O Prêmio Jabuti é uma das principais premiações literárias do Brasil. Concedido pela
Câmara Brasileira do Livro, foi criado em 1959, idealizado por Edgard Cavalheiro quando presidia a CBL.
Aqui no Bingo, já falamos sobre o Prêmio Jabuti em um artigo exclusivo, confira:
Também temos um artigo exclusivo sobre a CBL. Acesse:
E, hoje, separei uma lista com
5 livros que já foram consagrados como o livro do ano e/ou como o melhor de suas categorias pelo comitê avaliador. Vamos lá? Boa leitura!
Solo para vialejo (Cida Predosa)
Ano: 2020
Categoria: poesia
O livro de poesias de Cida Pedrosa ganhou dois prêmios no 63º Prêmio Jabuti, categorias "Poesia" e "Livro do ano". A obra foi publicada em 2019 pela Companhia Editora de Pernambuco.
Com 128 páginas, as poesias de Cida seguem o
estilo épico, pertencente ao gênero literário
lírico, onde há a celebração de ações grandiosas, heróicas, na qual se exprime um mito colectivo.
A história é baseada na realidade vivida pela autora, fazendo referência ao deslocamento forçado dos negros, índios e demais pessoas oprimidas que saíram do litoral de Pernambuco em direção ao sertão, tendo como foco principal Bodocó, cidade natal de Cida.
Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda (Míriam Leitão)
Ano: 2012
Categoria: não ficção
Míriam Leitão é uma jornalista multi premiara pelos serviços prestados na área da economia. Atualmente é apresentadora da Globo News e em 2012 foi condecorada com o Prêmio Jabuti nas categorias "Não ficção" e "Livro do ano".
Na obra, Míriam regista com grande competência e leveza como foi a saga da luta e da vitória contra a inflação e reconstruindo os fatos ocorridos no Brasil entre 1986 e 1994. Neste período o Brasil teve 5 moedas e uma inflação acumulada, nos quinze anos que antecederam o Plano Real, de 13,3 trilhões por cento.
Leite derramado (Chico Buarque)
Ano: 2010
Categoria: ficção
Francisco Buarque de Hollanda, ou simplesmente Chico Buarque, nasceu no Rio de Janeiro, em 1944, e é um dos maiores músicos brasileiros. Cantor e compositor, Chico também transforma suas palavras em livros. E "Leite derramado" recebeu a premiação em 2010, na categoria "Ficção".
O livro é um monólogo, narrado na figura de um homem muito velho, que está num leito de hospital. Membro de uma tradicional família brasileira, ele conta a quem quiser ouvir, a história de sua linhagem desde os ancestrais portugueses, passando por um barão do Império, um senador da Primeira República, até o tataraneto, garotão do Rio de Janeiro atual.
Resmungos (Ferreira Gullar)
Ano: 2007.
Categoria: contos e crônicas
A obra de Ferreira Gullar ganhou o Prêmio Jabuti de 2007 nas categorias de "Contos e crônicas" e "Livro do ano". A obra nos apresenta as crônicas escritas e publicadas pelo poeta, 2005, no jornal Folha de S.Paulo.
O livro condensa 44 crônicas e ganha um toque especial graças às ilustrações de Antonio Henrique Amaral, que acompanhava Gullar desde as publicações originais no jornal.
Carmen: uma biografia (Ruy Castro)
Ano: 2006
Categoria: não ficção
Ruy Castro narra os principais acontecimentos da vida de Carmen Miranda, que vão desde sua ascensão como cantora de rádio na década de 1930 no Brasil, passando pelo período de auge de sua carreira como atriz de Hollywood e cantora da Broadway, até o processo de declínio e morte.
Chegamos ao fim da nossa lista. E, claro, estas foram apenas algumas das obras premiadas pela CBL. O Prêmio ocorre todo ano com o resultado sendo divulgado sempre no segundo semestre.
E você, tem o sonho de ser um autor premiado? Me diga aqui nos comentários e até o próximo texto.