A ficção científica encanta o humano há décadas. Das mais diversas formas tentamos imaginar como será a vida no futuro ou como é a vida dos extraterrestres. E todas essas suposições atiçam a nossa criatividade, nos permitindo através do livros viajar por mundo diversos e universos utópicos. Curiosamente, todos os maiores clássicos da literatura de ficção científica que nós temos foram escritos no século passado. E até hoje se mantém atuais e originais.
Se você ainda não leu sobre o gênero, não se preocupe. Neste artigo,
listarei três dos maiores títulos e que provavelmente irão te agradar bastante. Sem mais delongas, vamos ao que interessa. Boa leitura!
Obra máxima de Isaac Asimov, a
Fundação ganhou o prêmio Hugo como a melhor série de ficção de todos os tempos, superando, inclusive,
Senhor do Anéis, de J. R. R. Tolkien e
John Carter de Marte, de Edgar Rice Burroughs . Mas somente esta honraria seria o suficiente para você ler o livro.
Tanto Asimov quanto a sua obra mais conhecida tem muito mais a nos entregar. A
Fundação possui uma trilogia original e mais 4 livros, ou seja, a saga completa é composta por 7 livros. Apesar de futurista, com vários elementos inimagináveis, Isaac Asimov escreveu a trilogia na década de 50 e as continuações na década de 80.
O autor consegue combinar perfeitamente conflitos épicos a uma trama profunda, sempre com muito mistério e ação.
Fundação nos leva à reflexão sobre vários temas, como autoritarismo das governanças, repreensão de minorias, colapso econômico, poder e destruição do conhecimento.
Sinopse de A Fundação
A humanidade vive seu momento mais próspero. Há mais de dez mil anos um império reina absoluto sobre todos os mundos habitados. Ninguém acredita que esse tempo luminoso possa ter fim. Ninguém, exceto Hari Seldon, o criador de uma ciência revolucionária capaz de prever o futuro da raça humana. Seldon antevê a chegada de uma era de trevas jamais vista. E inevitável. Ele só pode minimizar os estrados e garantir que o homem se reerga o mais rápido possível. Para isso, tem um plano, que deverá ser executado, através dos séculos, pelos membros da Fundação.
Fahrenheit 451 também é um clássico do sci-fi e maior obra de Ray Bradburry.
O livro nos instiga a pensar em diversos assuntos delicados, como a repressão das autoridades ao pensamento, impedindo de criarmos pessoas críticas e, consequentemente, questionadoras quanto à autoridade do governo. Também é uma crítica à era da imagem, onde as pessoas estão cada vez mais trocando livros por telas de televisão.
Sinopse de Fahrenheit 451
Imagine uma época em que os livros configuram uma ameaça ao sistema, uma sociedade onde ele são proibidos. Para exterminá-los, basta chamar os bombeiros - profissionais que outrora se dedicavam à extinção de incêndios, mas que agora são os responsáveis pela manutenção da ordem, queimando publicações e impedindo que o conhecimento se dissemine como praga. Para coroar a alienação em que vive essa nova sociedade, as casas são dotadas de televisores que ocupam paredes inteiras de cômodos, e exibem "famílias" com as quais se pode dialogar, como se estas fossem de fato reias.
Este é o cenário em que vive Guy Montag, bombeiro que atravessa séria crise ideológica. Sua esposa passa o dia entretida com os "parentes televisivos", enquanto ele trabalha arduamente. Sua vida vazia é transformada quando ele conhece a vizinha Clarisse, uma adolescente que reflete sobre o mundo à sua volta e que o instiga a fazer o mesmo. O sumiço misterioso de Clarisse leva Montag a se rebelar contra a política estabelecida, e ele passa a esconder livros em sua própria casa. Denunciado por sua ousadia, é obrigado a mudar de tática e a buscar aliados na luta pela preservação do pensamento e da memória.
Philip K. Dick é um dos mais respeitados nomes da ficção científica. Além de
Blade Runner, é o autor de
UBIK,
Homem do Castelo Alto
(que ganhou adaptação em série na Amazon) e diversas outras obras relevantes. Mesmo com tantos sucessos, recomendo
Blade Runner por ter sido a minha porta de entrada às obras do autor.
Em 1982, a obra ganhou versão cinematográfica, estrelada por Harrison Ford. Hoje é considerado um dos grandes clássicos dos anos 80. Há também outros filmes inspiradas no livro.
Sinopse de Blade Runner
Em uma Terra decadente, coberta por poeira radioativa, Rick Deckard é um caçador de recompensas. Uma missão desafiadora pode ser a única chance de ascensão: Deckard precisa perseguir e aposentar seis androides foragidos que se passam por humanos.
O que achou desta lista? São apenas 3 livros, mas que entregam a você uma experiência única no sci-fi. E não se esqueça,
siga-nos no Instagram do Bingo. Lá, temos publicações diárias super interessantes.