O futebol é conhecido aqui no Brasil como uma "paixão nacional". Há décadas encanta brasileiros e hoje somos um dos principais nomes do futebol mundial. Do sonho ao estrelato na Europa, boa parte das crianças desejam ser jogadores de futebol.
A paixão e devoção pelo esporte é tão grande que falar sobre futebol vai muito além dos jogadores dentro de campo. Há muita pesquisa, crítica e análise, resultando em bons livros para todos os tipos de públicos.
No texto de hoje, eu selecionei 4 livros sobre futebol para você ler. Do clássico ao contemporâneo, certamente algum desses despertará a sua curiosidade.
Klopp (Raphael Honigstein)
Jürgen Klopp é um dos maiores e melhores técnicos de futebol da atualidade. Atualmente comanda o time inglês Liverpool, e anos atrás conseguiu a façanha de ganhar uma UEFA Champion League (maior campeonato de clubes da Europa) e a inédita Premier League (campeonato inglês, similar ao nosso Campeonato Brasileiro).
Irreverente, engraçado e ousado. Tais características chamarão a atenção da grande mídia do futebol, quando ainda treinava o pequeno
Mainz 05.
Klopp chegou ao Liverpool após boa passagem pelo time alemão Borussia Dortmund.
Raphael Honigstein, autor do livro, teve acesso exclusivo a amigos, familiares, colegas, jogadores e ao próprio Klopp. Viajou até as cidades pelas quais o treinador já passou para contar a história de sua carreira, revelando o seu talento para transformar clubes e mobilizar torcedores.
Honigstein é considerado o principal nome do futebol alemão no Reino Unido. Ele também autor do livro
Das Reboot, correspondente do The Guardian e colunista da ESPN.
Escola brasileira de futebol (Paulo Vinícius Coelho)
Paulo Vinícius Coelho, ou simplesmente
PVC, é um dos principais jornalistas esportivos do Brasil. É conhecido pelo seu incrível e profundo conhecimento sobre futebol. Recorrentemente, em suas participações na televisão, PVC nos entregas dados, estatísticas e curiosidade do mundo da bola de forma única.
Em uma de suas clássicas intervenções, ao longo de uma transmissão de uma partida de futebol, o jornalista falou o nome de 11 jogadores da seleção da Coréia do Sul que participaram da Copa do Mundo de 2002.
Em seu livro,
Paulo Vinícius Coelho destrincha, de forma inédita, o estilo brasileiro de jogar bola. Por mais que nosso estilo de jogo seja admirado por tudo o mundo, ainda não existia um registro desta escola brasileira de futebol. PVC analisa os diversos esquemas táticos utilizados por times consagrados e pela vitoriosa seleção brasileira, buscando entender como o futebol brasileiro evoluiu ao longo de décadas.
A História do Futebol para quem tem pressa (Márcio Trevisan)
A história para quem tem pressa é uma coleção de livros que busca responder de forma objetiva as maiores dúvidas sobre determinado assunto. E em 200 páginas, aprendemos o básico sobre o tema escolhido.
A história do futebol para quem tem pressa contextualiza cada fato importante ligado ao surgimento, ao desenvolvimento e consolidação do futebol como o esporte mais popular do planeta. O livro é uma ótima pedida para quem pretende "pincelar" sobre os principais acontecimentos do esporte, sendo uma porta de entrada para àqueles que pretendem se tornar um especialista no tema.
Carlos Drummond de Andrade é um dos maiores escritores, poetas e cronistas do século XX, quiçá da história do Brasil.
Quando é dia de futebol mostra o lado futebolístico de Carlos Drummond de Andrade, onde aborda em suas crônicas e poemas o esporte como manifestação popular, a metáfora que nos ajuda a entender a realidade brasileira.
Os textos são escritos a partir da observação do autor sobre campeonatos, Copas do Mundo, rivalidades entre grandes times. Estes textos foram selecionados por Luis Mauricio e Pedro Augusto Graña Drummond, netos do poeta.
O que achou desta lista? Me conte nos comentários e nos vemos no próximo texto!