunta acima seja negativa, eu vou ser bem claro e dizer que o seu empreendimento já começou da forma errada. Afinal,
se o seu produto final não condiz com as expectativas do seu cliente, então não há motivos para comercializá-lo.
Como o termo personas pode ser novo para algumas pessoas, explicarei neste artigo qual a sua relevância e como a sua elaboração auxilia nas etapas de criação do
empreendimento . Ah, já para deixar explícito,
existe uma enorme diferença entre personas e público-alvo.
Quer ficar por dentro do assunto ainda mais? Basta continuar com a leitura!
O que são personas
Se você acompanha o blog há algum tempo, sabe que não é a primeira vez que a pauta personas aparece.
Neste artigo, eu falei um pouco sobre como criá-las.
Mas, para não parecer descontextualizado, podemos definir personas (também conhecido como buyer persona) como personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar.
Para um mesmo produto ou serviço podem ser criados diversos perfis de personas. Para criar cada uma delas,
é importante pensar se representam um grupo significativo de clientes.
Assim, posso ressaltar que a criação de personas faz parte de uma estratégia mercadológica.
A diferença entre persona e público alvo
Muitas pessoas confundem as personas com o público-alvo, mas, acredite, existem inúmeras diferenças. Eu acredito que essa confusão ocorre, principalmente, porque
as duas estratégias tentam moldar o consumidor final, aquele que estará interessado em consumir seu produto/serviço.
A grande distinção seria o fato de
uma definição ser mais geral e outra ser mais específica . No caso,
público-alvo e personas, respectivamente. Apresentarei um exemplo prático.
Eu criei, rapidamente, um público-alvo e persona para uma marca de esmaltes que abrirá as portas no próximo mês. Ficou mais ou menos assim:
Público-alvo:
- mulheres;
- com idade de 20 a 40 anos;
- pertencentes à classe média.
Persona:
- nome: Gabriela Moraes;
- idade: 25 anos;
- status civil: solteira;
- profissão: administradora;
- salário mensal: R$ 2.500,00;
- gosta de cores mais claras e suaves.
Percebeu a diferença? Enquanto o público-alvo oferece informações genéricas,
as personas apresentam dados detalhados, formando um perfil que “dá match” preciso com o consumidor final desse negócio.
Com isso, as táticas e estratégias serão ainda mais certeiras. Mas falarei das vantagens de criar personas no próximo tópico.
Como as personas auxiliam na criação do seu negócio?
Está claro que começar qualquer negócio sem personas definidas é um tiro no escuro - literalmente. Afinal, diversas
estratégias de marketing e venda podem ser criadas, mas sem nenhum resultado expressivo.
Estratégias específicas
E é exatamente essa a primeira vantagem de criar personas:
detalhar estratégias que agregarão resultados positivos.Ao saber detalhadamente o perfil do seu consumidor final, todas as campanhas estarão voltadas ao gosto do cliente, resultando em uma prospecção significativa.
Pensando no exemplo que apresentei acima, imagina o quão pouco efetivo será se as campanhas da esmalteria fossem baseadas em produtos com cores fortes, como preto ou vermelho; iria no sentido oposto das personas, aquelas que consomem.
Satisfação
Além de pensar nas vendas finais em si,
é preciso focar na satisfação do seu cliente também, correto? Afinal, de boca em boca, um empreendimento pode tomar proporções gigantescas.
Quando você cria uma comunicação personalizada, você está dizendo, mesmo indiretamente, que se importa com as vontades do seu cliente. Dessa forma, as chances da
jornada de compra desse consumidor final ser positiva é bem maior.
Explorar de forma adequada outros interesses dos clientes
Citando novamente, e pela última vez, o exemplo da esmalteria, ao entender que a cliente necessita desse produto recorrentemente, é plausível pensar que ela também precisará de outros acessórios, como lixas de unha, alicate, acetona, etc.
Ou seja,
você entenderá quais são os gostos das suas personas e suas possíveis necessidades , resultando em um produto ainda mais completo, assertivo e competitivo. Muito bacana não é mesmo?
Não existe um produto que agrade todo mundo
O último item da lista de vantagens da criação de personas é bem claro:
a aprovação do seu serviço não será universal. Dessa forma, é preciso pensar e executar de acordo com as
prioridades desses consumidores
que terão maior aptidão ao seu negócio.
O ditado “ninguém agrada Gregos e Troianos” aqui faz total sentido. Pensar em um produto genérico, na intenção de atrair um público geral, trará resultados negativos, resultando em
desperdício de tempo e dinheiro.
Conclusão
Ao final deste artigo creio que ficou mais fácil entender porque criar personas ajuda (e muito) na
criação de novos negócios, correto?
Para enfatizar, digo que, em alguns casos, é recomendado
criar mais de uma persona , principalmente para serviços que atendam a todos os gêneros, distintas gerações e classes sociais. Por isso, durante essa criação, não esqueça de:
- determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
- definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
- ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
- definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;
- entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.
O que achou deste texto? Me conte nos comentário!