Aqui no
blog BINGO sempre elencamos as principais editoras nacionais e internacionais. Essas são as responsáveis por publicar e distribuir livros que tanto amamos nas diversas bibliotecas. Hoje, vamos conhecer um pouco mais do
Grupo Editorial Record. Você sabe qual é a história dela?
Tudo começou lá em 1940, quando foi fundada por
Alfredo Machado e Décio Abreu como uma distribuidora de tiras de jornal e outros serviços de imprensa. O seu início já foi icônico, principalmente por
ser a primeira distribuidora brasileira de
quadrinhos no nosso país.
Alfredo Machado ficou a frente da supervisão por 25 anos. Desde então, o cargo fica a parte da sua filha, Sônia Machado. Atualmente ela é entendida como
um grande grupo que aglomera mais de 20 editoras menores.
As principais a serem elencadas são:
Editora Best Seller, Livraria José Olympio Editora, Editora Civilização Brasileira e tantas outras.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a
história do Grupo Editorial Record, que tal conhecer alguns dos autores e livros do seu portfólio? Basta seguir com a leitura!
Quais são os principais autores publicados pela Record?
Vamos iniciar por alguns autores que se destacam dentro do portfólio da Record (dentre os mais de 3.000 cadastrados). Confira:
Carlos Cardoso
Carlos Cardoso se destaca por fazer parte da nova onda de
poetas no nosso país. Nascido no Rio de Janeiro, iniciou a sua jornada em 2004 com a publicação do livro “Sol Descalço”.
O poeta tem sua produção marcada por uma linguagem própria e independente, que o destaca dos demais. Além disso, sempre traz como referência as artes plásticas, seja por meio das palavras ou até mesmo nas ilustrações das suas obras, que trazem objetos lúdicos.
O seu último livro é também um dos mais aclamados. “Melancolia” é um livro forte, que apresenta ao leitor muitos motivos para refletir. Recentemente, Cardoso foi agraciado com o Prêmio APCA 2019 na categoria Poesia.
Gabriel García Márquez
O
autor mais aclamado da América Latina também faz parte do Grupo Editorial Record, sendo ela a responsável por distribuir os seus livros no Brasil. Falar das suas obras é falar também da história de todo o povo latino, marcado por prazeres e dores,
Márquez sempre imprimiu temas importantes como política, ativismo, preconceito e ageismo nos seus livros. O resultado é uma carreira triunfante, o que resultou em um Nobel de Literatura no ano de 1982.
Seu maior destaque é “Cem Anos de Solidão”. A obra (que traz a
narrativa realismo mágico) conta o centenário da família Buendía. A história desenrola-se à volta desta geração e dos seus filhos, netos, bisnetos e trinetos, com a particularidade de que todas as gerações foram acompanhadas por Úrsula (que viveu entre 115 e 122 anos).
Hermann Karl Hesse
Hermann Hesse foi um escritor e pintor alemão, sendo que em 1923, ele se naturalizou suíço. Seu primeiro grande romance “Peter Camenzind” foi recebido com entusiasmo por jovens alemães que desejavam um modo de vida diferente e mais "natural" numa época de grande progresso econômico e tecnológico no país.
Assim como Márquez, também foi condecorado com um
Nobel da Literatura, no ano de 1947. Nas décadas de 1960 e 1970 tornou-se um dos autores estrangeiros mais lidos no Brasil, tendo como obra mais conhecida “O lobo da estepe”, um dos romances mais representativos da literatura alemã.
Quais são as principais obras do Grupo Editorial Record?
Agora chegou o momento de conhecer algumas obras bem sucedidas. Mas antes é preciso deixar claro que listarei livros que são publicados por várias editoras que fazem parte do Grupo Editorial Record. Confira quais são e se caso não tiver lido, considere colocar na sua lista:
O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras (Bell Hooks)
O feminismo sob a visão de uma das mais importantes feministas negras da atualidade. Eleita uma das principais intelectuais norte-americanas, pela revista Atlantic Monthly, a aclamada feminista negra Bell Hooks nos apresenta, nesta acessível cartilha, a natureza do feminismo e seu compromisso contra sexismo.
Com peculiar clareza e franqueza, Hooks incentiva leitores a descobrir como o feminismo pode tocar e mudar, para melhor, a vida de todo mundo. Homens, mulheres, crianças, pessoas de todos os gêneros, jovens e adultos: todos podem educar e ser educados para o feminismo.
O livro apresenta uma visão original sobre políticas feministas, direitos reprodutivos, beleza, luta de classes feminista, feminismo global, trabalho, raça e gênero e o fim da violência.
A rede de Alice (Kate Quinn)
Neste livro histórico e hipnotizante, duas mulheres – uma espiã recrutada para a Rede de Alice, esquema real que ocorreu durante a Primeira Guerra Mundial, e uma universitária americana que busca sua prima ao final da Segunda Guerra – são unidas em uma trama de coragem e redenção.
A história retrata dois períodos e tramas que irão se misturar e despertar a curiosidade dos leitores mais ávidos por ficção histórica. .A rede de Alice é um romance de glória e sacrifício que fará com que os leitores embarquem nessa aventura e façam questão de não abandoná-la até a última página.
O Milagre do Amanhã: O segredo para transformar a usa vida (antes das 8 horas) (Hal Elrod)
Neste novo clássico da autoajuda, Hal Elrod explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. O milagre da manhã permite que o leitor alcance níveis de sucesso jamais imaginados, tanto na vida pessoal quanto profissional.
A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vão proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.
E se você acordasse amanhã e percebesse que tem o poder de modificar qualquer área da sua vida?
Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Editora Record? Você já tinha lido alguns dos autores e/ou livros listados aqui? Me conta nos comentários. Aproveite a visita e conheça o meu romance autoral “Lucas: a Esperança do Último”.
Clique aqui e descubra mais sobre a narrativa! ;)