Para quem trabalha no setor comercial, negociar e fechar um acordo é algo simples, fácil. Mas para quem não é especialista na área, esta tomada de decisão pode-se tornar uma dor cabeça. Aquele sentimento de ser passado para trás é recorrente, principalmente para os que já tiveram experiências negativas.
Negociar a publicação do seu livro com uma editora independente não foge à regra. É preciso ter certo conhecimento do mercado editorial para fechar um bom negócio. Neste artigo, vou ajudar você a firmar um acordo interessante, que vale para qualquer editora que você for escolher.
Preparado(a)? Boa leitura!
Definições prévias
Antes mesmo de assinar um contrato com uma editora, é preciso ter em mente alguns aspectos fundamentais para que você e editora cheguem a um acordo. Resumidamente, como será o seu livro? Grande, pequeno, folhas amarelas ou brancas, tamanho etc.
Além de evitar que a editora "empurre" para você o que for mais conveniente para ela, sabendo desses detalhes você conseguirá melhores preços em uma concorrência com duas ou mais editoras.
Formato
O mercado editorial trabalha com alguns padrões de formatos de livros como, por exemplo o
A5 (14cm x 21,8cm),
A4 (21cm x 29,7cm) e
Pocket (10,5cm x 14,8cm). Este primeiro fator a ser definido impactará de forma significativa no preço final do seu livro, afinal, quanto maior ele for, maior serão os custos com matéria prima.
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Quais são os formatos de um livro?, além do tamanho, eu explico as diferenças de encadernação, assunto para os tópicos seguintes.
Capa
Conforme citei no texto linkado acima, há alguns tipos de capas comuns para livros, que são basicamente:
brochura,
capa dura
e versão econômica. A brochura é o formato mais comum e entrega boa durabilidade e acabamento. Já a capa dura está presente nos livros que possuem edição de luxo. Caso esta seja a sua opção, você terá mais margem de negociação, tendo em vista que normalmente os livros em capa dura possuem ilustrações, fita marcadora de página em cetim e outros detalhes. Ou seja, você contratará mais serviços da editora e assim terá maior margem para negociar.
Por fim, temos os livros que são impressos com capa em versão econômica. Como o próprio nome sugere, livros com este tipo de capa são para pessoas que não tem grande disponibilidade financeira. É uma opção interessante também para escritores iniciantes.
Miolo
Um dos principais detalhes na produção do seu livro, que também impacta bem no valor final da obra. Normalmente, as propostas padrão das editoras contemplam o miolo do livro em papel
off-set, com gramatura variando entre 56 a 240 g/m2. Este é o tipo branco, comum, pouco recomendado para uma leitura confortável. Já o papel tipo
pólen, com gramatura de 70 a 90 g/m2, são os mais indicados por ser amarelado, mas também são mais caros.
Caso não seja possível ter o papel tipo pólen, opte pelo papel tipo
jornal, que apesar de ter gramaturas menores, de 35 a 55 g/m2, são mais confortáveis para ler e são mais baratos que o off-set.
Número de páginas
Provavelmente você já terá o seu livro pronto (ou próximo disso) quando fizer o contato com a editora. E, claro, você saberá quantas páginas o seu livro tem. Mas um detalhe importante é esquecido por muitos.
Para se saber o número exato de páginas, é preciso que o seu documento original esteja formatado de forma similar à formatação utilizada pela editora.
Durante a negociação, solicite à editora qual o tamanho de margem, espaçamento e fonte utilizados. Assim, você conseguirá ter maior precisão do número de páginas e, assim, receberá um orçamento definitivo. É comum no contrato ter cláusulas que cobrarão de você um valor excedente caso o documento final ultrapasse o estipulado na proposta. Este detalhe no contrato pode ser discutido com a editora antes da assinatura.
Serviços a serem contratados
A gama de serviços que uma editora oferece é imensa. Desde simplesmente a impressão de um livro já pronto ou até mesmo todas as etapas possíveis, partindo da revisão textual. Se você é um escritor iniciante e não domina uma ou mais etapas, sugiro deixar todo o processo com a editora.
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Quais são as etapas de publicação de um livro? detalho melhor quais são todas as etapas de publicação de um livro
Formas de pagamento
Geralmente, as editoras solicitam a
antecipação de 30% do pagamento para iniciar os trabalhos e com algumas outras poucas parcelas ao longo da produção do livro, que leva de 2 a 6 meses. Como é um processo longo, é válido tentar negociar o pagamento em mais parcelas, sem uma entrada tão significativa.
Caso você queira realizar o pagamento à vista, peça um desconto generoso para a editora. Lembre-se de sempre fazer o orçamento com no mínimo 3 empresas. Cada uma delas oferecerá condições diferentes.
Cópias extras
Diversas
editoras para autores independentes ofertam recorrentemente promoções com o objetivo de atrair novos clientes. E dentre as promoções mais comuns é acrescentar cópias extras do montante total negociado. Por exemplo, ganhar 10 livros gratuitamente a cada 100 comprados. Os maiores custos são das etapas anteriores à impressão (revisão, diagramação, capa etc). Logo, é possível usar este argumento no momento da negociação.
Assinatura do contrato
Leia com bastante atenção o contrato enviado pela editora e verifique se todo o acordo comercial foi contemplado. Itens importantes a serem verificados:
- Serviço que está sempre comprado;
- Número de cópias;
- Todas as informações do formato do livro;
- Prazo de entrega;
- Condições de pagamento.
Envio das informações preliminares
Após assinar o contrato a editora precisará de algumas informações e documentos para que ela comece a produção do seu livro. Obviamente, ela precisará do seu manuscrito. Não se preocupe com a formatação exata, apenas envie em Word (formato preferido das editoras).
Além do manuscrito, você terá que enviar uma foto sua em alta resolução, mini-biografia e sinopse do livro.
Cronograma de atividades
Antes mesmo de assinar o contrato, durante a negociação, pergunte como funciona a execução das etapas de criação do seu livro. Para evitar desgastes na comunicação, solicite para a editora o cronograma de atividades. Este cronograma contemplará etapa por etapa de execução do seu projeto. Assim, você poderá acompanhar e cobrar quando algo estiver fora do prazo.
Adaptação para e-book
É essencial que você disponibilidade o seu livro na versão digital. Além de proporcionalmente mais barato que o livro impresso, o e-book possibilita que você venda o seu livro a preços mais acessíveis e não corre o risco de não ter cópias para pronta entrega.
Distribuição e vendas
Boa parte das editoras tem contatos comerciais com livrarias, e-commerces e lojas físicas. Caso seja de seu interesse, você pode deixar algumas cópias do seu livro para que a editora comercialize através desses canais. E a cada venda realizada, parte do valor vai para você e parte fica com a editora. Geralmente, 35% fica com a editora e 65% com você. Este valores também são flexíveis e passíveis de negociação.
O que achou dessas dicas para negociar e viabilizar o lançamento do seu livro? Tenho certeza que seguindo essas dicas você fará um ótimo negócio! Fico esperando você nos próximos blogposts. Até!