Basta frequentar qualquer ambiente digital para ter contato com as famosas newsletters. Isso porque, em toda a parte, há recados como “Assine nossa Newsletter”, incluse aqui mesmo no site Bingo.
Isso é um sinal de que elas realmente funcionam, não é mesmo? Então, se você quer descobrir como croar uma newsletter, aqui é o lugar certo. Essa ferramenta precisa fazer parte da sua estratégia para vender mais livros, alcançando mais leitores!
As newsletters não são simples mensagens eletrônicas, pelo contrário, esse tipo de material deve ser pensado estrategicamente. Newsletter são, sim, e-mails, mas caracterizados pela automação, disparo periódico e manutenção de relacionamento com uma base de leads, clientes ou outros públicos.
Ficou interessado? Me acompanhe nas próximas linhas e boa leitura!
O que é e por que fazer uma newsletter?
A newsletter é ferramenta bastante poderosa quando falamos de
estratégia de
marketing digital. Esse tipo específico de conteúdo pode
gerar diversas ações benéficas para a sua carreira literária.
Ao fazer uma newsletter, é possível gerar tráfego para seu site, aumentar o nível de autoridade, fazer conversões e o melhor:
ser lembrado. A newsletter pressupõe uma forma de relacionamento que fará com que leitores tenham confiança em você.
Quando um usuário assina qualquer newsletter, significa haver interesse no que pode ser oferecido. Portanto, ao tomar a
decisão de compra, é normal pensar na empresa que está mais próxima. Ou seja, a empresa que mantém um relacionamento regular com a pessoa.
Porém, é preciso ter clareza que
o objetivo da newsletter não é apenas ofertar seu produto repetida vezes só porque você tem acesso aos dados de um possível cliente.
O ideal é que haja uma preocupação com essa pessoa, por isso deve-se ofertar
informações, dicas e conteúdos de qualidade. Do contrário, sua newsletter será apenas mais uma forma de anúncio e pode parar na caixa de spam.
Como fazer uma newsletter?
Assim como a produção de qualquer conteúdo,
a newsletter também tem técnicas que facilitam o momento de elaboração. Além disso, essas técnicas permitem que o conteúdo seja efetivo e alcance os principais objetivos: seja aberto, lido, aprovado e gere a ação esperada.
Agora é a hora de prestar bastante atenção nas dicas que daremos para criação da newsletter. Com estas orientações, você terá um passo a passo de qualidade para tirar a newsletter do papel. Ou melhor, da caixa de rascunhos.
1. Conteúdo relevante
De nada adianta um fluxo de automação perfeito se o seu conteúdo não acrescentará nada na vida do leitor.
A qualidade e a relevância dos e-mails disparados é o que garantirá o bom relacionamento entre você e o receptor.
Lembre-se que a newsletter é uma forma de gerar tráfego. Então, produza bons conteúdos para o
blog
e então guie os leitores até lá. No momento da redação da newsletter,
convença sua base de que aquela mensagem é importante.
Lembrando que o conteúdo pode ser divulgação de
materiais ricos, informativos, curiosidades, blogposts, promoções, notícias, entre outros. A regra é clara:
envie conteúdos que tenham significado para sua base.
2. Defina objetivos
Bom, se você tem conteúdos relevantes, não há porque não enviá-los, correto? Mas antes, é preciso saber
quais os seus objetivos com a newsletter. Fazer uma newsletter pressupõe que exista um alvo a ser atingido com ela.
A pergunta é: qual o objetivo? Em geral, o CTA (Call to Action) pode ser uma boa forma de apresentar o seu objetivo ao leitor. Porém, em alguns casos, ele estará menos explícito, como, por exemplo, a ativação da base (dar uma chacoalhada nos seus contatos).
3. Frequência
Suponhamos que você é super fã do
Bingo, acompanha o blog, o canal no YouTube e as redes sociais. Isso significa que você quer receber newsletter do Bingo todos os dias? Provavelmente, a resposta é
não.
Esse exemplo serve para mostrar que
definir uma frequência é saudável. A melhor dica é:
mantenha-se perto para ser lembrado, mas não tão perto a ponto de se tornar incômodo. A newsletter deve ser enviada pelo menos uma vez por mês.
4. Layout
A visualização de um e-mail é o segundo passo para chamar a atenção do usuário (falarei do primeiro em breve), por isso
o layout precisa ser feita corretamente. O ideal é que, ao abrir a mensagem, o receptor saiba quem está falando pela
identidade visual. Outro ponto é
evitar excesso de informação.
5. Assunto
Aqui está o primeiro passo para chamar atenção da sua base:
o assunto. Você deve
convencer os leitores a abrirem a newsletter pela curiosidade. Claro que não é para ser desonesto,
não prometa no título algo que o conteúdo não cumprirá. É o momento de
usar toda a criatividade e persuasão.
6. Imagens
Usar
fotos ou GIFs pode ser uma boa maneira de conquistar o leitor, mas
sempre sem exageros ou que não estejam relacionadas ao conteúdo. Escolha imagens com qualidade, que sejam seguras e sempre as descreva com o recurso de
texto alt, para o caso da conexão de quem receber não for boa.
7. Humanize
Ninguém gosta de receber e-mails onde o diálogo parece ser estabelecido por um robô, correto? Para mostrar preocupação e intimidade com sua base,
seja mais humano.
Use seu nome ou de um representante como remetente.
Escreva como se a mensagem fosse para
uma única pessoa. Seja gentil e atencioso.
Responda as mensagens recebidas.
8. Defina uma ferramenta de disparo de e-mails
Existem diversas ferramentas para auxiliar no envio de e-mail marketing. Ao decidir fazer uma newsletter,
procure aquela que tenha melhor custo-benefício para você e seus objetivos.
Algumas indicações são:
- Mailchimp;
- RD Station;
- HubSpot;
- Active Campaign.
- Autopilot;
- SharpSpring.
9. Tenha uma estratégia
Não adianta sair disparando e-mail marketing por aí, ok?
Fazer uma newsletter significa ter uma estratégia de marketing para usá-la. Então, entenda o sistema por trás da utilização desta ferramenta.
Em primeiro lugar,
faça um planejamento: considere um cronograma de postagens, formas de divulgação e disponibilidade de conteúdos. Em seguida, segmente a base. Nem todas as pessoas que se cadastram na newsletter querem a mesma coisa.
Entenda de onde vieram e quais objetivos das pessoas cadastradas. Isso ajuda a ser mais preciso nos disparos.
10. Mensure resultados
Mensurar os resultados também faz parte da estratégia, mas é um tópico tão importante que merece destaque.
Acompanhar e avaliar os números mostra como está o funcionamento da estratégia.
Portanto, veja as taxas de cliques, de rejeição e conversão.
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