Quisera eu ter acesso a essas dicas no momento que decidir escrever um livro alguns anos atrás. O blogpost de hoje pode
parecer um balde de água fria aos novos autores, mas como diz aquele ditado: "quem avisa, amigo é", meu objetivo é mostrar pontos cruciais que poderão nortear a sua jornada como autor.
Ciente de tudo isso, expectativas estarão alinhadas e certamente o seu caminho entre a ideação e a publicação será mais tranquilo. Sem mais delongas, vamos ao texto?! Boa leitura!
Qualquer pessoa pode ser autor publicado?
Sim. Qualquer pessoa pode ser escritora e não é preciso formação acadêmica para exercer tal atividade, apesar que algumas profissões aproximam o pessoa da escrita, como o curso de
Letras. Para se tornar um escritor, você deve fazer da escrita um hábito diário e eu não estou falando somente em escrever livros. Artigos, rascunhos, boas legendas nas publicações para redes sociais etc. A escrita deve ser algo bastante familiar para você. Com o passar do tempo, sua gramática e riqueza de vocabulário aumentarão, o que facilitará no momento de escrever seu livro.
Apelando para o dicionário formal, um escritor pode ser definido como: Autor de obras literárias ou científicas.
Essa definição pode ficar um pouco confusa, ainda mais porque cita a palavra autor. Mas calma, eu explicarei o que um escritor de fato faz.
Escritores são aqueles que gostam da arte de escrever, sem se preocupar em contar apenas um tipo de história. Esse profissional se expressa através de artigos ou blogs com diversos temas para divulgar sua opinião ou seu conhecimento.
Já o autor é aquele que escreve e publica seus livros, despertando assim o desejo e interesse de leitores por sua obra, e passa a ser reconhecido no mundo literário. Ou seja, além do interesse pela escrita, também há um interesse mercadológico.
O que é preciso saber antes de escrever um livro?
Vou citar alguns pontos importantes que você deve saber antes de se aventurar na escrita. Confira:
Foco, disciplina e objetivo
Qual o seu objetivo com o livro? Quando pretende começar e terminar? Há metas intermediárias?
Essas perguntas são importantes, afinal, você só conseguirá atingir seu objetivo se tiver foco e disciplina para algo bem definido. É um projeto pessoal que visa tornar você uma autoridade no assunto? Ou, quem sabe, ter um livro para satisfação pessoal?
Não importa qual objetivo seja. O que importa é o caminho que você percorre para alcançá-lo.
O caminho até a publicação do primeiro livro é longo
Há diversas etapas anteriores e posteriores a escrita do livro em si. É preciso planejar, estruturar, escrever, publicar e vender. Em paralelo a tudo isso, é preciso trabalhar a comunicação e
presença digital
do seu livro. Por mais que você tenha toda a história do seu livro na cabeça e que a escrita em si será rápida, esteja preparado(a) para todas essas etapas citadas.
É possível publicar um livro gratuitamente
Um fator que afasta novos autores é o valor investido para publicação do livro. Felizmente, hoje é possível ter um livro publicado gratuitamente ou com baixo custo. Vou listar algumas ferramentas que possibilitam a publicação e venda do seu livro:
Para publicar nessas ferramentas, você precisa apenas fazer o cadastro, seguir as diretrizes de cada uma e subir o arquivo do seu livro (PDF ou Epub, por exemplo).
Será preciso trabalhar a sua imagem
O trabalho de divulgação da imagem do autor deverá ser feito em paralelo ao trabalho de divulgação do livro. Há quem compra livros por conta do autor e há quem descobre o autor por conta de uma obra bem sucedida. A imagem dos dois (livro e autor) andam lado a lado e é fundamental trabalhar esses dois pilares para que você obtenha sucesso no pós criação do seu livro.
Vender livros é um trabalho árduo
Se tornar um
best-seller, ou um livro com bons números de vendas é
difícil e muitos nem chegam neste objetivo. Fazer parcerias, presentear pessoas e influenciadores com uma cópia do seu livro, relacionar com sua base de contatos, exercer um competente trabalho nas redes sociais e blog são etapas diárias e fundamentais para aumentar o alcance do seu livro e alavancar as vendas.
Por mais que o resultado não venha no começo, não desista. Lembre-se que inúmeros escritores famosos levaram anos e anos de escrita até serem reconhecidos.
O que achou das dicas de hoje? Me diga nos comentários e até o próximo texto.