No Brasil o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho e, geralmente, casais se presenteiam com algo que, além de agradar o outro, também traz algum significado para a relação. E para àqueles casais com anos de relacionamento o presente pode ser um desafio, afinal, "já dei de tudo e não sei o que presentear este ano".
Bom,
um livro sempre é uma pedida interessante. Que tal escolher algumas das sugestões abaixo? Nesta lista eu selecionei livros que falam sobre relacionamentos mas não necessariamente são histórias "melosas".
Sem mais delongas, vamos para a lista?! Boa leitura!
Se não eu, quem vai fazer você feliz? (Graziela Gonçalves)
Narrado na ótica da "Grazon", segunda esposa e grande amor de Chorão, vocalista e líder da banda Charlie Brown Jr., o livro conta os primeiros passos do astro até a sua triste e precoce morte em 2013.
Com uma narrativa simples, porém envolvente, em um livro recheado de fotografias inéditas da vida do casal, a
autora consegue transmitir para o leitor como era o dia a dia de Chorão.
O livro teve uma boa recepção do público e crítica, pois mostra o lado mais "humano" e menos artista de Alexandre Magno Abrão, que apesar de explosivo e briguento, possuía um lado amoroso e que com a genialidade vista em poucos artistas, conseguiu levar a banda ao estrelado e imortalidade perante o público brasileiro.
Graziela a todo momento enfatiza como foi a relação dos dois. O primeiro beijo, os perrengues, as lutas, as brigas, o casamento e, também, a separação e a luta de Chorão contra a cocaína e outras drogas.
Teto Para Dois (Beth O'Leary)
Uma história inusitada, que provavelmente você não viverá na vida real, mas que é bastante criativa.
Teto Para Dois retrata a história de Tiffy e Leon, dois desconhecidos que dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite.
Alguns meses após terminar o seu relacionamento, Tiffy decide sair do apartamento que vive com o ex-namorado e, de forma urgente, precisa arrumar de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado.
Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama.
Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos superprotetores?
Minha versão de você (Christina Lauren)
Há três anos a família de Tanner Scott se mudou da Califórnia para Utah,
fazendo com que sua bissexualidade voltasse para o armário. Agora, com apenas mais um semestre até o fim das aulas no colegial e seu tão sonhado futuro em uma universidade longe da família, ele só deseja que o tempo passe mais depressa.
Quando Autumn, sua melhor amiga, se inscreve na aula de escrita e o desafia a participar, Tanner não consegue recusar o convite, afinal de contas, quatro meses é tempo mais do que suficiente para escrever um livro, certo? Ele está mais certo do que imagina, pois leva apenas um segundo para que ele note Sebastian Brother, o prodígio mórmon que, nas aulas de escrita do ano anterior, escreveu e publicou o próprio livro, e agora orienta a turma. Se quatro meses é muito tempo, um mês pode não ser. E é exatamente esse tempo que leva para Tanner se apaixonar por Sebastian.
Your Name (Makoto Shinkai)
Para quem gosta da cultura oriental, com seus animes e mangás, Your Name é um título indispensável. Caso você ainda não esteja familiarizado,
Your Name é o romance do anime com maior sucesso de bilheteria de todos os tempos.
Neste romance, Mitsuha é uma estudante que vive em uma pequena cidade nas montanhas. Apesar de sua vida tranquila, ela sempre se sentiu atraída pela vida das grandes cidades. Um dia, Mitsuha tem um sonho estranho em que se torna um garoto. No sonho, ela acorda em um quarto que não é dela, tem amigos que nunca viu e passeia por Tóquio.
Com todas essas mudanças em seu sonho, ela aproveita ao máximo o dia na cidade grande, onde ela sempre sonhou viver. Curiosamente, um estudante chamado Taki, que mora em Tóquio, também tem um sonho estranho: ele é uma garota que mora em uma cidadezinha nas montanhas. Qual é o segredo por trás desses sonhos tão vívidos? Assim começa a fascinante história de dois jovens cujos caminhos nunca deveriam ter se cruzado.
Your name. é uma leitura inspiradora, capaz de dançar sobre o tênue fio entre a realidade, o sonho e o sobrenatural, conforme acompanha as inquietações de uma garota e um garoto determinados a se agarrar um ao outro.
Raphael Montes, vencedor do Prêmio Jabuti 2020 com o romance
Uma mulher no Escuro, e autor do romance, que posteriormente virou série pela Netflix,
Bom dia, Verônica, tem em seu segundo romance,
Dias Perfeitos, uma história de amor obsessivo e paranoico.
O protagonista do livro é Téo, um jovem e solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e dissecar cadáveres nas aulas de anatomia. Num churrasco a que vai com a mãe contrariado, Téo conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema.
Clarice está escrevendo um road movie de nome “Dias perfeitos”. O texto ainda está cru, mas ela já sabe a história que quer contar: as desventuras de três amigas que viajam de carro pelo país em busca de experiências amorosas.
Téo fica viciado em Clarice: quer desvendar aquela menina diferente de todas que conheceu. Começa, então, a se aproximar de forma insistente. Diante das seguidas negativas, opta por uma atitude extrema:
desfere um golpe na cabeça dela e, ato contínuo, sequestra a garota. Elabora então um plano para conquistá-la: coloca-a sedada no banco carona de seu carro e inicia uma viagem pelas estradas do Rio de Janeiro - a mesma viagem feita pelas personagens do roteiro de Clarice.
Passando por cenários oníricos, entre os quais um chalé em Teresópolis administrado por anões e uma praia deserta e paradisíaca em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita: Téo a obriga a escrever a seu lado e está pronto para sedá-la ou prendê-la à menor tentativa de resistência. Clarice oscila entre momentos de desespero e resignação, nos quais corresponde aos delírios conjugais de seu sequestrador. O efeito é tão mais perturbador quanto maior a naturalidade de Téo. Ele fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas decisões com lógica impecável.
O que achou da lista de hoje? Acredito que das 5 recomendações, você encontrará uma boa opção para presentear seu amor no dia dos namorados. Caso tenha alguma outra sugestão, comente aqui abaixo.