A literatura nacional sempre teve grandes nomes e enormes obras, de
Machado de Assis à
Paulo Coelho. E recorrentemente produzimos novos autores que sempre aparecem com histórias incríveis. Apesar do Brasil não ser um grande incentivador cultural, a atual geração de escritores consegue manter o legado desses grandes escritores. Inclusive, caso queira conhecer mais sobre grandes nomes da nossa literatura, veja a nossa série de artigos sobre
Os maiores escritores do Brasil - Parte 1.
Boa parte dos novos nomes da literatura surge de forma independente, autopublicando seus livros, o que só é possível devido aos avanços tecnológicos. Com isso, aparecem os livros de ficção científica. Foi-se o tempo que a boa literatura sci-fi era apenas de livros de autores estrangeiros.
No texto de hoje, falarei de
5 livros de ficção científica escritos por autores nacionais independentes. Continue a leitura e descubra histórias incríveis!
A Vespa Esmeralda (Maikel Rosa)
Ainda criança, Maikel teve algumas de suas poesias publicadas no jornal de Tramandaí, onde viveu até os 17 anos, e aos 24 publicou seu primeiro livro. Em 2019 se encontrou como escritor na ficção científica, incorporando também o suspense para abordar questões sociais e dilemas sobre a consciência.
Veja abaixo a sinopse de "A Vespa Esmeralda":
Uma nova raça de seres humanos? Um gene mutante capaz de mudar a forma como encaramos a vida e a morte? Um rastro de assassinatos em nome de uma promessa de transformar a humanidade? Estas são questões centrais neste suspense cheio de tensão e mistério, mas quando Lauren desperta de um coma do outro lado do oceano, após uma inocente doação de sangue, sua única pergunta urgente é: ONDE ESTÁ MEU CORPO?
Para responder a isso, ela precisa descobrir em quem confiar, quais os objetivos de uma corporação científica bilionária chamada Indigo e, principalmente, quem será SEU PRÓXIMO HOSPEDEIRO.
Metacaça em Consciênio (Jaime de Andruart)
Jaime de Andruart é autor com histórias e versos em mais de 30 títulos, entre livros-solo, revistas e antologias. Mesmo tendo ingressado no mercado da literatura independente em 2021, já vinha escrevendo e planejando histórias por mais de uma década. Atualmente investe a criatividade nos ebooks que publica mensalmente, sobretudo os de sua série principal: Planeta Punk.
Veja abaixo a sinopse de "Metacaça em Consciênio".
Quem não quer escapar da realidade quando ratos e baratas passeiam na sua cara e mordem sua testa enquanto você tenta dormir num canto dos escombros com menos merda e mijo espalhados possível?
Rebeldes como Encro e Doro não querem. Porque não adianta transportar sua consciência para uma realidade virtual, quando seu corpo está no mundo offline onde, à sua volta, está um verdadeiro esgoto de pobreza e corrupção. Por isso, eles vão invadir a Realidade +, o primeiro país ageográfico do mundo, para destruir seu criador e acabar com essa alienação.
Mas como você captura e mata um megalomaníaco que é quase entidade virtual e que não deixa rastros? Os dois rebeldes vão descobrir a resposta da pior forma.
Antônio e o tempo (Juliano Loureiro)
No início de 2022 publiquei "Antônio e o tempo", minha segunda ficção científica. Apesar de curto, apenas 33 páginas, o conto provoca no leitor uma profunda reflexão sobre a nossa relação com o tempo.
Veja abaixo a sinopse de "Antônio e o tempo":
O que você faria se pudesse parar o tempo?
Em uma tarde despretensiosa, ao voltar da faculdade, Antônio encontra uma maleta velha de couro e decide levá-la para casa. No interior, ele encontra um lindo relógio de bolso dourado. Um relógio especial, capaz de parar o tempo.
As possibilidades parecem infinitas. Nunca mais se atrasaria para eventos, nunca mais perderia tempo com frivolidades e até mesmo poderia se aproximar da garota de quem gostava. A solução para diversas situações de sua vida, entretanto, torna-se um pesadelo. Antônio acha que tudo é possível, que tem o mundo em suas mãos – mas está enganado.
Quando tudo parece fora de controle, ele toma uma decisão que mudará sua vida para sempre.
Perdidos na escuridão (Thiago Moretti)
Thiago Moretti é administrador financeiro para empresas, escritor desde 2007 e tem seis livros publicados. É astrônomo amador, professor de Muay Thai grau preto e estudante de Filosofia. "Perdidos na escuridão" foi lançado em 2021, veja o detalhes da obra:
Perdidos na escuridão é um thriller de terror em que a noiva de Gabriel desaparece misteriosamente e ao procurá-la, ele acaba por descobrir uma nova camada do mundo conhecido, onde seres poderosos estão envolvidos e farão de tudo para dificultar sua missão. Terá o amor entre os dois uma força maior do que a mão monstruosa que mantém Daniela cativa?
Virkadaz (Renata Dembogurski)
Renata Dembogurski é escritora, ghostwriter, diretora de redação publicitária e roteirista. Com várias obras publicadas, em 2013, foi laureada com a publicação do miniconto “Amanhecer-se” pelo Prêmio Bons Momentos Futura no livro coletânea “A Cor dos Bons Momentos”. “Pense Melhor Antes de Pensar”, um spin-off de "Virkadaz", foi premiado em 2014 pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Em 2017, o Sweek selecionou o conto “Veludo Púrpura” entre os 30 melhores do país. Em 2018, recebeu a premiação do 36º Concurso Literário Yoshio Takemoto, da Associação Cultural e Literária Nikkei Bungaku do Brasil, com o conto “Corpo de Hitler”. Em 2018, “Pense Melhor Antes de Pensar” novamente teve visibilidade ao ficar entre os 10 melhores livros infantis no SweekStars do Sweek.
Em 2021, o conto “Veludo Púrpura” foi escolhido pelo Prêmio Off Flip de Literatura para coletânea de contos. E em 2021, "Virkadaz" foi publicado pela Editora InVerso.
Veja a sinopse de "Virkadaz":
Um multiverso de espantosas possibilidades pode estar bem ali, só esperando para ser desvendado. Foi isso que Zuwi descobriu a partir dos acontecimentos malucos em seu aniversário de 14 anos. Tudo seguia a rotina normal: vivia com sua mãe e com as diversas dúvidas sobre a morte de seu pai em um acidente não desvendado, até que nada mais se torna comum. Zuwi e seus amigos foram sugados para uma realidade fantástica cheia de vilões perigosos e universos surreais. Sem mais nem menos, sua vida é invadida por conceitos extraordinários e fatos quase improváveis.
Plix? Evolar? Index? Scrats? O que é tudo isso? O que é Virkadaz? Entre bibliotecas do tamanho de cidades, lugares incolores e terríveis antros do mal, Zuwi mergulha nos mistérios mirabolantes derivados dos caprichos desse multiverso e suas infinitas probabilidades. A cada escolha, novas variáveis se desdobram para Zuwi.
Chegamos ao fim do nosso texto. Agora, você tem
5 grandes histórias para ler e conhecer mais a fundo a literatura de ficção científica nacional. Até o próximo texto.